Muitas vezes não notamos, mas acabamos incorrendo em pequenos erros gramaticais que, na leitura cotidiano, pode não fazer muita diferença. Entretanto, esses deslizes, ainda que não sejam graves, pode prejudicar a imagem profissional do usuário da língua ou mesmo impedir a aprovação em uma prova de concurso ou em um exame vestibular. O correto emprego das locuções “em vez de” e “ao invés de” é um desses casos. Conquanto elas sejam, aparentemente, semelhantes, cada uma apresenta sua particularidade e sua correta forma de uso.
“Ao invés de” e “em vez de” – Quando usar cada um?
As expressões “ao invés de” e “em vez de”, embora pareçam semelhantes, possuem sentido distinto. Por essa razão, devem ser empregadas em situações diferentes.
A locução “em vez de” indica uma substituição, sendo semanticamente equivalente a “em lugar de”. Por sua vez, a expressão “ao invés de” exprime sentido de oposição e pode ser substituída por “ao contrário de”.
Observe a diferença nas seguintes frases:
Marcio decidiu ir à praia ao invés de ir ao shopping.
Veja que a sentença está errada. O correto, dado inexistir oposição entre as ideias (“ir à praia e ao shopping”), seria empregar a expressão “em vez de”:
Marcio decidiu ir à praia em vez de ir ao shopping.
Nesses casos, não há restrições quanto ao uso da forma “em vez de”.
Todavia, caso haja uma relação de oposição entre as ideias, será necessário empregar a locução “ao invés de”. Tenha em mente que o próprio substantivo “invés” é um variante de “inverso”, de modo que significa “lado oposto”, “avesso”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário