Aposto - é um termo da oração que retoma outro termo para explicar, enumerar, especificar, resumir, distribuir ou comparar outro termo. Refere-se a substantivos ou outros termos nominais e possui o mesmo valor sintático do outro termo ao qual se refere.
Observações:
1) Como o aposto costuma ser separado por pausas, na escrita é separado por vírgulas, dois-pontos, travessões ou parênteses. Porém, há casos em que não ocorre pausa.
2) Em alguns casos, no objeto indireto, no complemento nominal e no adjunto adverbial, o aposto pode aparecer precedido de preposição.
3) O aposto pode aparecer precedido de expressões explicativas.
Vocativo - é um termo que é usado para pôr em evidência a pessoa do discurso, a pessoa com quem se fala, atraindo sua atenção, invocando-a, interpelando-a. É um termo independente, ou seja, não mantém relação sintática com nenhum outro termo da oração. Portanto, não se liga ao verbo nem ao nome e não faz parte do sujeito nem do predicado. Por seu tom exclamativo, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso. Pode vir precedido de interjeições de apelo.
Observação: Como o aposto, o vocativo também é separado por vírgulas na escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário