A linha circular já está na
sua 4ª empresa em pouco mais de 20 anos de existência. Já teve diversos
terminais, quantidade de veículos na frota alterado, além do itinerário
modificado, mas, nunca deixou de manter sua importância para os usuários dos
bairros da zona sul que não possui nenhuma linha radial que trafega na Av
Epitácio Pessoa e os campus universitário da UFPB e Unipê. Confiram mais sobre a história dessa linha de suma importância para a capital paraibana aqui!!!
sua 4ª empresa em pouco mais de 20 anos de existência. Já teve diversos
terminais, quantidade de veículos na frota alterado, além do itinerário
modificado, mas, nunca deixou de manter sua importância para os usuários dos
bairros da zona sul que não possui nenhuma linha radial que trafega na Av
Epitácio Pessoa e os campus universitário da UFPB e Unipê. Confiram mais sobre a história dessa linha de suma importância para a capital paraibana aqui!!!
Surgimento
Até a grande greve do sistema de transporte público que ocorreu em julho de 1991, não existia nenhum vestígio dessa linha circular, conforme um documento histórico oficial consultado da época. Porém, existia uma linha radial do José Américo via Ep. Pessoa, com prefixo 514, além de outra radial do referido bairro que transitava por Cruz das Armas, com prefixo 107. A primeira era operada pela Transnacional, e a segunda pela Etur. Como a Boa Vista (Surgiu após a segunda cisão da Etur e extinta em 2002 após ser adquirida pela São Jorge. ) surgiu no segundo semestre de 1991 e tinha a linha 107 como uma das herdadas da Etur, deixa evidenciado o ano de surgimento da linha 1510, e da sua irmã 5110: segundo semestre de 1991. Caso contrário, a linha 5110 teria sido operada pela Boa Vista, e atualmente poderia está nas mãos da São Jorge… Por pouco a história da 5110 não seria totalmente diferente…
Vejamos…a linha 514 – José Américo foi extinta para ser criada as circulares. Como a Etur operava no bairro e transitava por Cruz das Armas e a Transnacional era forte na Ep Pessoa, cada uma teve o direito de operar uma linha. A Transnacional ficou com a 1510, enquanto a Etur, com a 5110, fazendo o itinerário contrário. Talvez a baixa demanda da 514 na época somada a necessidade de criar uma opção ligando os bairros do Costa e Silva, Ernani Sátiro, Funcionários II e Grotão a Epitácio Pessoa e os campi universitários teria estimulado a criação das circulares, apesar dos bairros mencionados terem a opção das circulares 1500 e 5100, que demorava bastante e ainda fazia um longo trajeto pelo Valentina e Mangabeira.
Época na Transnacional
A primeira empresa a operar a linha foi a Transnacional. O seu terminal ficava junto com as linhas 304 e 517, no Castelo Branco. Foi a primeira linha dessa empresa a trafegar pela Av Cruz das Armas, e entre 1991 até parte de 1994 (quando a linha 115 passou a ser operada pela TN), a única.
A frota contava com carros novos, sendo composta principalmente por Torino 1989, dentre eles um dos VW 16-180 CO que a empresa adquiriu em 1993. Entre 1995 e 1996, a frota foi 100% renovada, recebendo Torino GV, a exemplos dos 0724, 0725 e 07182 e Busscar Urbanus II, com prefixo 07176, “rivalizando” com as circulares 1500 e 5100 em termos de frota nova, uma vez que ambas a partir de maio de 1996 passaram a ser operadas pela empresa. A quantidade na frota era a mesma da atualidade: 7. Entretanto, no segundo semestre de 1996, a linha 1510 é repassada a Reunidas. Antes disso acontecer, a linha tem seu itinerário alterado, passando a transitar pelo bairro dos Funcionários III.
Reunidas – Grande parte da existência da linha
O seu começo na nova empresa foi em grande estilo, estreando um lote de Busscar Urbanus II (0812, 0813, 0824, 0829, 0835 e 0853) e um Torino GV (0818). O terminal passou a ser no Costa e Silva, junto da linha 102. Com a transferência do terminal da linha 102 para o bairro do Esplanada em 1998, após essa linha sofrer uma grande mudança com o fechamento do acesso sentido centro na duplicação da BR-230, a circular passou a ter o seu ponto de apoio junto com as linhas 101 e 114, nos Funcionários II, uma vez que transitava em frente. A partir do ano 2000, o trajeto foi alterado mais uma vez, passando a
transitar nos Funcionários IV e parte da sua frota passando a entrar no bairro do Esplanada, contemplando mais usuários. Após a conclusão da duplicação da BR-230 e da inauguração do viaduto conhecido como “Sonrisal”, em meados de 2002, a linha deixa de transitar em frente ao Centro Administrativo Municipal (Prefeitura), passando a trafegar por trás, em uma principal do conjunto Água Fria. No ano de 2007, após conclusão das obras de alargamento e revitalização da Av Pedro II, a linha deixou de trafegar pela BR-230 e passou a seguir em frente a entrada principal da UFPB e do CT, seguindo sentido Unipê por uma via paralela a rodovia federal. Apesar do pleonasmo, muitos se referem ao órgão como 'Prefeitura Municipal'.
Durante sua trajetória na Reunidas, a linha ao lado das 101, 5600 e 521, era considerado uma das principais e importantes da empresa, sendo tradicionalmente uma linha receptora de novidades. E foi assim ao receber em 2007 os primeiros GV’s com a nova identidade da empresa (a segunda), com os prefixos 0860 e 0861, além dos Urbanus II 0865 e 0866. Em 1998, foi a primeira a ter o OF-1721 com o Torino GV alto, de prefixo 0869, e com um diferencial: tinha câmbio automático – modelo único na empresa até hoje, sendo a 1510 a única linha a ter operado esse tipo de veículo na empresa. Em 1999 recebeu o último lote de Torino GV, com os prefixos 0826, 0830, 0831 e 0856. Nos anos 2000 e 2001, foi porta de entrada dos Torino 1999 que vieram com a configuração da catraca que permanece até hoje, com prefixos 0836, 0837, 0846, 0847 e 0877. Ainda em 2001, um dos primeiros Viale da empresa foi dela: o 0815. Mas foi em 2002 a sua maior renovação, quando teve 100% da sua frota composta por zeros, coisa que aconteceu quando passou a ser operada pela Reunidas. O lote foi composto com os Viale: 0802, 0803, 0804, 0805, 0833, 0838 e 0890. E de quebra, mais uma vez foi porta de entrada de mais uma nova identidade da empresa, que além desses citados, tinha o 0869 que começou e durou muito tempo na linha 101. Ainda nesse mesmo ano, no mês de setembro, o primeiro ônibus com elevador e fundo de fibra (pois todos os Viale até então tinha fundo de vidro) da empresa estreia na linha: o 0883. Ele entrou no lugar do 0804, que foi transferido para 101.
Após essa grande renovação, o hiato de novidades na linha foi quebrado em 2004, com as entradas dos 0817 e 0821. E após dois anos, no mês de julho, recebeu os Viale OF-1722 com prefixos 0831, 0849, 0854 e 0855. Em 2007, a Reunidas recebe o seu segundo carro adaptado para cadeirantes, com prefixo 0807, que entra na linha no lugar do 0883. O diferencial é que o embarque era pela dianteira e a porta de desembarque ficava próximo ao eixo dianteiro, similar a configuração dos carros presentes na Reunidas Cabedelo e da sua filial em Natal.
Em maio de 2009, recebe o seu primeiro Torino na nova versão, e o seu primeiro carro com três portas, com prefixo 0880.
Após quase um ano após, no dia 31 de maio de 2010, a 1510 faz seu último dia com a Reunidas, pois no mês de junho, passaria a pertencer a Boa Viagem. A frota final na Reunidas foi composta com os: 0830, 0854, 0855 e 0865 – Viale OF-1722. E com os Torino 2007 0846, 0847, 0880 e 0881.
