Apesar de ser considerado um marco à época da primeira gestão do então prefeito Ricardo Coutinho (atual governador do estado), a iniciativa de criação de um terminal físico de integração de passageiros como existe no Varadouro não era inédita. Em 1998, era inaugurado o Terminal de Integração Inaldo Camelo Vieira, a Integração do Valentina (ou TIP-1 Valentina, na nomenclatura oficial da Semob), pela conta própria da Boa Vista, que construiu uma estrutura cercada e coberta de terminal de passageiros na entrada do conjunto, com calçada no nível do piso da escada dos veículos.
Histórico e terminal sob administração da Boa Vista – Na época, havia uma grande sobreposição de linhas no bairro via Cruz das Armas, por causa das várias ramificações criadas para a linha do Valentina quando a Boa Vista assumiu a área da Etur: além da 118 via Paratibe, existiam ainda a 119 via Sonho Meu, 120 que passava na principal e até mesmo chegou a existir uma linha 121. Na foto ao lado vemos um CAIO Vitória da Boa Vista dentro da integração do Valentina. Detalhe para as grades pintadas na cor laranja, a base da empresa.
Era a única opção de corredor para quem morava nas partes mais afastadas do Valentina, e muitas vezes acontecia dos veículos se chocarem em horário no corredor 1, gerando prejuízo para a empresa que rodava ali já com veículos vazios em algumas linhas e cheios em apenas uma. Para resolver esse problema, a Boa Vista desenvolveu a primeira experiência integracional da cidade, só que restrita apenas às suas linhas.
A partir da estrutura construída na entrada do bairro (Rua Flodoaldo Peixoto), os passageiros poderiam descer do seu veículo e pegar outro sem pagar uma nova passagem. Com a consolidação do sistema, as linhas do Valentina via Cruz das Armas foram sendo transformadas nas atuais integracionais (ou alimentadoras), restando somente a linha 120 como a única ligação do bairro à Cruz das Armas. Apenas uma dessas linhas já existia antes mesmo da criação do sistema, a linha da Praia do Sol.
Entram no terminal as linhas 120 (atual 5120), 519 (atual 1519) e 2300, pois essas eram as linhas pertencentes à Boa Vista no conjunto à época. As linhas I008-Paratibe e I009-Boa Esperança substituem as linhas 118 e 119 (121 já havia sido extinta muito antes).
O TIP Valentina ganha as cores da São Jorge – A São Jorge assumiu a operação do terminal do Valentina em setembro de 2002 como consequência da compra da Boa Vista pela mesma. Assumiu linhas, carros e terminais, incluindo o de Integração do bairro. O laranja das paredes e grades dá lugar ao verde, vermelho e branco da empresa dos A. Cândido logo que a transição das linhas de uma empresa para a outra é concluída.
A linha I010-Facene fora criada pela São Jorge após assumir o terminal, mas foi extinta em 2011 em agrupamento à linha I008, a fim de atender os usuários da linha 120 (reativada) que desejassem ir até a Integração do Valentina, já que a mesma não passa na frente do terminal. A foto abaixo foi capturada dentro do no Terminal de Integração do Varadouro, mas serve para ilustrar algumas das linhas do bairro do Valentina, operadas pela Viação São Jorge:
Em 2008, a linha I009-Boa Esperança é estendida entre a São Jorge e a Boa Viagem, sob alegação de invasão de área – os ônibus da São Jorge penetravam na área do Colinas do Sul, que era de domínio da Boa Viagem (atual Santa Maria). Por ocasião do imbróglio, a então STTrans determinou a divisão da linha em regime de rodízio, por meio da qual a linha ficaria 3 meses com a São Jorge e 3 meses com a Boa Viagem. Um mês depois, o rodízio foi revisado e as duas empresas passaram a revezar a operação da linha mensalmente (1 mês com uma, 1 mês com outra).
Por causa disso, a Santa Maria é a única empresa que pode entrar no terminal de integração controlado pela São Jorge, no intervalo de 1 em 1 mês.
Viale OF-1417 da Santa Maria dentro da integração do Valentina |
As linhas circulares 1500, 5100 e 3200, da Unitrans / Transnacional, não entram no mesmo. Apenas passam em frente.
O terminal hoje – Por ser um terminal de caráter particular (pertence à São Jorge), o TIP Valentina tem uma estrutura muito simples e limitada se comparada às estruturas de integração do Varadouro e do Colinas do Sul. Para entrar e sair do terminal, é necessário se fazer isso de ônibus, pois não há guichês de pagamento de passagem no terminal, impedindo assim que a entrada no terminal seja feita sem que o passageiro tenha utilizado ônibus antes. Na foto acima a entrada dos ônibus que acessam o terminal, e no lado direito o carro 0206, estacionado do lado de fora da integração.
E também por conta do caráter particular do terminal, o esquema de integração de determinados bairros é muito limitado. As linhas da Transnacional não entram – e além disso, um par de circulares tem uma linha que entra no terminal e outra não, caso do 2300 e 3200. O morador do Rangel, por exemplo, se quiser ir para a Praia do Sol, deve pegar o 2300, passar pelo Centro, pela Pedro II, por Mangabeira e por toda a principal do Valentina para poder chegar até o terminal e pegar o I004. O que faria em 20 minutos num 3200, faz em 1 hora e 20 minutos num 2300.
O TIP Valentina também é ponto final das linhas integracionais I004, I008 e I009.
As linhas que atualmente utilizam o TIP Valentina são:
- I004-Praia do Sol
CAIO Apache Vip I, carro 0264 na linha I004 |
- I008-Muçu Magro/Nova Mangabeira
Outro CAIO Apache Vip I, carro 0235, dessa vez na linha I008 |
- I009-Boa Esperança (compartilhada em regime de rodízio mensal com a Santa Maria)
- 118-Valentina/Cruz das Armas
- 1519-Valentina/Epitácio-Cruz das Armas
- 5120-Valentina/Cruz das Armas-Epitácio
- 2300-Circular
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