O bairro dos Bancários situa-se na zona sul pessoense e é considerado um bairro de classe média, sendo o mais nobre nesta localidade. É cortado pela Avenida Sérgio Guerra, que é a principal artéria do corredor 3, a Avenida Pedro II, sendo de suma importância para a maioria das linhas que trafegam por esta via. Assim como o bairro, as linhas passaram por grandes modificações desde o fim dos anos 70, deixando de serem radiais para serem semi-circulares. Vamos conferir as origens das linhas 3510 e 5310.
O bairro dos Bancários
Foi fundado em 26 de abril de 1978, praticamente 11 anos antes da inauguração do Manaíra Shopping (1989). Inicialmente era ocupado por servidores da Caixa Econômica Federal (característica essa que deu origem ao nome do bairro). Possui uma posição privilegiada, por sua aproximação com a UFPB e a Unipê, os dois principais e maiores centros universitários da cidade. Atualmente passa por um processo de verticalização, similar a outros bairros de classe média da cidade e possui uma população estimada em aproximadamente 12.000 habitantes. No bairro existem diversos estabelecimentos comerciais, de educação, saúde e outros. A Praça da Paz e o Shopping Sul são as suas principais referências, além da Avenida Sérgio Guerra, que é passagem obrigatória para o bairro de Mangabeira.
Assim como ocorre com o Bessa, na qual os bairros do Aeroclube e Jardim Oceania são confundidos com o primeiro, culpa em partes dos seus moradores quem buscam um “status social” mais elevado, os Bancários passa pelo mesmo problema ao terem os bairros Jardim São Paulo, Anatólia, Colibris e Cidade Universitária anexados erroneamente, talvez pelo mesmo motivo que ocorre no Bessa (pleonasmo, lol).
O Transporte no bairro
Por trafegar diversas linhas, o bairro é bem servido em opções de linhas, mas isso não significa qualidade, uma vez que algumas em certos horários já transitam lotadas. As que passam pela Avenida Sérgio Guerra são as seguintes: 301, 302, 303, 514, 2307, 3207, 3507, 5307, 5600, 5603, 5210, 2515, 5206, 2514, 2300, 3200, 1500 e 5100. A 517 trafega até a Praça da Paz nos primeiros horários da manhã.
A integracional I006 trafega por um pequeno trecho da avenida. Já a 201 tem o terminal no Shopping Sul junto com a I006 e o bairro conta com as suas linhas próprias 3510 e 5310, cujo terminal situa-se na Cidade Universitária.
Origens do transporte no bairro
A primeira empresa a operar no bairro foi a RB Transportes (Rui Barro Transportes), a partir de 1978, com a linha Cidade Universitária, que servia aos Bancários. Ela seguia ao centro pela Epitácio Pessoa. Ainda na própria RB, a linha teve sua nomenclatura alterada para Bancários. Possivelmente, além da alteração do nome, o itinerário tenha sido remodelado, com o terminal transferido para uma localidade próxima ao Shopping Sul.
Após meados de 1983, com a extinção da RB, a Nossa Senhora das Neves assume a linha. Neste período, surge a Bancários via Pedro II, porém, não encontramos fontes para asseverar em qual empresa isto ocorreu.
Em 1986, a Bancários via Pedro II ganha o prefixo 302, enquanto que a via Epitácio, ganha o prefixo 518.
Até o momento, em ambas as empresas, as frotas das linhas eram compostas por San Remo, Gabriela e possivelmente Cisne.
Com a aquisição da Nossa Senhora das Neves pela Transnacional, as linhas mais uma vez mudam de empresa, compondo o quadro de linhas inicial da nova empresa em operação na cidade.
Tempos na Transnacional e a circularização das 302 e 518
Nos primeiros anos sob a tutela da Transnacional, os ônibus presentes na frota eram San Remo, Gabriela, Monobloco O-364 e Torino 1983. Cada linha tinha uma frota com três veículos.
Em 1994, a então STP (Superintendência de Transportes Públicos) resolve aplicar nas linhas 302 e 518 um sistema similar ao utilizado pela Setusa nas duas linhas. As linhas foram redesenhadas de modo que cada uma passasse em um corredor na ida e em outro na volta, indo para o mesmo destino e circulando no mesmo sentido ao deixar os corredores. Isso permite que o mesmo número de veículos trafegue em cada sentido do corredor, fazendo com que os 3 carros que antes iam e voltavam para o mesmo corredor fossem orientados a passar só uma vez em cada, reduzindo o tempo de espera da linha pela metade.
Era nessa lógica que nasciam as linhas 3510 e 5310, denominadas inicialmente de “Circular Bancários”. Era inaugurada a temporada das “circularizações” de linhas radiais; a STP e outros órgãos iriam repetir o expediente com outras linhas em outros bairros; em muitos casos a circularização foi exitosa, em outros casos, fugiu do controle.
A linha já operou com carros zeros, como 0778 e 0785, Torinos GV que estrearam nas mesmas. Mas na maioria das vezes, a frota das linhas foi – e ainda é – composta por veículos oriundos de outras linhas da TN.
Tanto no 3510 como no 5310, as linhas apareciam com o mesmo nome nas lonas: Circular Bancários. Os nomes dos corredores não apareciam nos letreiros, o que levava os passageiros a se confundirem se quisessem usar a linha para ir a um dos corredores, muitas vezes correndo o risco de pegar o ônibus errado por causa disso. Para acabar com a confusão, a STTrans renomeou as duas linhas de modo que a posição de corredor estivesse clara nos letreiros, evitando equívocos. Com isso, a linha 3510 foi renomeada para Bancários/Pedro II-Epitácio e a linha 5310 foi renomeada para Bancários/Epitácio-Pedro II - com o percurso inverso. Porém em algumas lonas laterais dos 1721 (e até nas frontais dos antigos Urbanuss Pluss, hoje reaproveitadas em alguns carros) ainda é comum ver o nome “Circular Bancários” ou até mesmo “Circular/Epitácio-Pedro II”. Apesar da mudança, a população ainda se refere às linhas como Circular, como acontece com as circulares 1500 e 5100.
Em 2010, a linha 5310 volta a receber um carro zero depois de 13 anos, o 07148. Dois anos depois, em 2012, era a vez da linha 3510 voltar a receber um carro zero, o carro 07134.
Atualmente as linhas
As linhas não chegam a sofrer com problemas de superlotação, mas em compensação é frequente ouvir relatos de atrasos da linha até mesmo da própria Semob.
O itinerário chegou a ser alterado várias vezes por reconfiguração ou pelas obras de saneamento básico/infraestrutura e pavimentação realizadas na área atendida pelas duas linhas (a parte oeste dos Bancários e a Cidade Universitária). Em uma dessas obras, o percurso da linha quase foi inviabilizado nessa área, e para amenizar temporariamente o problema, chegou até a se criar em 2012 a I013, uma linha provisória de integração que levaria gratuitamente os passageiros do ponto final até as paradas mais viáveis do itinerário, atendendo à comunidade e integrando com as linhas 3510 e 5310, devido a obras que estavam sendo executadas. A linha, que reduziu o tempo de espera, era gratuita e foi extinta com a conclusão das obras da Cagepa, nas ruas Rejane Freire Correia e Radialista Antônio Assunção de Jesus. A integracional I013 passou a realizar seu itinerário pela rua Antônio Targino Pessoa da Silveira (rua do Geo Sul) até o terminal na rua Genésio Gambara Filho (por trás do Geo Sul).
Os atuais componentes das linhas são 10, alguns pertencentes a linhas radiais e outros pertencentes a linhas circulares.
3510: 07109, 07134, 07166, 07177, 07188
- · 07109 pertencia a linha 2515. Roda desde 2010 na linha, após o remanejamento da 2515 para a Reunidas.
- · 07134 estreou na linha em 2012.
- · 07166 pertencia a linha 511. Roda desde 2007 na linha, sendo portanto o fixo mais antigo da linha.
- · 07177 já pertenceu às linhas 5100, 204, 5204 e 304. Roda desde 2010 na linha.
- · 07188 pertenceu ao 3200. Roda desde 2011 na linha.
5310: 0743, 07148, 07167, 07185, 07187
- · 0743 pertencia ao 1500. Roda na linha desde dezembro de 2012.
- · 07148 estreou na linha em 2010.
- · 07167 pertencia ao 5100. Roda na linha desde 2011.
- · 07185 pertencia ao 303. Roda na linha desde 2011.
- · 07187 pertencia ao 5100. Roda na linha desde 2011.
Curiosidade:
O código 302 que pertenceu à linha Bancários/Pedro II foi reaproveitado cinco anos depois da extinção da mesma. A nova dona do código, a linha Cidade Verde/Pedro II, foi criada em 1999. Mesmo não sendo a mesma linha de cinco anos atrás, praticamente repete o itinerário que um dia fora dela.
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