A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa vai alterar, a partir deste sábado (11), o itinerário das linhas 510 (Tambaú/Praia/Val Paraíso); 513 (Tambaú/Bessa/Epitácio); 5600 (Mangabeira IV/Josefa Taveira/Manaíra Shopping); 5603 (Mangabeira VII/Manaíra Shopping); 5605 (Mangabeira/José Américo/UFPB/Unipê/Manaíra Shopping), que circulam no corredor 5, que corresponde à Epitácio Pessoa, sendo 510 operada pela Transnacional e as demais operadas pela Reunidas.
Essas linhas não mais vão circular pela Avenida Almirante Tamandaré, do trecho entre as avenidas Nego e Ruy Carneiro (lanchonete Bob's).
Com a mudança, os ônibus que vêm das avenidas Epitácio Pessoa não entrarão mais na Avenida Nego, seguirão em frente pela Nossa Senhora dos Navegantes até chegar ao final da avenida Ruy Carneiro, seguindo até a João Maurício, em Manaíra, retornando ao itinerário normal.
Com a mudança, os ônibus que vêm das avenidas Epitácio Pessoa não entrarão mais na Avenida Nego, seguirão em frente pela Nossa Senhora dos Navegantes até chegar ao final da avenida Ruy Carneiro, seguindo até a João Maurício, em Manaíra, retornando ao itinerário normal.
O objetivo da Semob com a mudança é melhorar a mobilidade de veículos e pedestres no trecho entre as avenidas Nego e Ruy Carneiro, pois sem esses veículos de grande porte circulando no local o tráfego fluirá com mais facilidade e reduzirá o risco de acidentes.
O ponto de embarque e desembarque de passageiros no Hotel Tambaú será transferido para o final da Avenida Ruy Carneiro, próximo ao Mercado de Artesanato.
Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-281-1518 da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.
A mudança no itinerário das linhas da praia trará mais rapidez nas viagens aos usuários de ônibus, no trecho entre as avenidas Nego e Ruy Carneiro – é o que garante a Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob). O atual percurso, feito pela Avenida Tamandaré, tem provocado atrasos constantes nas viagens e reclamações de motoristas e usuários devido ao tempo que se perde no congestionamento em horário de pico.
Além do atraso nas viagens, outro problema detectado pelos técnicos da Semob é a dificuldade que os veículos têm para realizar a manobra na esquina das avenidas Nego e Tamandaré (lanchonete Bob’s). Nesse ponto, há um grande fluxo de pedestres e carros nos fins de semana e em horário de pico, o que torna a manobra muitas vezes complicada, provocando acidentes.
Analisando as reivindicações dos passageiros e motoristas, os técnicos da Semob decidiram implantar essa mudança de itinerário. O principal objetivo melhorar as condições para que essas linhas realizem o percurso com mais agilidade, beneficiando os usuários do transporte público.
Essa modificação, de acordo com a Divisão de Ônibus (Dion), será monitorada pela equipe de fiscalização, para observar o efeito gerado no desempenho operacional das linhas. Se o resultado desejado for obtido, a Semob vai manter a modificação; caso contrário, serão feitos ajustes necessários.
Como vai ficar – Os ônibus que passam pela Epitácio Pessoa no sentido do Shopping Manaíra não vão mais circular pela Avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre as avenidas Nego e Ruy Carneiro.
As linhas dobram à esquerda na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, seguindo em frente até chegar ao final da Avenida Ruy Carneiro, seguindo para a Avenida João Maurício, em Manaíra, e retornando ao itinerário normal.
Já a parada que fica próxima ao Hotel Tambaú será transferida para o final da Avenida Ruy Carneiro, próximo ao Mercado Público.
As linhas 510, 513, 5600, 5603 e 5605 ao sair da Epitácio Pessoa seguiram em frente, pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, até chegar à Avenida Ruy Carneiro, seguindo para a Avenida João Maurício, em Manaíra, e retornando ao itinerário normal. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) o percurso feito pela Avenida Almirante Tamandaré tem provocado atrasos constantes nas viagens e reclamações de motoristas e usuários devido ao tempo que se perde no congestionamento em horário de pico.
Além do atraso nas viagens, outro problema detectado pelos técnicos da Semob é a dificuldade que os veículos têm para realizar a manobra na esquina das avenidas Nego e Tamandaré, já que nesse ponto há um grande fluxo de pedestres e carros nos fins de semana.
Para a auxiliar de serviços gerais Silvia Martins a alteração traz complicações para quem trabalha na região e precisa pegar ônibus durante a noite pela falta de segurança na área. “Esse trecho é muito esquisito, para a gente que sai à noite do trabalho é muito perigoso ter que andar até o mercado.”, comenta. O carteiro Alisson Dantas acrescenta que uma mudança é necessária devido ao mau cheiro causado por restos de peixes deixados pelos pescadores que trabalham nas proximidades, no entanto seria preferível que a parada fosse colocada mais próximo ao Hotel Tambaú por questões de segurança para os usuários do transporte.
A Semob afirma que essa mudança será monitorada durante 15 dias pela equipe de fiscalização. Se o resultado desejado for obtido, a Semob vai manter a modificação; caso contrário, serão feitos ajustes necessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário