Reportagem - Josivandro Avelar
Imagens - Fábio Rodrigues, Jefferson José e Thiago Soares
Imagens - Fábio Rodrigues, Jefferson José e Thiago Soares
Por Ônibus Paraibanos – Josivandro Avelar
Imagens Acervo Paraíba Bus Team
Imagens Acervo Paraíba Bus Team
Existente desde a década de 1980, a linha 101-Grotão foi carro-chefe tanto da Etur, onde surgiu, quanto da Reunidas, que assumiu a linha em 1994. Com a mudança de dinâmica do Grupo A.Cândido e a redistribuição de áreas, a Reunidas deixará de operar a linha 101-Grotão à partir desta sexta-feira, 31 de agosto.
No sábado, 1º de setembro, a linha passará a ser operada pela Santa Maria, sucessora da Boa Viagem, integrante do consórcio Navegantes, que apesar de pertencer ao grupo A. Cândido, não pertence à administração da Viação São Jorge.
que por sua vez era sucessora direta da Etur. É como se a linha estivesse voltando para casa.
A mudança se dá por conta do próprio reposicionamento das empresas urbanas do Grupo A.Cândido. Com o ponto final no Colinas do Sul, a linha 101-Grotão era a única da Unitrans a operar ali, sendo todas as demais da Santa Maria. Agora a empresa passa a operar toda a área do Colinas do Sul.
Além disso, a Reunidas muda seu foco de vez para Tambaú, Manaíra e Bessa, apesar de ainda operar mais três linhas no corredor de Cruz das Armas (102, 106 e 107). Entre maio e junho, assumiu as linhas 601, 510 e 511, bem como o tetéu T009.
Essas linhas eram da Transnacional, que resumiu suas operações aos setores de Mangabeira, Cristo, Rangel, Bancários, Castelo Branco e linhas circulares. Também deixou definitivamente a Zona Norte e parte do Manaíra Shopping, tendo sua presença resumida às linhas 1500, 5100 e 5204. As únicas linhas da TN a passarem em praias são 207, 3207 e 2307, da Penha. A TN possui apenas uma única linha radial no corredor 5 da Epitácio Pessoa: 517-Castelo Branco/UFPB. No corredor 5, sua presença está resumida às linhas circulares 2509, 5209, 2514, 5206, 3510 e 5310.
A linha 601 permanece operada pela Reunidas, em setembro de 2018, a linha 511 foi reincorporada à Transnacional e a linha 510 retornou em outubro. A 511 retornou para a Reunidas em dezembro de 2019.
A linha 601 permanece operada pela Reunidas, em setembro de 2018, a linha 511 foi reincorporada à Transnacional e a linha 510 retornou em outubro. A 511 retornou para a Reunidas em dezembro de 2019.
Itinerário e horário permanece inalterado, código muda
A transferência das linhas 510, 511 e 601 foi facilitada porque envolveu duas empresas do mesmo consórcio, o Unitrans. No caso da linha 101-Grotão, é diferente, já que a troca é entre empresas de consórcios diferentes – a linha sai da Unitrans para ir para a Navegantes.
Por conta justamente disso, o código das linhas foi mudado, e a linha 101-Grotão/Colinas do Sul passará a operar na Santa Maria como 101A-Grotão/Colinas do Sul. Isso mesmo, com o acréscimo de uma letra A após o número.
O itinerário e os horários não mudam, porém o passageiro deve ficar atento, já que a linha 101A é nada menos que a própria linha 101, só que operada por outra empresa.
A linha tetéu – operante somente na madrugada – também muda. Marcando a estreia da Santa Maria no Projeto Tetéu, onde até então não tinha nenhuma linha operando, a linha da madrugada do Grotão deixa de ser identificada como T001-Grotão/Colinas do Sul e passará a ser identificada como T013-Grotão/Colinas do Sul.
Novamente lembrando, linha muda somente de código e empresa, não muda o itinerário nem os horários, que permanecem os mesmos: 00:45, 02:15 e 03:45.
E a frota?
A linha 101-Grotão é operada por sete carros na Reunidas, número esse que deve ser mantido na Santa Maria. Até aqui, a frota que hoje opera na linha deve ser transferida para outras linhas da Reunidas, mas até lá isso pode mudar. A empresa já sabe com que frota deverá operar.
Cabe lembrar que a numeração mais alta da Santa Maria é 06067. Caso não preencha as lacunas da numeração, a frota deverá ir até 06073.
Transferência já era esperada
A transferência da linha 101-Grotão já era esperada desde 2010, quando a Santa Maria foi fundada. Para uma melhor redistribuição das áreas e fortalecimento da nova empresa, entre 2010 e 2015 a Santa Maria recebeu três linhas que eram da Reunidas: 109, 114 – hoje parte da 116 – e 1510. Assumiu ainda a 002-Roger – e sua variante operacional A002-Alto Roger – da Transnacional, de onde mais recentemente absorveu a 9902-Mangabeira Shopping, fundindo-a com a 9901.
Os rumores de transferência da 101-Grotão, que até então era a principal linha da Reunidas, só aumentaram depois da transferência do terminal da linha para o Colinas do Sul, área da Santa Maria. Faltava apenas isso para que a empresa assumisse a linha, o que de fato se concretiza agora.
Em novembro de 2018, a linha tetéu T013-Grotão foi encerrada, e as circulares T011 e T012 passaram a realizar seus horários da meia-noite, 01:30, 03:00 e 04:30 saindo do Terminal de Integração do Varadouro fazendo o itinerário até o terminal do Gervásio Maia.
Em novembro de 2018, a linha tetéu T013-Grotão foi encerrada, e as circulares T011 e T012 passaram a realizar seus horários da meia-noite, 01:30, 03:00 e 04:30 saindo do Terminal de Integração do Varadouro fazendo o itinerário até o terminal do Gervásio Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário