sexta-feira, 14 de setembro de 2018

História da linha 402-Torre

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Na nossa série especial Terça Nobre, prosseguindo com a série da trajetória das linhas, hoje abordaremos a linha 402.
Conhecendo o bairro
O bairro da Torre é um dos mais antigos e tradicionais de João Pessoa. O seu nome é uma homenagem ao Joaquim Torres (contratante da instalação dos trilhos de bonde da capital paraibana), que era o proprietário das terras onde atualmente é o bairro.
Atualmente três corredores cortam o bairro (Av. Beira Rio, Av. Epitácio Pessoa e Av. Pedro II), tendo um bom leque de opções de linhas, dependendo da localidade dentro do bairro. Por sua localidade privilegiada, fica próximo do centro, da UFPB, da BR-230 e tem um excelente acesso para a orla pessoense. É bem servido em diferentes setores, tendo hospitais, redes de ensino, supermercados, comércio e serviços, igrejas, espaços culturais, etc. A exemplo de todo bairro de classe média pessoense, o principal problema é a segurança.
Trajetória da linha 402
Até o momento, a equipe de busologia histórica da PBT não encontrou registros concretos da origem da linha, mas seguindo a lógica, por se tratar de um bairro antigo, possivelmente a Viação Dutra tenha sido a primeira empresa a atuar no bairro.
Entretanto, encontramos o registro da Viação Dutra, possivelmente dos anos 50, operando a linha Expedicionários, bairro vizinho da Torre, sendo este o registro que mais se aproxima com a linha da Torre. Essa é a linha mãe, ou seja, o embrião da atual 402.
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Auto Viação Dutra e seu Ford cara curta
Após esse primeiro suposto momento, certamente o bairro foi servido por ônibus particulares, entre parte dos anos 60 e início dos 70 (considerando que no início dos anos 70 João Pessoa tinha cerca de 120 ônibus explorados por 90 empresários/proprietários). 
Com o Decreto nº 338, de 16 de julho de 1971, que tinha por objetivo da obrigatoriedade dos proprietários isolados se agregarem e formarem empresas registradas na Junta Comercial do Estado, pode ter nascido a empresa Torrelândia, que operou até o início de 1978.
Após a Torrelândia ter encerrado suas atividades por motivos desconhecidos, a Santa Rita assume a linha da Torre.
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Veneza da Rodoviária Santa Rita em 1978 operando a atual 402
Em 1979, a São Judas Tadeu passou a operar a linha. Foi durante a sua operação que em 1986 a linha da Torre ganhou o código 402. Posteriormente, essa implantação numérica nas linhas de JP será contada aqui.
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Ciferal Tocantins da São Judas Tadeu na 402 em 1987
Quando a Transnacional adquiriu a São Judas Tadeu entre o fim de 1988 e início de 1989, a linha mais uma vez mudou de operadora. Porém, a história se repetiu, e assim como nas demais empresas anteriores, a 402 não passou tanto tempo na Transnacional, sendo repassada a sua empresa-irmã fundada no ano anterior, a Reunidas.
Desde 1995 que a 402 é operada pela Reunidas, sendo até o momento a empresa que mais tempo permaneceu operando esta linha.

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402 da Reunidas chegando na Integração do Varadouro

Devido a padronização da Reunidas e Transnacional com o consórcio da Unitrans, cada vez mais a Reunidas ficará menos evidenciada operando esta linha.

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