Boa Viagem – Período efêmero
No primeiro dia do mês de junho, a linha 1510 estreia na Boa Viagem, que acabara de passar por uma grande reformulação após ser adquirida pelo Grupo A Cândido. Assim como foi na Reunidas, um lote de novidades entrou em circulação na linha debutante: 06021, 06025, 06044, 06045, 06046 e 06047. E somado a esses, a 1510 reencontra um antigo carro fixo da linha: O Viale 2004 06027, que era o 0817 antes de ser transferido para a Boa Viagem no plano de reformulação da frota no início do ano. Não durou muito tempo, e mês de setembro, a Boa Viagem foi renomeada para Santa Maria.
Santa Maria – Mudanças na linha e sua atualidade
Desde setembro de 2010 que a 1510 se encontra na Santa Maria, e mantém o status de uma das principais linhas da empresa, ao lado de sua irmã 5110. Com a inclusão do veículo 06020, o qual era oriundo da própria linha 5110, a linha 1510 torna-se a primeira linha circular a ter 100% de veículos adaptados.
A maior mudança da linha foi em relação ao seu terminal, que saiu dos Funcionários II junto da linha 1500 e passou a ser junto com a 5110, no Geisel. E quase duas décadas após a criação de ambas linhas, que passaram a ficar unidas também pelo mesmo terminal. A mudança, a priori, do posto de vista operacional foi um sucesso para empresa, mas, do ponto de vista dos motoristas e cobradores, e principalmente dos usuários, foi ruim. Como se não bastasse a mudança para um terminal de estrutura inferior, o hábito de transferência dos passageiros para o ônibus da vez de partir vem deixando os usuários irritados, pois quem passa boa parte da viagem sentado é obrigado a transferir de ônibus e correr o risco de ir em pé no aperto. Também, o fato de pisar na lama no dia de chuva e se molhar durante essa operação não é nada agradável. Se já era ruim com apenas a 5110, ficou pior com a 1510. A Santa Maria precisa de um terminal urgente para ambas linhas.
Em 2011, os ônibus que transitam para o Esplanada tiveram mais um acréscimo no seu itinerário, passando a transitar por parte do João Paulo II antes de seguir ao Esplanada. A linha 5110 faz o mesmo itinerário no sentido inverso.
E por fim, no ano de 2018, a linha passou a trafegar pelo Jardim São Paulo, atendendo à entrada lateral da Unipê e retornando ao itinerário original, sem alterações no quadro de horários. A linha 5110 realiza o mesmo itinerário no sentido inverso.
Linha irmã da 1510, com a mesma importância e relevância para os usuários dos bairros da zona sul. Embora esteve “separada” por quase toda sua existência da linha que faz a seu itinerário inverso no tocante a empresa operadora e terminal, a história de ambas linhas possuem uma grande semelhança. Também, é impossível falar da 5110 sem citar a Boa Viagem. Vamos viajar no passado nessa excelente matéria histórica resultado das pesquisas do nosso competente membro da Paraíba Bus Team, Kristofer Oliveira!!!
Surgimento da 5110
Assim como a 1510, a linha surgiu no segundo semestre do ano de 1991, na mesma circunstância. Enquanto a 1510 ficou com a Transnacional, a 5110 ficou com a Etur (atual Reunidas), antecessora da Boa Viagem.
Rápida fase da Etur e primeiros anos na Boa Viagem
Nas cores da Etur, a linha durou pouco mais ou pouco menos de 3 anos, entre 1991 e 1994. A frota da linha era a melhor da empresa, constituída principalmente por Torino 1989 F-113 HL e Torino 1989 OF-1318, logo se tornando a principal e uma das mais lucrativas. O seu primeiro terminal foi junto com a linha 102, no Costa e Silva. Ao lado das linhas 101, 102, 103, 105, 109, 112, 114 e 115, formava a força que relembrava os tempos de ouro da Etur. Mesmo não sendo mais aquela empresa forte de outrora, ainda mantinha uma certa hegemonia no corredor 1.
Em 1994 a Etur não sobreviveu a sua terceira cisão e chegou ao seu fim, sendo vendida para a Reunidas. Após a Reunidas ser criada com as linhas 101, 102, 109 e 114, o que restou dessa divisão foi criada uma empresa: A Boa Viagem. A garagem e a estrutura da Etur foi herdada, assim como os seus carros, dentre eles os mais novos, que eram os Torino 1989, somado aos lendários Vitória OH-1315, e/ou, O-364. A linha 5110 teve suma importância nessa fase da empresa, pois, era a principal e mais lucrativa.
Uma mudança inicial na fase da Boa Viagem, foi a transferência do seu terminal para outra área do Costa e Silva, na qual permaneceu até 1997. Após, foi modificado para o seu atual terminal, no bairro do Geisel.
Em 1995, chegam os primeiros carros na era Boa Viagem. Foram os Vitória (06001 e 06004) e GlS Bus (06002 e 06005), com chassi F-113 HL, em substituição aos Caio Vitória de motorização traseira. No meio desse lote, teve o GLS Bus 06003, sendo OF-1620. Todos entraram na 5110. No ano de 1996, vieram os Alpha 06006 e 06007, também sendo F-113 HL.
Assim como era na Marcos da Silva, a 5110 também tinha o papel que a 507 exercia, de ser porta de entrada de novidades, embora não fossem se fixar. Assim foi com um grande lote de Torino GV alto e baixo que chegou em 1997, OF-1620, que ia do prefixo 06008 ao 06016, excetuando o prefixo 06010. Boa parte desses ficaram na linha 105. No ano de 1998, a 5110 teve um feito inédito entre todas as circulares ao contar efemeramente com o serviço opcional, após não ter vingado na linha 105. Eram Torino Gv alto OF-1620 que contava com ar condicionados, poltronas reclináveis, frigobar, TV e videocassete. Após o serviço não ter feito sucesso na linha, em 2000 a Boa Viagem extinguiu os opcionais, sendo remanejados após reforma para a frota convencional.
Ainda em 1998, a Boa Viagem adquire um modelos inédito na cidade, trazendo consigo, também, um chassi inédito na empresa: O Neobus Mega, OF-1721, com prefixos 06017 e 06018, que estrearam na 5110. Após essa aquisição, veio mais um lote de Torino Gv OF-1721, o último adquirido, com prefixos 06022 ao 06024. Também, a 5110 foi porta de entrada. Para encerrar a década, em 1999 foi adquirido apenas um convencional, mais uma vez um modelo inédito na empresa: O Torino 1999, OF-1721, com prefixo 06025.
O milênio foi virado com os fixos na 5110: 06006, 06007, 06017, 06018, 06022, 06023, 06024 e 06025.
Anos 2000 – do apogeu a “decadência”
O milênio pode ter começado com uma boa frota e um serviço excelente, mas os usuários foram literalmente do céu ao inferno com a linha.
A 5110 quase três anos sem receber carro zero, pois a Boa Viagem optou em investir na frota intermunicipal, com exceção de Senior 2000 que entrou nas linhas 103 e 105 em 2001. Em 2002, o jejum foi quebrado com o lote de Viale OF-1721, correspondente aos prefixos 06026 ao 06033, renovando em 100% a frota. Daí para frente, as coisas foram desandando.
A Boa Viagem começou a dar sinal de desleixo com a sua frota, na qual deixava a desejar na manutenção. As reclamações quanto a sua operacionalização foram constantes, especialmente no ano de 2004. Quem era estudante da Unipê e UFPB e dependia da linha para frequentar as aulas, sofria nas maos da empresa. Horários não eram cumpridos, carros eram recolhidos a garagem quando ainda havia alta demanda…era comum a 5110 passar a partir das 18 hrs no Costa e Silva com o cobrador gritando que o ônibus só iria até o final do José Américo. Praticamente após às 18:30, só tinha dois carros que rodavam regularmente. Pior para os estudantes do José Américo que só tinha essa opção, e muitas vezes o caminho era cortado deixando de passar por este bairro, pois após o ônibus sair do terminal no Geisel o motorista perguntava se alguém iria descer no referido bairro. O critério de passar por lá era esse. Como se não bastasse esse descaso, muitos desses Viale já não tinha mais o vidro traseiro, que foram substituídos por chapas de aço ou de madeira mal colocados, podendo gerar acidentes de graves proporções. Sem investir na frota por quase três anos, em 2005 a Boa Viagem é negociado com um grupo carioca denominado Campo Grande & Penha Rio. Consigo, veio uma enxurrada de carros oriundos da Penha Rio, dentre eles do modelo Piá, Urbanus II, Turquesa, Senior 2000 e GLS. E no ano seguinte, a Boa Viagem ganha a concessão das linhas que a Guarabirense operava, após da sua falência.
Sob nova administração, a situação da 5110 não teve melhoras significativas, pois os ônibus quebrados e atrasos eram constantes. Para aliviar a situação, após 4 anos sem investimentos na linha, em 2006 foi adquirido um ônibus para a linha que trouxe consigo três coisas inéditas na empresa: O primeiro Mega 2006; o primeiro OF-1722; e o primeiro ônibus adaptado com elevador para cadeirantes. No mesmo ano, o Grupo TAU adquiriu a Campo Grande & Penha Rio, e veio um grande lote de Viale OF-1417 e alguns OF-1721 oriundos da Braso Lisboa e Ocidental. Em 2007, houve investimento na frota da empresa, com a aquisição de Neobus Spectrum City para a linha 105, e Spectrum Road 330 para a frota intermunicipal, ambos lotes com chassis OF-1418. Os problemas na 5110 permaneciam, sendo esta a pior fase da linha. Os Viale que foram adquiridos em 2002 estavam mal conservados, assim como os Viale ex Rio que aparecia na linha constantemente. De uma das melhores empresas de JP, se não a melhor em alguns anos, a Boa Viagem era disparada a pior do sistema pessoense, com reclamações diárias e transtornos constantes. Em determinadas situações, sequer tinha ônibus reserva para substituir os que quebravam. No segundo semestre de 2008, surge uma luz no fim do túnel. A Boa Viagem adquire um lote com cinco Torino 2007, OF-1418, sendo um deles adaptado para cadeirantes. Todos entraram na 5110. Desde 2002, essa foi a maior renovação que a linha passa.
Após uma década de sofrimento, a volta por cima da 5110 – da Boa Viagem a Santa Maria
Durante o ano de 2009, era forte os rumores de que o Grupo A Cândido estava querendo adquirir a Boa Viagem. Muitos eram os boatos. A certeza só veio no fim do corrido ano, na entrega oficial que aconteceu nas vésperas do natal, quando os novos ônibus da Boa Viagem foram apresentados com uma nova identidade, similar a empresa Atar Locações, que atua no RN e pertence ao grupo. O modelo mais uma vez foi inédito: Caio Apache Vip II. A configuração desses era similar as últimas aquisições da Transnacional e Reunidas: Três portas, painéis eletrônicos FRT e adaptado para cadeirantes. Em janeiro de 2010 os Vips entraram em circulação na 5110, mas pouco tempo depois foram relocados para as linhas 116 e 501. No mês de junho, após a Boa Viagem passar a operar as linhas 109 e 1510, um grande lote de Torino 2007 chegou, sendo os 06012, 06014 e 06016 fixados na 5110.
No mês de setembro de 2010, a Boa Viagem altera o seu nome para Santa Maria, sendo esta a terceira empresa que opera a linha. Não houve alterações nos itinerários e horários.
Em 2011, entra na linha os novos Torino 2007 com prefixos 06019, 06022 e 06026, as únicas aquisições de ônibus zero da empresa no ano. No mesmo ano, o Vip II ex Rio com prefixo 06051 entra na linha substituindo o 06005.
No atual ano de 2012, foram apenas duas aquisições de ônibus novos, e uma delas, o 06037, foi para a 5110, em substituição ao 06051. Compõe a atual frota da linha os
carros: 06012, 06014, 06016, 06019, 06022, 06026 e o 06037. Assim como a 1510, 100% da frota é composta por ônibus adaptados para cadeirantes. Assim como foi na Etur e Boa Viagem, a linha circular na Santa Maria é um das principais linhas da empresa.
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