Não sabe diferenciar “frase” de “oração” e “período”? Aprenda de uma vez por todas com essa matéria, de maneira simples e rápida.
Frase
Chamamos de frase qualquer enunciado com sentido completo. Podendo ser estruturada por uma ou mais palavras. Precisa ter sentido completo, mas pode ter verbo ou locução verbal. Exemplos:
“Atenção!”
“Fogo!”
“Nasci em Londrina.”
“Alguém me ajude!”
Oração
Já a oração é qualquer frase que, obrigatoriamente, contenha um verbo. Se uma frase contém verbo e tem sentido completo, ela pode ser considerada uma oração. A oração pode ter um ou mais verbos, como no caso de uma locução verbal. Precisa ter verbo ou locução verbal, mas pode ter sentido completo. Exemplos:
“Ouvi falar que Josias morreu.”
“Choveu.”
“Na varanda, flores azuis”. (o verbo “havia” está subentendido)
Período
Chamamos período a frase organizada em uma oração ou mais. Ele pode ser símples ou composto. É período simples quando é constituído de uma única oração. É período composto quando é constituído de mais de uma oração. Exemplos:
“Meus pais aterrissaram hoje.” (um verbo, uma oração = período simples)
“Meus pais aterrissaram hoje, mas chegarão em casa apenas amanhã.” (dois verbos, duas orações = período composto)
OBS: Essa contagem de verbos para verificar a quantidade de períodos não vale para locuções verbais, já que as locuções verbais têm função sintática de um único verbo. Exemplo:
“Ninguém poderá sair.” (uma locução verbal, uma oração = período simples)
Nem toda frase é oração - há frases sem verbo: Silêncio!
Nem toda oração é frase - há orações sem sentido completo: É possível que ela faça a prova
Nenhum comentário:
Postar um comentário