domingo, 30 de agosto de 2020

Uma parte da história contada em fotos: O que havia antes do Terminal de Integração do Varadouro / Reforma no Terminal de Integração de João Pessoa agrada aos usuários

 Em abril de 2005, era inaugurado um marco para a história dos transportes em João Pessoa, o Terminal de Integração do Varadouro, antigo Terminal Urbano. Mas o que existia antes da “integração”?


Nos anos 80, uma área foi reservada com 5 pistas foi reservada como parada para as linhas municipais de João Pessoa e linhas intermunicipais da região metropolitana da capital paraibana, como as linhas vindas de Cabedelo até então operada pela Roger.  À época, a pista da hoje plataforma 1 era ocupada pelos ônibus do corredor 1; a 2, do meio, pelos veículos dos corredores 4 e 5 além das linhas 2300 e 3200, e a 3, em frente à rodoviária, pelos carros dos corredores 3, 2 e outra parte do corredor 5, além dos ônibus de Cabedelo.

Com o passar dos anos, a área passou a ser completamente ocupada por barracas e fiteiros, além de ser um ponto potencialmente perigoso, já que com a quantidade de esconderijos, era muito comum “trombadinhas” se esconderem ali. Assaltos costumavam ser frequentes na área. 


Nas fotos do acervo do portal, podemos relembrar momentos pré-integração com imagens de ônibus de algumas empresas que nem existem mais como a Transurb que foi comprada pelo grupo A. Cândido e se tornou a Viação São Jorge; A Roger que vendeu suas linhas também para o grupo A. Cândido, colocando a Reunidas em seu lugar e a Boa Vista que encerrou atividades e teve suas linhas assumidas pela Transnacional e São Jorge. A Roger atualmente opera no turismo e fretamento, com o nome de Rogetur.


Nas fotos, a única que ainda existe é a Mandacaruense. Podemos ver também dois Torinos, um LN e um GV da Transnacional e no canto, um Senior GV executivo da Santa Rita.

Os usuários do transporte coletivo da Capital estão usufruindo das diversas melhorias realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), após 90 dias de obras e 500 mil reais de investimentos.


As obras abrangeram toda a estrutura do TIV, desde o piso das plataformas, coberturas, rampas, sinalização, totens indicativos de linhas, banheiros e internet aberta (wifi) grátis, oferecendo mais conforto e acessibilidade para os usuários que aguardam o ônibus nos pontos de embarque e desembarque.


22047914_1907063239320223_5402367389299918149_o


A identificação de onde o ônibus vai parar ficou bem mais fácil com as novas placas indicativas de linhas fixadas nos totens em cada plataforma, permitindo ao usuário aguardar no local correto.


Toda a cobertura das plataformas foi substituída, proporcionando mais proteção, tanto do sol quanto da chuva, aos que aguardam o ônibus nos pontos de embarque e desembarque do Terminal de Integração do Varadouro.


A Semob-JP, em parceria com a Agência Nacional de Inclusão Digital (ANID), disponibilizou internet móvel (wifi) grátis para os usuários do TIV.


Para utilizá-la basta fazer o cadastro no seu próprio celular e navegar à vontade enquanto espera a chegada do seu ônibus. A internet grátis pode ser utilizada para saber o tempo de espera do ônibus por meio do aplicativo JampaBus, da Semob-JP.


integracao-jp2


Toda a sinalização vertical e horizontal foi plenamente revitalizada, oferecendo mais segurança para usuários e operadores do sistema de transporte coletivo de João Pessoa.


Para o superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, a reforma neste equipamento tão importante para a população, faz parte da política de investimento da PMJP no bem-estar das pessoas.


“Sabemos da importância e da utilidade do terminal para os usuários, por isso investimos na sua melhoria para o conforto dos quase trezentos mil usuários que diariamente passam por lá, pois essa é a política da Prefeitura de João Pessoa”, disse.


integracao-jp3


Francisco Elias do Nascimento, eletricista residencial, residente no Alto do Mateus, disse que aprovou as reformas no terminal.


“Eu passo por aqui quase todo dia e achei que melhorou muito, principalmente nos banheiros que estão bem mais limpos, muito bom”, falou.


A estudante Natália Leal Dias de Oliveira, que mora em Mangabeira, falou que gostou das melhorias.


“Gostei da reforma, porque antes não estava assim, agora tá melhor. A internet ajuda a passar o tempo enquanto o ônibus chega”, disse.

Integração de JP ganha telão com horários das linhas

Usuários podem consultar informações sobre o tempo que cada veículo (linha/número do ônibus) vai demorar parar chegar até o terminal

O Terminal de Integração do Varadouro (TIV) em João Pessoa está ganhando telões de cristal líquido (LCD) com 49 polegadas. Serão sete painéis informativos instalados acima da cabine de informações e pelas três plataformas. Em 2012, foram instalados 7 telões no Terminal de Integração do Bessa, quando foi inaugurado.



De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), os usuários poderão consultar as informações sobre o tempo que cada veículo (linha/número do ônibus) vai demorar parar chegar até o terminal.


Os novos equipamentos são instalados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP). “Essa é uma demanda da população e da própria Semob ao Sintur para trazer mais informação e eficiência aos usuários do sistema”, disse a Semob.


Conforme a Semob, há apenas um equipamento instalado porque o sistema está em fase de testes que deve durar um mês.


Ainda de acordo com a Semob, os terminais do Valentina, Bessa e Metropolitano também terão telões do mesmo tipo já a partir da inauguração.

Nenhum comentário: