Seu nome significa “Rio das Onças”. E foi inspirado de um felino, a onça juguar, que existia aos bandos nas matas da então localidade, na época da colonização. Também é o nome do principal rio que corta a cidade, cuja nascente localiza-se no bairro do Esplanada, as margens da BR-230 e deságua no bairro do Bessa, sendo a fronteira natural com a cidade de Cabedelo. Atualmente está poluído. Vamos nessa matéria conhecer um pouco mais sobre a linha 003!!!!
Segundo algumas fontes históricas, o bairro foi um palco importante na invasão holandesa ocorrido no Século XVII, pois o Rio Jaguaribe, antes navegável, foi estratégico para cercar as tropas portuguesas da parte urbana da cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves (um dos antigos nomes de João Pessoa), enquanto que a outra parte da tropa holandesa adentrava pela rota mais previsível: O Sanhauá.
Referência de um dos bairros mais antigos de João Pessoa, a linha 003 tem vários níveis de história: desde as mais nostálgicas, até as de amor e ódio de quem as usa. Uma das primeiras linhas operadas pela Marcos da Silva nos anos 1960 começou bem antes, nos anos 1950, ainda operada nos tempos da Auto Viação Dutra, com outro nome: Circular ABC, referência a uma rua do bairro de Jaguaribe que tinha esse apelido (o único indício desse apelido em um logradouro de Jaguaribe é o nome de uma panificadora que fica na Rua Frei Afonso, fazendo esquina com a Rua Silvino Nóbrega, por onde o 003 transita).
Apesar de o bairro de Jaguaribe contar com a presença de outras linhas de ônibus (os corredores 1 e 2 finalizam ali, e de lá seus veículos saem ou chegam do Centro), a linha 003 tem como finalidade atual atender as áreas internas do bairro (parte leste de Jaguaribe) e os logradouros que lá estão situados, como a Praça dos Motoristas, a Feira de Jaguaribe e o IFPB (antigo Cefet).
Além desses dois locais, o 003 é notório por atender quase que sozinha a várias unidades de saúde de diversas especialidades: o CAIS de Jaguaribe (o antigo PAM), e os Hospitais Arlinda Marques, Clementino Fraga, Cândida Vargas e São Vicente de Paulo, os quais
atraem demanda. Apesar de atender a várias unidades hospitalares, surpreende o
fato da linha não contar com veículos adaptados, o que torna a dificuldade de
locomoção de quem tem acessibilidade limitada e depende dessa linha para se
dirigir até esses locais mais difícil.
atraem demanda. Apesar de atender a várias unidades hospitalares, surpreende o
fato da linha não contar com veículos adaptados, o que torna a dificuldade de
locomoção de quem tem acessibilidade limitada e depende dessa linha para se
dirigir até esses locais mais difícil.
Nascimento da linha
O primeiro registro de que se tem notícia do então Circular ABC encontrei aqui, nesse comentário do Philippe Figueiredo numa foto da Auto Viação Dutra. Segue um trecho desse comentário o qual fala especificamente sobre a história da linha que ele encontrou num livro sobre a história do bairro de Jaguaribe:
Resumindo, a primeira empresa registrada a fazer a linha Jaguaribe x Centro,foi a DUTRA do Sr Nathércio Dutra, vindo do Rio Grande do Norte e iniciou a linha ABC,este nome devido a rua por onde passava este ônibus.Por fim,nos anos 60 A MDS assume as linhas do Bairro de Jaguaribe e a Cabo Branco pertencente a DUTRA.
Ou seja, a Marcos da Silva quando nasceu, já nascera com as linhas que ganhariam os números 003 e 507 a partir dos anos 1980, além de atribuir o atual nome da linha ao nome do bairro como um todo. Tanto é que a história das duas linhas confunde-se com a própria história da Marcos da Silva, e é difícil não associar o nome da empresa a elas.
Existem alguns registros de uma linha chamada João Machado, operada pela MDS, possivelmente era uma linha do bairro de Jaguaribe. A Empresa ABC foi o primeiro nome da Marcos da Silva, ou a MDS adquiriu a ABC em 1976.
A linha recebe o código 003 em 1986. O número zero significa que a linha não opera em um corredor específico, operando na Vasco da Gama, que é uma área comum aos corredores 1 e 2, além de passar por pequenos trechos da Av. Pedro II e da Av. Cruz das Armas.
Uma relação de amor e ódio com os
passageiros
passageiros
Porém com o passar dos anos, a Marcos da Silva, que mais tarde passaria a operar as linhas 401, 508, 509 e 512, passaria a tratar as duas linhas-pilares da empresa de uma maneira completamente oposta. Até hoje, os veículos adquiridos zero pela empresa
estream no 507; e todos os que estão próximos de ir para a reserva ou estão de saída da MDS acabam indo para a linha 003. Com a fama de receber o que é classificado como “o que o 507 não quer mais” ou “os 507 da década passada”, o serviço notoriamente é comprometido pelo tratamento que a empresa dispensa, e inevitavelmente é perceptível aos passageiros, sendo alvo de críticas e reclamações dos mesmos.
estream no 507; e todos os que estão próximos de ir para a reserva ou estão de saída da MDS acabam indo para a linha 003. Com a fama de receber o que é classificado como “o que o 507 não quer mais” ou “os 507 da década passada”, o serviço notoriamente é comprometido pelo tratamento que a empresa dispensa, e inevitavelmente é perceptível aos passageiros, sendo alvo de críticas e reclamações dos mesmos.
Em novembro de 2011, uma pesquisa de opinião realizada por alunos de Relações Públicas da UFPB, após entrevistas 250 pessoas no Terminal de Integração, identifica a linha 003 como a pior da cidade. Os entrevistados relataram como principais fatores os atrasos e o estado de conservação dos veículos. Os maiores índices de insatisfação com a linha foram encontrados entre os idosos e os estudantes do IFPB. Não é raro encontrar relatos e registros de quebras da linha.
A linha é operada atualmente por quatro veículo sem serem fixos, composto por Urbanuss Pluss, Viale, Torino 1999 e Svelto 2000 nos dias úteis e sábados, e nos domingos roda com apenas um. Em alguns domingos, é operada por um dos micros da linha integracional I007.
Frota que já passou pela 003
Muitos modelos já fizeram essa linha. Os principais foram: Caio Bela Vista, Gabriela, Amélia, Alpha e Vitória; Marcopolo Torino 1989 e GV; Busscar Urbanus II e Urbanuss.
Em março de 2013, o itinerário da linha 003 – Jaguaribe foi alterado (em caráter experimental) e em junho, foi alterado oficialmente, para atender o maior número de usuários e reduzir o tempo de viagem. A modificação vai inverter o sentido de tráfego da linha entre a Escola Estadual Pedro Augusto Caminha (Epac), rua Frei Martinho, e o Centro de Atendimento Médico Especializado (Came), antigo Posto de Assistência Médica (PAM), na rua Alberto de Brito.
A mudança foi efetivada em junho após análise de uma solicitação feita à Semob pelos passageiros que diariamente utilizam a linha. Com a alteração, o terminal da linha foi transferido para a Praça Bela Vista, em Jaguaribe.
Itinerário – A linha 003-Jaguaribe no sentido Centro faz o seguinte itinerário: sai do terminal (Praça Bela Vista), avenida Francisco Manoel, entrando à direita na rua do Epac, seguindo pela avenida Coelho Lisboa, rua Antônio Silva Melo, avenida 1º de Maio (IFPB), rua Generino Maciel (Feira de Jaguaribe), Capitão José Pessoa (Hospital Napoleão Laureano), Alberto de Brito (Hospital Arlinda Marques), Senador João Lira, Vasco da Gama, Lagoa e Terminal de Integração do Varadouro.
No sentido inverso, os veículos circulam a partir do Terminal de Integração do Varadouro, avenida Guedes Pereira, avenida General Osório, Rua das Trincheiras, João Machado, Alberto de Brito, Capitão José Pessoa, 1º de Maio, Antônio Silva Melo, Coelho Lisboa até a Praça Bela Vista (Terminal).
A medida visa melhorar o serviço prestado aos usuários que moram ou que estão no Terminal de Integração do Varadouro, em uma das paradas da Lagoa, na área Central ou na avenida Epitácio Pessoa e têm como destino os serviços dos órgãos, hospitais e escolas localizados na área de circulação da linha (ver mapa). Cartazes foram afixados dentro dos ônibus para informar aos usuários sobre as modificações. O quadro de horários permanece inalterado e os pontos de embarque e desembarque desativados serão devidamente sinalizados. Durante os primeiros dias de modificação do percurso da linha, agentes de mobilidade da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) da Semob estarão acompanhando a operação para orientar usuários e operadores do sistema e realizar os ajustes, caso sejam necessários.
Para mais informações os usuários podem ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob pelo número 0800 281 1518 (fixo). A Semob também disponibiliza os números 3218-9330 e 3218-9336 das 8 às 17h30 e após as 18h. Em finais de semana e feriados, o telefone 3218-9310.
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