domingo, 30 de agosto de 2020

Nossa Língua - Códigos, Linguagens e suas Tecnologias (12)

 Estudo do sujeito:

Posições do sujeito na oração - na oração, os termos possuem uma sequência natural, uma ordem direta. No entanto, a língua oferece a possibilidade de alguns termos aparecerem em outra sequência, em ordem inversa.

Por exemplo, o sujeito pode aparecer em três posições na oração:

antes do predicado - ordem direta

depois do predicado ou no meio do predicado - ordem inversa

Núcleo do sujeito - o núcleo de qualquer termo é sempre sua palavra principal. No caso do sujeito é a palavra que está diretamente relacionada ao conteúdo do predicado, mais especificamente ao verbo. 

Como o sujeito representa um ser sobre o qual se diz algo, o núcleo do sujeito é sempre um substantivo, um pronome substantivo, um numeral substantivo, uma palavra substantivada ou uma oração subordinada substantiva subjetiva.

Tipos de sujeito:

Sujeito determinado - quando é possível identificar o termo (palavra ou expressão) que o representa. Pode ser:

Simples - quando possui apenas um núcleo

Composto - quando possui dois ou mais núcleos

Oculto - quando não está expresso, mas pode ser identificado pela desinência verbal. Também é chamado de sujeito elíptico, implícito, desinencial, deverbal ou subentendido

Sujeito indeterminado - sua existência é evidente, mas não há nenhum termo que o represente. O falante indetermina o sujeito por desconhecê-lo ou por não querer determiná-lo. Então, a língua oferece três recursos para indeterminá-lo:

colocar o verbo na 3ª pessoa do plural, sem referência

Observação: Nesse caso, não cabe o pronome eles, que somente será o sujeito se estiver explícito na própria oração ou em orações anteriores.

colocar o verbo (transitivo indireto, intransitivo, de ligação ou transitivo direto, desde que o objeto direto venha preposicionado) na 3ª pessoa do singular e adicionar o pronome se

Observação: O pronome se que acompanha o verbo para indeterminar o sujeito atua como índice de indeterminação do sujeito, também chamado de pronome indeterminador do sujeito

colocar o verbo no infinitivo impessoal

Sujeito inexistente - apesar de o sujeito ser um termo essencial, há casos em que a oração é formada somente de predicado. Isso ocorre com os verbos impessoais (não possuem sujeito, ou seja, não são conjugados). Também pode ser chamado de oração sem sujeito.

verbos que expressam fenômenos da natureza, desde que usados em sentido literal

Observação: Quando usados em sentido figurado, esses verbos podem ter sujeito.

verbo haver, significando existir, acontecer ou realizar-se

verbos haver e fazer, indicando tempo decorrido

verbos fazer, estar e ser, na indicação de temperatura, fenômeno meteorológico, hora, data ou distância, inclusive quantidade (peso, medida, preço, tempo ou valor).

Observação: Apenas o verbo ser pode aparecer na 3ª pessoa do plural, concordando com o predicativo. Os demais verbos impessoais aparecem sempre na 3ª pessoa do singular, independentemente de o restante da frase estar no singular ou no plural, transmitindo sua impessoalidade para o verbo auxiliar da locução verbal ou do tempo composto.

Nenhum comentário: