As linhas 506-Bairro dos Estados e 516-Bairro dos Estados/Asper passaram a ser operadas a partir de hoje pela Marcos da Silva, em caráter temporário. Até então, as linhas eram operadas pela Mandacaruense, que cedeu as linhas enquanto se reestrutura. Não há alteração nos itinerários e horários das mesmas.
Foi reaproveitado em 2009 o código que pertencia à linha 516-Mangabeira/Epitácio.
Foi reaproveitado em 2009 o código que pertencia à linha 516-Mangabeira/Epitácio.
Para operar as linhas, a Marcos da Silva incorporou à frota ninguém menos que os cinco Viales ex-Galo Branco que pertenciam à Zilma Barros, que adquiriu essas unidades nos últimos dias de 2016 para a frota da Metro, que havia arrendado. Com a saída de Zilma da empresa e a retomada do controle da mesma pelo antigo proprietário que resultou no fim da Metro, a empresária retirou os seus ônibus da frota, e os emprestou para o emergencial dos primeiros dias após a cassação da Metro, antes da implantação do Consórcio Metropolitano.
Até então, os ônibus estavam parados, à venda, até serem incorporados à frota da Marcos da Silva. Se ver esses Viales nas cores da Navegantes parecia ser uma coisa imaginada diante dos episódios da Metro, aí estão eles.
A Marcos da Silva, desse modo, volta a operar com Viale depois de três anos. A empresa possuía 6 unidades adquiridas zero (0928, 0929, 0930, 0931, 0963, 0964), das quais as unidades 0930 e 0931 eram encarroçadas no chassi 17-210 OD da Volkswagen, e as demais no chassi OF-1721 E2 da Mercedes-Benz. As unidades foram baixadas entre 2013 e 2014, e até então, a Marcos da Silva não tinha unidades do modelo na frota. Ativou as últimas do sistema municipal e as mais novas do modelo já fabricadas – as unidades foram produzidas em 2011, modelo 2012.
Os ônibus receberam as numerações de 09111 até 09115 – na Marcos da Silva, a numeração é progressiva. Segue a correspondência das numerações:
Carro | Numeração na Galo Branco | Numeração na Metro |
09111 | RJ 181.084 | 5501 |
09112 | RJ 181.058 | 5521 |
09113 | RJ 181.072 | 5523 |
09114 | RJ 181.029 | 5512 |
09115 | RJ 181.053 | 5507 |
Os veículos possuem duas portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Foca. São dotados ainda de cinco letreiros – frontal, dois auxiliares, lateral e traseiro – da Mobitec de cor âmbar. A Marcos da Silva emprega apenas três: o frontal, o auxiliar inferior e o lateral. É a primeira vez que a empresa utiliza esse tipo de letreiro, bem como é a primeira vez que emprega ônibus com desembarque no meio.
Além dos veículos ex-Galo Branco e Metro, a Marcos da Silva ainda empregou ônibus de sua frota já existentes na operação das linhas, como o 09078. A linha 506 utiliza três ônibus, e a 516 dois.
A variante do microônibus – o “506 do João Tota” – já não operava há um bom tempo, ainda mais desde que o veículo 04065 sofreu acidente, em 1º de janeiro.
506: Referência e pioneirismo
A linha do Bairro dos Estados foi criada em meados dos anos 70, sendo operada desde então pela Mandacaruense. A linha atende a parte interna do bairro, bem como ao conjunto Pedro Gondim. Seu ponto final fica no Bairro dos Ipês, juntamente com as linhas 505 e 604. O bairro está encravado em uma área que antes pertencia a família francesa Boisson. O nome da fazenda surgiu, justamente, pela dificuldade dos moradores de pronunciarem o nome da família francesa. O Boisson virou, então, "Boi Só". A data de criação é desconhecida, mas supõe-se que tenha surgido no início dos anos 60.
Localizado na zona norte da Capital paraibana, esse bairro é conhecido por ter várias de suas ruas e avenidas com nomes de estados brasileiros, característica que implicou em seu nome. Ficou conhecido por sua principal avenida, a Epitácio Pessoa, e por inúmeras repartições públicas, bancos, lojas, centros comerciais, faculdades, escolas e shoppings, por seu fácil acesso à cultura e à prática de esportes, por ser calmo e seguro, com vizinhança familiar, por se localizar entre o centro e a praia.
Limita-se com os seguintes bairros: Bairro dos Ipês, Mandacaru e Manaíra.
Localizado na zona norte da Capital paraibana, esse bairro é conhecido por ter várias de suas ruas e avenidas com nomes de estados brasileiros, característica que implicou em seu nome. Ficou conhecido por sua principal avenida, a Epitácio Pessoa, e por inúmeras repartições públicas, bancos, lojas, centros comerciais, faculdades, escolas e shoppings, por seu fácil acesso à cultura e à prática de esportes, por ser calmo e seguro, com vizinhança familiar, por se localizar entre o centro e a praia.
Limita-se com os seguintes bairros: Bairro dos Ipês, Mandacaru e Manaíra.
É bem servido em diferentes setores. Todavia, a exemplo de todo bairro de classe média pessoense, o principal problema é a segurança.
Devido ao fato de passar em frente a órgãos como Funad, INSS e entrada do Hospital de Trauma, a linha foi uma das primeiras de João Pessoa a receber ônibus adaptados para cadeirantes, isso em 1999, antes disso se tornar lei. O primeiro ônibus adaptado da empresa – e da cidade – operou lá: o carro 0463, um Busscar Urbanus VW 16-210 CO.
Lá ainda operou o primeiro Apache Vip de João Pessoa, o carro 0415, também adaptado. Outro modelo raro que também teve passagem na linha foi o Apache S21, além do Mega 2004.
A linha ganhou sua primeira variante na segunda metade dos anos 2000, quando o microônibus 04201 – um Thunder Boy encarroçado no chassi LO-610 da Mercedes-Benz – passou a operar na linha, porém atendendo ainda o João Tota e parte de Mandacaru. O ônibus conservou parte de suas características de Opcional – operou assim quando no 602 – porém passou a cobrar passagem normal e entrar na Integração do Varadouro. Essa variante opcional durou de julho de 2000 a março de 2002, quando foi retirado o ar condicionado e o televisor, embora apresente assentos acolchoados.
Em junho de 2009, foi criada a linha 516-Ilha do Bispo/Epitácio Pessoa, que tinha seu ponto final na Ilha do Bispo, tal qual o 602, mas porém contudo todavia entretanto no entanto não obstante só que, aproveitava o itinerário da 506 em parte. A ideia não deu certo e a 516 foi encurtada em agosto de 2011, passando a operar somente no Bairro dos Estados, com a diferença de trafegar um pouco mais além no bairro, próximo à concessionária Volkswagen Promac e à Faculdade Asper.
Lol, várias conjunções em uma só frase.
Lol, várias conjunções em uma só frase.
Passou a partir daí a se chamar Bairro dos Estados/Asper via Promac, com o terminal na praça Plínio Lemos.
Extra: Em outubro de 2018, a linha 506 passou a cobrir o trecho da linha 516.
Extra: Em outubro de 2018, a linha 506 passou a cobrir o trecho da linha 516.
A 516 havia sido a primeira linha da Mandacaruense a operar com o padrão da Navegantes, com os Torinos 0437 e 0438, já remanejados para outras linhas.
A partir de hoje, as duas linhas mudam de empresa, numa movimentação inédita, uma vez que era mais comum esse tipo de transferência no Grupo A.Cândido. A Marcos da Silva, que se reestruturou e hoje está próximo de fechar a padronização do Consórcio Navegantes, conseguiu se preparar para um desafio importante em seus quase 40 anos, operando linhas numa área até então desconhecida para ela, ou quase: a garagem da empresa já foi lá um dia.
Já a Mandacaruense terá o desafio de se reestruturar, tendo uma boa folga para operacionalizar as linhas que seguem com ela. Isso é importante para a sobrevivência de uma marca tradicional, que carrega quase 50 anos de história no transporte coletivo de João Pessoa.
A Marcos da Silva assumiu hoje, 31 de julho, as operações da linha 505-Bairro dos Ipês. É a terceira linha da Mandacaruense que a empresa do Altiplano assume.
Localizado na zona norte da Capital paraibana, esse bairro era conhecido como Boa Vista em sua fundação, tendo seu nome alterado devido à grande quantidade de ipês na região. A linha tem seu terminal localizado por trás do Condomínio Parque dos Ipês, um dos grandes e populosos residenciais da Capital.
Tem como limites os bairros: Bairro dos Estados, Mandacaru e Manaíra. Surgiu no fim dos anos 50. É bem servido em diversos setores, mas, a exemplo de qualquer bairro de classe média pessoense, o principal problema é a segurança.
Localizado na zona norte da Capital paraibana, esse bairro era conhecido como Boa Vista em sua fundação, tendo seu nome alterado devido à grande quantidade de ipês na região. A linha tem seu terminal localizado por trás do Condomínio Parque dos Ipês, um dos grandes e populosos residenciais da Capital.
Tem como limites os bairros: Bairro dos Estados, Mandacaru e Manaíra. Surgiu no fim dos anos 50. É bem servido em diversos setores, mas, a exemplo de qualquer bairro de classe média pessoense, o principal problema é a segurança.
No primeiro dia de operação da linha sob nova empresa, operaram os ônibus 09045, 09046, 09079 e 09106, que já compunham a frota da Marcos da Silva.
Por conta da troca de empresa, as previsões da linha 505-Bairro dos Ipês no aplicativo JampaBus Semob não foram exibidas hoje. A previsão é que ainda nesta semana os dados da linha sejam atualizados no aplicativo.
Fusão à vista
A Marcos da Silva já opera as linhas 506 e 516 do Bairro dos Estados. A operação das duas linhas até aqui seria de caráter temporário, porém o que se nota é que a Marcos da Silva está incorporando a Mandacaruense. Pelo menos seis carros da Marcos da Silva foram vistos recolhendo na garagem da Mandacaruense, o que indica que as operações das duas empresas estão sendo unificadas, sob o controle da Marcos da Silva.
A própria Marcos da Silva está se preparando para o crescimento e está ela mesma renovando para as linhas da Mandacaruense, como comprova o início das operações do carro 09116.
A Mandacaruense segue operando 503, 504, 602, 604 e 1001 com os seus ônibus. Outras surpresas podem acontecer no decorrer do tempo em relação ao que vem acontecendo com a Mandacaruense.
Pelo visto, o caminho que a Mandacaruense está tomando não tem mais volta. Um dia depois da linha 505-Bairro dos Ipês ser a terceira da empresa a passar para a Marcos da Silva, agora é a vez da linha 604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna passar a ser operada por ela.
O primeiro dia da Marcos da Silva na linha 604 foi diferente das demais linhas que a empresa assumiu da Mandacaruense. A Marcos da Silva assumiu a 604 de forma parcial, ocupando uma das três vagas da linha. O carro 09045, que ontem operou no 505, foi o escalado para marcar o território da empresa na linha.
Os outros dois ônibus que operaram na 604 hoje ainda são da Mandacaruense: os carros 04056 e 04057. Essas vagas devem ser gradativamente ocupadas pela empresa do Altiplano.
Com a conquista da 604, a Marcos da Silva entra de vez no corredor 6 da Tancredo Neves e no circuito do Manaíra Shopping - um dos mais importantes pólos de demanda de passageiros de João Pessoa.
No aplicativo JampaBus, era possível ver as previsões de horário dos ônibus das duas empresas ao mesmo tempo, o que é bem raro de acontecer, mesmo em linhas compartilhadas como a 1001 (Mandacaruense e São Jorge) e a integracional I009 (São Jorge e Santa Maria). As previsões da linha 505-Bairro dos Ipês voltaram a ser exibidas hoje, já mostrando as numerações da Marcos da Silva.
A Marcos da Silva já opera as linhas 505-Bairro dos Ipês, 506-Bairro dos Estados, e 516-Bairro dos Estados/Asper, todas elas do mesmo terminal da 604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna. Se a Marcos da Silva assumir as outras duas vagas da linha, a Mandacaruense deixa de vez esse terminal.
A Mandacaruense ainda opera parte da 604, e as linhas 503-Padre Zé via Treze de Maio, 504-Mandacaru, 602-Mandacaru/Ilha do Bispo/Tambiá/Saturnino de Brito e parte da 1001-Via Shopping.
Criada em 2009, 604 já teve sua “versão Transnacional”
A linha 604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna começou a operar em junho de 2009, junto a 516, na época Ilha do Bispo/Epitácio Pessoa. A linha 604 nasce para atender os moradores de parte do Baixo Roger e do Bairro dos Ipês, por meio de um trecho da Av. Ayrton Senna onde o 601-Bessa já operou nos anos 1990, e que até então não era coberto por ônibus. Desde seu início foi operada pela Mandacaruense. Os primeiros ônibus da nova linha foram o Viale ex-Novacap 0409 e o recém-comprado Neobus Mega 0454.
Em 2010, a Transnacional passou a operar uma variante da 604 com um ônibus, sob o nome Padre Zé/Ayrton Senna. O Viale 0713 foi o fixo dessa variante, que não durou nem três meses.
Depois do fracasso da variante da Transnacional, a 604 passou a rodar no Manaíra Shopping. Em 2013, a dupla fixa é trocada: 0409 dá lugar ao 0460, Neobus Mega ex-Lourdes, e 0454 dá lugar ao 0456, ex-carro da linha 1001.
Após o fracasso da variante TN da 604, dada a tentativa de reativar o itinerário do antigo Bus Shopping, em 2010 a Transnacional cria uma nova linha: A600-Manaíra/Hiper, derivada da 600-Bessa/Shopping, mas não realizava seu itinerário via Val Paraíso, Lucy, Comunidade São Luiz, Carrefour, Bessa Shopping, Jardim Oceania e Aeroclube, mas sim via Hiper Bompreço, Manaíra e Integração do Varadouro via Tancredo Neves, com terminal no estacionamento do Hiper Bompreço, junto às linhas de Tambaú: 511 e 521.
Era operada por dois veículos convencionais: 0713 e 0755, ambos Viale OF 1722. Em 2011, a linha entra no sistema opcional, passando a realizar suas viagens com 2 veículos climatizados, com assentos acolchoados e televisor. É remanejada da Transnacional para a Reunidas. Além disso, a mesma possuía um diferencial: mesmo com veículos opcionais, a linha tinha acesso ao Terminal de Integração do Varadouro.
Em 2012, as linhas 500-Tambaú/Val Paraíso, 600-Bessa/Shopping e A600-Manaíra/Hiper passaram a operar de forma convencional com acesso ao TIV.
Em 3 de novembro de 2012, a linha 600-Bessa foi extinta temporariamente e os usuários da mesma passaram a usar a 603-Bessa. Os dois veículos da 600 foram remanejados para a A600, que passou a contar com 5 veículos. O itinerário da linha 600 que compreende o trecho da rua Severino Nicolau de Melo no Lucy até a avenida Argemiro de Figueiredo, passou a ser efetuado pela linha 601.
Em 21 de novembro de 2012, a linha 600-Bessa foi reativada com seu antigo terminal de bairro no Condomínio Val Paraíso. A linha A600 foi extinta definitivamente, e seu itinerário foi anexado à linha 600. Qualquer outro deslocamento do Bessa para outros bairros, seja próximos ou distantes, pode ser efetuado usando a integração temporal.
Grosso modo, a linha 603 deixou de trafegar via Val Paraíso e Carrefour, tanto no sentido centro / bairro quanto no sentido inverso. A mesma passou a seguir seu itinerário diretamente pelo Aeroclube a partir da rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, a partir do girador do Bessa Shopping.
Também, atendendo a reclamações dos usuários, a linha 510-Tambaú/Praia passou a operar com horários estendidos até meia-noite, saindo do Terminal de Integração do Varadouro. A medida foi tomada atendendo a reclamações dos usuários.
O Ônibus Paraibanos segue acompanhando o andamento da gradual incorporação das linhas da Mandacaruense pela Marcos da Silva. A qualquer momento, podemos trazer novas informações sobre novas transferências de linhas e outras novidades do que vai se configurando como a fusão das duas empresas de ônibus mais antigas de João Pessoa. Fique ligado!
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