terça-feira, 1 de setembro de 2020

Nossa Língua - Códigos, Linguagens e suas Tecnologias (13)

 Estudo do predicado:

Predicado é o termo da oração que informa algo sobre o sujeito, e nele contém o verbo. Apesar de o sujeito e o predicado serem termos essenciais da oração, apenas o último é indispensável, uma vez que o sujeito pode ser implícito, indeterminado ou até não existir.

Verbos quanto à transitividade - O ponto de partida para a análise do predicado e identificar o sentido que expressa o verbo ou a locução verbal nele presente. Esse pode expressar um processo (algo em curso, em desenvolvimento, como ação, acontecimento, existência, desejo, atividade mental, fenômeno da natureza) ou um estado.

Em função desses sentidos que adquirem no predicado, os verbos são divididos em dois grupos:

Verbos nocionais - quando expressam processos

Verbos não nocionais - quando expressam estados

Observação:

Dependendo do emprego, um mesmo verbo pode expressar processo ou estado.

Os verbos nocionais podem ser de dois tipos:

Verbos intransitivos - são aqueles que, por si só, já tem sentido completo, cujo processo envolve apenas o sujeito: não transitam para outro termo do predicado, podendo, sozinho, formar o predicado. Quando outros termos compõem o predicado juntamente com o verbo transitivo são, normalmente, expressões que indicam lugar, tempo, modo, causa, finalidade etc. ou características do sujeito.

Verbos transitivos - são aqueles cujo processo envolve o sujeito e, necessariamente, outro termo do predicado: transitam do sujeito para um complemento, isto é, precisa de um complemento para que seu sentido fique completo.

Verbos transitivos e seus complementos - os termos que completam o sentido dos verbos transitivos são complementos verbais denominados objetos. A classificação dos verbos transitivos e de seus respectivos objetos se dá conforme a relação que se estabelece entre o verbo e seu objeto. Dessa relação, surgem três tipos de verbos transitivos:

Verbo transitivo direto - a relação entre o verbo e seu complemento - objeto direto - é direta, o verbo não exige preposição, exceto em casos especiais (objeto direto preposicionado).

Verbo transitivo indireto - a relação entre o verbo e seu complemento - objeto indireto - é indireta, tem preposição, exigida pelo verbo.

Verbo transitivo direto e indireto ou bitransitivo - estabelece ambas as relações, possuindo os dois complementos.

Os verbos não nocionais, aqueles que expressam estado, são denominados verbos de ligação.

Verbos de ligação - ligam o sujeito a uma característica desse sujeito, contida no predicado. Os mais comuns são: ser, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar (não no sentido de caminhar e sim no sentido de estar), viver, virar, tornar-se, fazer-se, achar-se, encontrar-se etc.

Ao ligarem uma característica ao sujeito, por serem um parente próximo das preposições, esses verbos expressam diferentes estados:

estado permanente - verbos ser, viver

estado transitório - verbos estar, andar, encontrar-se, achar-se

estado aparente - verbo parecer

mudança de estado - verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se

continuidade de estado - verbos continuar, permanecer

Observações:

A preposição pode estar combinada com outra classe gramatical. 

Os verbos não têm classificação fixa - dependem de como são empregados.

Tipos de predicado:

Segundo a informação contida no predicado, pode ser: verbal, nominal ou verbo-nominal.

Predicado verbal - é aquele que informa uma ação. 

O núcleo do predicado verbal é um verbo. Para que este seja núcleo, é necessário que seja nocional, isto é, traga em si mesmo uma noção de ação. 

O predicado verbal é formado de verbo intransitivo ou transitivo.

Predicado nominal - é aquele que informa um estado ou qualidade do sujeito. Nele, o verbo é de ligação.

O núcleo do predicado nominal é a palavra que indica a característica do sujeito.

Predicativo do sujeito é o termo que atribui características ao sujeito através de um verbo. Todo predicado formado por verbo de ligação precisa de predicativo do sujeito. 

O predicativo do sujeito pode aparecer com verbo intransitivo ou transitivo.

Pode ser representado por: substantivo, adjetivo, pronome, numeral, advérbio ou oração subordinada substantiva predicativa.

O predicado nominal é formado por verbo de ligação e predicativo do sujeito, sendo o predicativo seu núcleo.

Predicado verbo-nominal - é aquele que expressa dupla informação: ação e estado. Houve a fusão dos dois predicados em apenas um.

Por fornecer duas informações: ação e estado, o predicado verbo-nominal é formado por dois núcleos: um verbo nocional (de ação) e um nome (predicativo).

Há predicados verbo-nominais em que o predicativo se refere ao objeto, não ao sujeito.

O adjunto adnominal se refere ao mesmo termo do objeto, enquanto o predicativo do objeto não pertence ao mesmo termo. Ao substituir o objeto direto por um pronome, o adjunto adnominal desaparece e o predicativo permanece.

Às vezes, a posição do predicativo do objeto dá um sentido duvidoso - ambiguidade.

Normalmente, o predicativo do objeto se refere ao objeto direto. Ocorre predicativo do objeto indireto com o verbo chamar.

O predicativo do objeto pode ser formado por verbo intransitivo + predicativo do sujeito e verbo transitivo + predicativo do sujeito ou do objeto.

Quando o verbo é de ligação ou intransitivo, o predicativo é sempre do sujeito.

Quando o verbo é transitivo, o predicativo pode ser do sujeito ou do objeto.

Nenhum comentário: