sábado, 1 de janeiro de 2022

Manual da concordância verbal - Aline Gasperi

 CONCORDÂNCIA VERBAL

A concordância verbal é a flexão, em número e pessoa, do verbo (ou do predicativo) em relação ao sujeito da oração. Exemplo de flexão:


“A MULHER OLHOU PARA MIM.” (O VERBO “OLHOU” CONCORDOU COM O SUJEITO SINGULAR “MULHER”)

“AS MULHERES OLHARAM PARA MIM.” (O VERBO “OLHARAM” CONCORDOU COM O SUJEITO PLURAL “MULHERES”)

O sujeito pode ser simples ou composto. Ele é sujeito simples quando é um único elemento que identifica o sujeito (um substantivo, um nome próprio, entre outros). Ele é sujeito composto quando são dois ou mais elementos que identificam um único sujeito. Exemplos:


“MARIA CHEGA À CIDADE AMANHÃ.” (SUJEITO SIMPLES: MARIA)

“DINHEIRO E FAMA ERAM ROTINEIROS PARA MIM.” (SUJEITO COMPOSTO: DINHEIRO E FAMA)

CONCORDÂNCIA DE PALAVRA PARA PALAVRA

Ocorre a concordância de palavra para palavra quando a flexão segue regras que obedecem à forma da palavra ou à função de cada elemento. A concordância pode ser total (considerando a totalidade de sujeitos, mesmo que no singular) ou parcial (concordando, por atração, com o sujeito mais próximo). Veja alguns casos a seguir.


1) O verbo sempre vai concordar com o sujeito. Mesmo se o sujeito for um coletivo, se ele for simples e estiver no singular, o verbo vai permanecer no singular. Se for simples e plural, o verbo vai para o plural. Exemplos:


“POVO QUE NÃO COBRA GOVERNO, PERDE O QUE JÁ TINHA E O QUE PODIA TER.” (“POVO” SE REFERE A MAIS DE UMA PESSOA, MAS A PALAVRA ESTÁ NO SINGULAR, POR ISSO O VERBO “PERDE” CONCORDA COM A PALAVRA)

“OS LEIGOS, ACHANDO QUE SABEM TUDO, CONVENCEM OS SÁBIOS QUE ACHAM QUE NÃO SABEM NADA.” (SUJEITO NO PLURAL = VERBO NO PLURAL)

2) Se o sujeito for composto, havendo mais de um sujeito (ainda que sejam descritos no singular), o verbo fica no plural, mas também pode acontecer a concordância em relação à determinada mais próxima, principalmente se ela estiver após o verbo.


Vale ressaltar que, se o sujeito for composto por dois singulares, mas um dos singulares for um adjunto adverbial de companhia, isolado entre vírgulas, é opcional flexionar ou não o verbo no plural. Exemplos:


“A POESIA, ASSIM COMO A MÚSICA, ENCANTAM PELA ESTÉTICA MAIS DO QUE PELA MENSAGEM.” (O VERBO “ENCANTAM” CONCORDOU COM A TOTALIDADE DOS SUJEITOS, QUE SÃO DOIS SINGULARES: “POESIA E MÚSICA”)

“A POESIA, ASSIM COMO A MÚSICA, ENCANTA PELA ESTÉTICA MAIS DO QUE PELA MENSAGEM.” (AQUI HÁ UM SUJEITO COMPOSTO: “A POESIA, ASSIM COMO A MÚSICA”, MAS O SEGUNDO SUBSTANTIVO NO SINGULAR ESTÁ DENTRO DE UM ADJUNTO ADVERBIAL DE COMPANHIA, ISOLADO ENTRE VÍRGULAS, O QUE PERMITE QUE O VERBO PERMANEÇA NO SINGULAR, CONSIDERANDO, COMO SUJEITO, APENAS “A POESIA”. SE INVERTERMOS A FRASE, FICA MAIS CLARO: “ASSIM COMO A MÚSICA, A POESIA ENCANTA MAIS PELA ESTÉTICA DO QUE PELA MENSAGEM”)

“AO REI RESPEITA O POVO E TAMBÉM OS SÚDITOS.” (O VERBO “RESPEITA” CONCORDOU POR ATRAÇÃO COM O SUJEITO MAIS PRÓXIMO: “POVO”)

OBS: Se o segundo substantivo for consequência do primeiro ou se os dois substantivos juntos tiverem função de um único elemento, o verbo pode ficar no singular. Exemplos:


“A DOENÇA E MORTE DE MINHA AVÓ ME DEIXOU ABALADA.”

“O ENTRA E SAI DOS ALUNOS IRRITA OS PROFESSORES.”

CONCORDÂNCIA DE PALAVRA PARA SENTIDO

A corcordância de palavra para sentido acontece quando a função do elemento é colocada em segundo plano para respeitar o seu sentido, ainda que fuja às normas tradicionais. Veja alguns casos.


1) O verbo pode ir ao plural mesmo com um sujeito no singular, se esse sujeito representar uma coletividade. Essa flexão, no entanto, está condicionada à pertinência estética, já que soa desagradável construções como “a gente vamos” ou “o povo trabalham”. É preferível que o verbo flexione apenas se tiver distância suficiente desse sujeito, diminuindo, assim, a estranheza. Exemplos:


“O POVO SE ACOSTUMA COM O DECLÍNIO POLÍTICO QUE OS DESTRÓI, SEM AO MENOS CONTESTAREM.” (O PRIMEIRO VERBO CONCORDOU COM A PALAVRA, PERMANECENDO NO SINGULAR. O SEGUNDO VERBO, CONCORDOU COM O SENTIDO, FLEXIONANDO NO PLURAL, MAS PORQUE JÁ TINHA CERTA DISTÂNCIA DO SUBSTANTIVO “POVO”)

“A GENTE VAI HOJE AO JURI E CERTAMENTE SEREMOS OUVIDOS.” (O SUJEITO “A GENTE” É SINGULAR, POR ISSO O VERBO “VAI” ESTÁ CONCORDANDO COM ELE, NO SINGULAR. JÁ O VERBO “SEREMOS”, ASSIM COMO O PARTICÍPIO “OUVIDOS”, ESTÃO NO PLURAL PORQUE ACOMPANHAM O SENTIDO QUE O SUJEITO CARREGA, DE SE REFERIR A MAIS DE UMA PESSOA. NORMALMENTE, OS VERBOS OU ADJETIVOS QUE APARECEM IMEDIATAMENTE NA SEQUÊNCIA OU ANTECEDENTO O SUBSTANTIVO CONCORDAM COM A FORMA DELE)

2) Se o sujeito composto for constituido de mais de um pronome pessoal no singular, o verbo precisa concordar com o conjunto. Exemplos:


“À RAINHA REVERENCIAMOS ELA, ELE E EU.” (O VERBO FOI PARA A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL PORQUE OS SUJEITOS TÊM O MESMO SENTIDO DE “NÓS”)

“TU E OS OUTROS PALHAÇOS AMEDRONTAIS NOSSA COMUNIDADE ATÉ HOJE.” (O VERBO FOI PARA A SEGUNDA PESSOA DO PLURAL PORQUE O SUJEITO COMPOSTO TEM SENTIDO DE “VÓS”)

Contudo, aceita-se o uso da 3ª pessoa do plural: Tu e ele trabalham juntas.

OUTROS CASOS

Seguem algumas outras situações que se diferenciam das acima mencionadas.


1) Sempre que o sujeito composto tiver dois sujeitos singulares ligados por elementos que dão a ideia de adição (“e”, “tanto quanto”, “assim como”, “nem”, “com”, entre outros), o verbo tem a opção de concordar no plural ou concordar com o sujeito mais próximo, mas sempre obedecendo ao critério estético. Exemplos:


“TANTO MARQUESINE COMO ANITTA JÁ BEIJARAM NEYMAR.”

“MARQUESINE, ASSIM COMO ANITTA, JÁ BEIJOU NEYMAR.”

“VOCÊ, COM SUA FAMÍLIA, EMBARCARÃO NA PRÓXIMA TERÇA.”

“NEM EU NEM ELA VIMOS UM AO OUTRO ANTES DA CERIMÔNIA.”

OBS: Quando a expressão que usa “nem” estiver acompanhando os pronomes indefinidos “um” e “outro”, o verbo fica no singular. Exemplo:


“NEM UM NEM OUTRO COMPARECEU AO JULGAMENTO.”

2) Quando os sujeitos forem ligados por “ou”, o verbo só vai ficar no singular ou concordar com o sujeito mais próximo em três ocasiões: quando a preposição “ou” indicar exclusão (uma opção exclui a outra), quando indicar retificação (é usada uma palavra, mas dependendo de algum fator pode ser outra) ou quando indicar equivalência (substitui “em outras palavras”, com intenção de mostrar que significam a mesma coisa). Exemplos:


“OU O NAMORADO OU O IRMÃO VAI PODER VIAJAR COM ELA DESSA VEZ.” (EXCLUSÃO)

“ESPERO QUE SEU FILHO OU FILHA NASÇA SAUDÁVEL.” (RETIFICAÇÃO)

“NOSSO PAI, OU NOSSO HERÓI, É SEMPRE ATENCIOSO E GENEROSO.” (EQUIVALÊNCIA)

OBS: Já quando a conjunção “ou” entre dois sujeitos se referir a uma totalidade ou der ideia de adição, assim como falado no tópico anterior (2), o verbo preferencialmente vai para o plural, mas pode aparecer no singular. Exemplo:


“O DESCUMPRIMENTO OU ABUSO DO CONTRATO ANULARÃO SUA VALIDADE.” (AMBOS ANULARÃO)

3) É opcional flexionar ou não o verbo quando em seu sujeito vierem as expressões “a maioria de“, “a maior parte de“, “parte de“, “grande parte de“, entre outras no singular, seguidas de um elemento no plural. Exemplos:


“A MAIORIA DOS HOMENS GOSTA DE BEBER CERVEJA.”

“A MAIOR PARTE DOS HOMENS GOSTAM DE BEBER CERVEJA.”

4) Se o sujeito carrega a expressão “cada um de“, o verbo fica sempre no singular. Exemplos:


“CADA UM DELES PEDIU DESCULPAS.”

“CADA UM DE NÓS CARREGA BAGAGENS.”

5) Na expressão “mais de um“, normalmente o verbo deve ficar no singular, mas é permitido ir para o plural concordando com o sentido, quando houver reciprocidade ou repetição, embora seja pouco usual e também permitido. Exemplos:


“MAIS DE UM HOMEM BEBEU NESTA CASA.”

“GARANTO QUE HÁ MAIS DE UM QUE NÃO ENTREGARAM SUA HONRA POR DINHEIRO.”

6) Na expressão “que de“, quando significam “quanto de”, seguida de um substantivo no plural, o verbo deverá ir para o plural. Exemplo:


“QUE DE FORÇAS EXISTEM NO CORAÇÃO MATERNO.”

7) Nas expressões “quais de“, “quais dentre“, “quantos entre” ou outras equivalentes, o verbo deverá ir para o plural para concordar com o pronome. Mas em “qual entre vós“, fica no singular, também respeitando a concordância com o pronome. Exemplos:


“QUAIS DE VOCÊS SE IDENTIFICAM COM O QUE EU DISSE?”

“QUANTOS ENTRE ELES VÃO ACEITAR A PENA E CONTINUAR VIVOS?”

“QUAL DENTRE VÓS É O MAIS CORAJOSO?”

8) Se o que antecede o pronome relativo “que” for um predicativo, ou seja, se complementa a oração principal ou é adjetivo dela, é optativo concordar o verbo da oração adjetiva com o sujeito da oração principal, mas só se não fizer questão de estabelecer uma relação de intimidade clara entre predicativo e sujeito. Exemplos:


“EU FUI A PRIMEIRA QUE CONSEGUI DECIFRAR ESSE CÓDIGO.”

“EU FUI A PRIMEIRA QUE CONSEGUIU DECIFRAR ESSE CÓDIGO.”

9) Com o pronome “quem”, o verbo da oração subordinada pode ir para a 3ª pessoa do singular, independentemente do que o antecedeu, ou pode concordar com esse antecedente, dependendo da intenção de quem está enunciando. Exemplos:


“ERAM AS PESSOAS E OS ANIMAIS QUEM FAZIA ELE SE APAIXONAR CADA VEZ MAIS PELO LUGAR.”

“ERAM AS PESSOAS E OS ANIMAIS QUEM FAZIAM ELE SE APAIXONAR CADA VEZ MAIS PELO LUGAR.”

“QUEM FAZIA ELE SE APAIXONAR CADA VEZ MAIS PELO LUGAR ERAM AS PESSOAS E OS ANIMAIS.”

10) Na expressão “um dos que”, é optativo concordar o verbo com o seletivo “um” ou com o termo sujeito no plural, a não ser que o verbo só se aplique a aquele sujeito singular específico. Exemplos:


“ELE ERA UM DOS QUE MAIS RECLAMAVAM NO QUARTEL.”

“UM DOS SOLDADOS QUE MAIS RECLAMAVA NO QUARTEL ERA ELE.”

“FOI UM DOS SEUS SOLDADOS QUE RECLAMOU DE MIM ANONIMAMENTE ONTEM, SÓ NÃO SEI QUEM”. (NÃO FORAM VÁRIOS QUE RECLAMARAM, APENAS UM, E COMO ESSE SUJEITO É ESPECÍFICO, O VERBO VAI CONCORDAR COM ELE OBRIGATORIAMENTE)

11) Nas orações em que o verbo é impessoal, ou seja, que não é nenhum sujeito que realiza ou sofre a ação, o verbo assume a forma da terceira pessoa do singular (essa é a regra, embora haja alguns casos poéticos em que o plural ocorre). Isso acontece, por exemplo, com os verbos “poder“, “ter”, “haver” ou “dever“.


Mas quando o verbo é parte de uma locução verbal na condição de verbo auxiliar de um verbo pessoal, ele deve flexionar. Já se o verbo principal for impessoal, ou seja, não for uma ação realizada por algo ou alguém, o verbo auxiliar não flexiona. Exemplos:


“DEVE TER DELATORES ENTRE NÓS.” (AQUI TEMOS O VERBO “DEVER” EM UMA LOCUÇÃO VERBAL NA CONDIÇÃO DE VERBO AUXILIAR, PORÉM O VERBO PRINCIPAL “TER” É IMPESSOAL, POIS NÃO É ALGUÉM OU ALGO QUE TEM ALGUMA COISA. NÃO HÁ UM SUJEITO QUE TEM. NESSE CASO, O VERBO AUXILIAR NÃO FLEXIONA)

“SE NÃO HOUVESSEM NOMEADO GOVERNADORES AUTORITÁRIOS, SERIAMOS LIVRES.” (AQUI O VERBO “HOUVESSEM” FLEXIONOU PORQUE ESTÁ CUMPRINDO PAPEL DE VERBO AUXILIAR DE UM VERBO PESSOAL, QUE ESTÁ SE REFERINDO A UM SUJEITO OCULTO — O PRONOME “ELES” — EM UMA LOCUÇÃO VERBAL)

“HÁ VÁRIOS COVARDES NESSA ASSEMBLEIA.” (AQUI O VERBO “HAVER” É IMPESSOAL, POIS TEM O MESMO SENTIDO DO VERBO “EXISTIR” OU “TER”, PORTANTO NÃO FLEXIONOU MESMO COM O SUJEITO NO PLURAL)

OBS: uma dica para saber se o verbo principal é pessoal ou impessoal é ignorar o verbo auxiliar e observar se o verbo principal flexiona. Exemplo (usando os mesmos verbos acima):


“SE NÃO NOMEASSEM GOVERNADORES AUTORITÁRIOS, SERÍAMOS LIVRES.” (OBSERVE QUE O VERBO “NOMEAR” FLEXIONOU, POR ISSO O VERBO AUXILIAR PODE FLEXIONAR, ENTÃO É CORRETO USAR “HOUVESSEM NOMEADO”)

“TEM DELATORES ENTRE NÓS” (OBSERVE QUE NÃO FOI POSSÍVEL COLOCAR O VERBO “TER” NO PLURAL, QUE SERIA “TÊM”, POIS NÃO É UM SUJEITO QUE TEM ALGUMA COISA. O VERBO TEM O MESMO SENTIDO DE “HÁ”, PORTANTO “TEM”, AQUI, É VERBO IMPESSOAL, POR ISSO, NA LOCUÇÃO “DEVE TER”, O VERBO AUXILIAR NÃO VAI PARA O PLURAL MESMO COM UM SUJEITO NO PLURAL)

12) Quando o verbo está na passiva nominal, a norma é que ele concorde com o substantivo que a gramática compreende como sujeito. O mesmo vale para o verbo no infinitivo com sujeito explícito. Porém os verbos “poder” e “dever” apresentam a possibilidade de ficar no singular mesmo com o sujeito no plural, se a intenção for de enfatizar. Exemplos:


“ALUGAM-SE CARROS.”

“ALUGA-SE CASA”

“CORRE O RISCO DE SE PERDEREM AS ARGUMENTAÇÕES.”

“DEVE-SE OBEDECER ÀS LEIS.”

13) Quando houver locução verbal (dois verbos que têm função de apenas um), somente o verbo auxiliar (que especifica o verbo principal) concorda com o sujeito. Porém, os verbos “querer“, “poder” e “dever“, quando acompanhados do pronome apassivador “se“, podem ficar no singular mesmo com sujeito no plural, principalmente para determinar um sujeito ou fugir da confusão entre pronome reflexivo/recíproco/passivo. Exemplos:


“VOCÊS PODEM VOLTAR QUANDO QUISEREM.”

“ELES PUDERAM VOLTAR MAIS CEDO.”

“DEVE-SE CELEBRAR OS SUCESSOS”.

“QUER-SE INVERTER OS AGENTES.” (NA FRASE “QUEREM-SE INVERTER OS AGENTES”, PODE PARECER QUE SÃO OS AGENTES QUE QUEREM SE ALTERAR SOZINHOS, QUE FICARIA ESTRANHO SE A INTENÇÃO É DIZER QUE ALGUÉM DE FORA QUER FAZER ISSO, MESMO QUE SEJA UM ALGUÉM COLETIVO)

14) Na expressão “não/nunca/ninguém… senão” ou “não/nunca… mais/menos que” em que o sujeito é indeterminado ou o verbo é acompanhado do pronome “se”, o verbo entre a expressão sempre vai concordar com o sujeito, a não ser que o sujeito/pronome esteja na primeira ou segunda pessoa, distanciados de “senão”. Exemplos:


“NÃO SE ENXERGAVAM SENÃO CADÁVERES.”

“NUNCA SE TOLERAVAM MENOS QUE FAMOSOS.”

15) Em títulos no plural, normalmente se flexiona o verbo relacionado a ele no plural, mas com o verbo “ser” e com predicativo no singular, o singular é permitido. Exemplos:


“OBSERVO QUE AS CARTAS PERSAS TÊM O ESPÍRITO DAS LEIS.”

“CONCLUÍ QUE AS CARTAS PERSAS É UM LIVRO FANTÁSTICO.”

16) Quando um sujeito composto é seguido de expressões de valor distributivo como “cada qual” ou “cada um“, o verbo vai concordar com a expressão, ou seja, fica no singular. Mas se o verbo estiver logo após o sujeito e antes da expressão, concorda normalmente com o sujeito. Exemplos:


“MÃE E FILHA, CADA UMA SEGUIU SEU CAMINHO.”

“MÃE E FILHA SEGUIRAM, CADA UMA, SEU CAMINHO.”

17)  Se o sujeito de um verbo for uma oração subordinada substantiva subjetiva (também chamado de sujeito oracional) que tem um função de um substantivo no singular, esse verbo fica no singular. O singular também é regra para o verbo que tem duas ou mais orações coordenadas como sujeito. Exemplos:


“AQUI NÃO SE USA AS NOIVAS ENTRAREM SEM VÉU.” (UMA DICA PARA SABER QUANDO O SUJEITO É UMA ORAÇÃO É SE PERGUNTAR DE ACORDO COM O VERBO: QUEM OU O QUE “NÃO SE USA”? NÃO PODERIA SER SOMENTE “AS NOIVAS”, PORQUE NÃO SÃO AS NOIVAS QUE SÃO USADAS, ENTÃO O SUJEITO É A ORAÇÃO INTEIRA: “AS NOIVAS ENTRAREM SEM VÉU NÃO SE USA”)

“QUE ELA ESTAVA VULNERÁVEL E ELE EXPÔS A VULNERABILIDADE DELA É SABIDO.” (O QUE É SABIDO? QUE ELA ESTAVA VULNERÁVEL)

18) Nas expressões em porcentagem, o verbo concorda com a preposição que especifica a referência numérica. Exemplos:


“37% DAS MULHERES BRASILEIRAS ASSISTIRAM À COPA FEMININA.”

“99% DA CLIENTELA ELOGIOU O NOVO PETISCO.”

19) Os pronomes de tratamento, incluindo “você”, são considerados indiretos, portanto, apesar de indicarem a segunda pessoa do singular (tu), sempre o verbo que se refere ao pronome de tratamento vai conjugar na terceira pessoa do singular (ele). Exemplos:


“VOSSA ALTEZA PODERÁS SEGUIR COM O PLANO EM BREVE.” (ERRADO)

“VOSSA ALTEZA PODERÁ SEGUIR COM O PLANO EM BREVE.” (CERTO)

20) O verbo “fazer”, quando tem sentido de tempo transcorrido, assume um caráter impessoal, portanto não flexiona. Exemplo:


“FAZ TRÊS NOITES QUE EU NÃO DURMO.”

CONCORDÂNCIA DO VERBO “SER”

O verbo “ser” é um caso especial, por isso merece uma seção à parte. Isso porque, apesar de normalmente concordar em número com o sujeito, há ocasiões em que ele pode concordar com o predicativo do sujeito, ou seja, com o termo que confere característica ao sujeito da oração. As ocasiões em que isso pode ocorrer são:


1) Quando o sujeito do verbo “ser” são as expressões “o resto“, “o mais“, ou um desses pronomes: “o que“, “quem“, “que“, “tudo“, “nada“, “nenhum“, “ninguém“, “isso“, “isto“, “aquilo“. Exemplos:


“NEM TUDO ERAM FLORES.” (PERCEBA QUE, NESSA CONSTRUÇÃO, O SUJEITO DA ORAÇÃO É O PRONOME “TUDO” MAS O VERBO ESTÁ CONCORDANDO COM O PREDICATIVO “FLORES”, QUE É QUEM ADICIONA INFORMAÇÃO/CARACTERÍSTICA AO SUJEITO)

“UMA INICIATIVA DEU CERTO, O RESTO FORAM TENTATIVAS.” (O SUJEITO DA ORAÇÃO EM DESTAQUE É A EXPRESSÃO “O RESTO”, MAS O VERBO CONCORDA COM O PREDICATIVO “TENTATIVAS”, QUE ADICIONA INFORMAÇÃO/CARACTERÍSTICA AO SUJEITO)

“O QUE EU MAIS GOSTO EM VOCÊ SÃO SEUS OLHOS.” (UMA DICA QUE NÃO FUNCIONA COM TODAS AS ORAÇÕES, MAS PODE ESCLARECER MELHOR, É INVERTER A ORDEM. SE A FRASE FOSSE “SEUS OLHOS SÃO O QUE EU MAIS GOSTO EM VOCÊ”, O SUJEITO DA FRASE SERIA “SEUS OLHOS”, O QUE JUSTIFICA O VERBO NO PLURAL)

OBS: O verbo pode até ficar no singular nesses casos, concordando com o sujeito, mas, embora permitido, esse é um uso mais raro e em alguns casos soa deselegante.


2) Quando o verbo “ser” carrega o sentido de “ser constituído por“. Exemplos:


“O PÚBLICO-ALVO ERAM OS HOMENS JOVENS.”

“A PREVISÃO ERAM PACOTES DE MACARRÃO E ARROZ.”

3) Quando o verbo “ser” é empregado impessoalmente, ou seja, sem sujeito, quando estiver designando horas, datas e medidas. Exemplos:


“SÃO DUAS HORAS.”

“SÃO DOIS QUILÔMETROS ATÉ A ESTAÇÃO.”

OBS: o verbo pode (mas não é obrigado a) ficar no singular se o predicativo estiver precedido de “perto de” ou “quase“. Exemplos:


“ERA PERTO DE DUAS HORAS.”

“É QUASE DOIS QUILÔMETROS ATÉ A ESTAÇÃO.”

4) Quando o verbo “ser” está nas expressões “é muito(a)“, “é pouco(a)“, “é tanto“, “é mais de“, especificando peso, medida, preço, tempo, valor ou quantidade. Exemplos:


“QUINZE HOMENS É MUITA GENTE PARA ESSE CÔMODO.”

“DEZ REAIS É POUCO PARA ESSA CAMISETA.”

5) Nas expressões equativas (que expressam identidade) em que o verbo está entre dois substantivos de números diferentes (um no singular e outro no plural), o verbo poderá concordar com o que está no plural, mas pode permanecer no singular se for esteticamente melhor, como em frases que usam anáfora (repetições). Exemplos:


“JUSTIÇA NÃO É LIMITE, JUSTIÇA SÃO PORTAS ABERTAS PARA UM FUTURO MELHOR.” (CONCORDA COM PREDICATIVO)

“JUSTIÇA NÃO É LIMITE, JUSTIÇA É PORTAS ABERTAS PARA UM FUTURO MELHOR.” (CONCORDA COM SUJEITO)

OBS: pode ser que, ao invés de “ser” apareça o verbo “parecer”, que tem o mesmo valor de sugerir identidade nesse caso. Exemplo:


“ESSA ENORME PAPELADA PARECEM CAIXAS DE PAPELÃO DE LONGE.” (CONCORDA COM PREDICATIVO)

“ESSA ENORME PAPELADA PARECE CAIXAS DE PAPELÃO DE LONGE.” (CONCORDA COM SUJEITO)

6) Se o sujeito for um pronome pessoal, o verbo vai necessariamente concordar com ele, independentemente do predicativo estar no singular ou plural. Exemplos:


“ELE ERA AS DORES DELA.”

“ELA ERA AS VANTAGENS DA CASA.”

7) Nas expressões “era um” ou “era uma“, em que o verbo “ser” é sinônimo de “existir“, típicas de início de narrações, o verbo concorda com o substantivo seguinte. Mas em “Era uma vez“, o verbo ficará sempre no singular. Exemplos:


“ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA.”

“ERAM SETE ANÕES EM UMA CASA NA FLORESTA.”

“ERA UMA VEZ SETE ANÕES EM UMA CASA.”

8) Quando o verbo “ser” aparece na expressão “é que”, ele é impessoal, portanto não vai flexionar de acordo com o sujeito, mas se o verbo “ser” estiver afastado do “que”, a flexão é permitida. Exemplos:


“NÓS É QUE SOMOS AVANÇADOS.”

“ESTES MÓVEIS É QUE EU NÃO COMPRO.”

“SÃO DE MÓVEIS ASSIM QUE EU NÃO SINTO NECESSIDADE DE COMPRAR.”

9) Quando o verbo “ser” indica resultado de cálculos como “um mais um” ou de medidas como “uma dezena”, entre outros, o verbo vai concordar com o número do resultado. Exemplos:


“UMA QUINZENA SÃO QUINZE DIAS.”

“UM MAIS UM SÃO DOIS.”

“DOIS MENOS UM É UM.”

10) Com a expressão “mais de um“, que sugere sujeito no plural, o verbo pode ser empregado no singular, inclusive é a forma mais comum, sendo o emprego no plural mais raro, porém correto. Exemplos:


“MAIS DE UMA MULHER ESTÁ RECLAMANDO DE ASSÉDIO VERBAL NA EMPRESA.”

“ESTOU CERTA DE QUE MAIS DE UMA PESSOA NÃO SE INTIMIDAM COM O CHEFE.”

domingo, 19 de dezembro de 2021

Verbo - formação dos tempos verbais

 O que você deve saber sobre

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

Os tempos verbais são recortes indicadores da duração ou do momento relativo em que ocorrem a enunciação, o fato, o estado ou o processo verbal. Os tempos básicos são presente, pretérito e futuro, e podem aparecer na forma simples ou composta.


2  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do presente do indicativo

Presente do subjuntivo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

3  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do presente do indicativo

Imperativo afirmativo

Professor: as segundas pessoas do discurso (singular e plural) têm sua forma do imperativo afirmativo retirada diretamente do presente do indicativo, sem o -s final, exceto o verbo ser que faz: sê tu e sede vós. As demais pessoas, inclusive as do imperativo negativo, são retiradas diretamente do presente do subjuntivo, sem alterações.

Os verbos dizer, fazer e trazer admitem duas formas na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: dize e diz, faze e faz, traze e traz. Isso se explica pelo fato de as formas oficiais estarem em desuso no Brasil.

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

4  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

5  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo

Imperfeito do subjuntivo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

6  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo

Futuro do subjuntivo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

7  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do infinitivo pessoal

Pretérito imperfeito do indicativo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

8  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do infinitivo impessoal

Futuro do presente do indicativo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

9  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do infinitivo impessoal

Futuro do pretérito do indicativo

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

10  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do infinitivo impessoal

Infinitivo pessoal

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

10 

11  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do infinitivo impessoal

Gerúndio

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

11 

12  Formação dos tempos verbais

Tempos derivados do infinitivo impessoal

Particípio

VERBO: FORMAÇÃO DOS TEMPOS VERBAIS

12 

Período composto por subordinação - o que você deve saber sobre

 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO:

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

As orações subordinadas adjetivas desempenham o papel de adjunto adnominal da oração principal. Sua função é caracterizar o antecedente, atribuindo-lhe uma característica genérica ou restrita.

As orações subordinadas adverbiais desempenham o papel de adjunto adverbial da oração principal. Sua função é estabelecer uma relação de circunstância com a oração principal.


2  I. Classificação das orações subordinadas adjetivas

Explicativas - generalizam, universalizam - são separadas por vírgula

Os funcionários, que não fizeram os exames, devem comparecer ao ambulatório.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


3  I. Classificação das orações subordinadas adjetivas

Restritivas - restringem, delimitam, particularizam - não são separadas por vírgula

Os funcionários que não fizeram os exames devem comparecer ao ambulatório.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


4  Orações reduzidas Infinitivo

Na piscina, havia um rapaz a nadar muito bem. (que nadava)

Gerúndio

Na piscina, havia um rapaz nadando muito bem. (que nadava)

Particípio

Esses são os livros selecionados para o exame. (que foram selecionados)

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


5  II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos

Pronomes relativos variáveis: o qual, quanto e cujo

O prédio cujas janelas pintei está pronto.

O prédio cujo portão pintei está pronto.

Essa é a cidade na qual moro.

Esse é o município no qual nasci.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


6  II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos

Pronomes relativos invariáveis: que, quem, quando, como e onde

Essa é a cidade onde moro.

Esse é o município onde moro.

Os rapazes que perderam os empregos andam bastante chateados.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


7  II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos

Os pronomes relativos e as preposições

Essa é a cidade em que moro.

Essa é a cidade a que me refiro.

Essa é a cidade de que gosto.

Essa é uma cidade em cuja prefeitura confio.

Esse é o prefeito no qual confio.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


8  II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos

A crase antes do pronome relativo

Essa é a cidade a que me refiro. (Não há crase, pois há apenas a preposição “a”.)

Essa é a cidade à qual me refiro. (Há crase, pois há o encontro da preposição “a” com o artigo “a”.)

Professor: explique aos alunos que ocorre crase antes do pronome relativo quando o artigo de “a qual” se junta à preposição exigida pelo verbo que segue o pronome (como o verbo referir do 2o exemplo).

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


9  II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos

Função sintática do pronome relativo

Sujeito

O aluno que está doente faltou.

Objeto direto

Onde está o caderno que emprestei a você.

Objeto indireto

Esse é o livro de que falei.

Predicativo

Esse é o louco que sou.

Complemento nominal

Os quadros a que tive acesso são muitos caros.

Professor: explique aos alunos que o pronome relativo assume a função sintática que o termo retomado assumiria na oração subordinada.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


10  II. As orações subordinadas adjetivas e os conectivos

Função sintática do pronome relativo

Adjunto adnominal - função exercida somente pelo pronome relativo 'cujo' e flexões

O livro de cujas matérias gosto é esse.

Adjunto adverbial

Aquela é a rua onde moro.

Agente da passiva

A professora por quem fomos educados aposentou-se.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


11  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Causais - não confundir com as explicativas

Como estive doente, faltei.

Faltei, uma vez que estava doente.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


12  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Consecutivas

Ele correu tanto que ficou completamente exausto.

Ela é tão linda que incomoda as outras mulheres.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


13  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Comparativas

Nossa escola é tão forte como aquela outra.

Você vai mais sorrir do que chorar.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


14  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Condicionais

Iremos ao clube desde que faça sol.

Torcerei pelo seu time caso o meu não se classifique.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


15  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Conformativas

Fizemos o trabalho conforme o professor solicitou.

Como já era previsto, entregamos o trabalho atrasados.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


16  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Concessivas - não confundir com as adversativas

Ainda que chova, iremos ao clube.

Entregamos o trabalho, embora não estivéssemos no prazo.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


17  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Proporcionais

À medida que o tempo passa, ficamos mais experientes.

A minha preocupação aumentava ao passo que os exames se aproximavam.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


18  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Finais

Ronaldo emagreceu para que pudesse jogar o campeonato sem lesões.

O técnico escalou Ronaldo a fim de que vencesse o jogo.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


19  III. Classificação das orações subordinadas adverbiais

Temporais

A chuva tornou-se mais forte assim que chegamos ao litoral.

Quando todos estavam tensos, procurei acalmá-los.

Apesar de a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) não registrar, existem orações subordinadas adverbiais que expressam ideia de modo e lugar: modal e locativa.

O funcionário saiu sem ser visto.

Moro onde não mora ninguém.

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


20  Orações reduzidas Infinitivo Ao sair, feche a porta. (quando sair)

Gerúndio

Saindo, feche a porta. (quando sair ou se sair)

Particípio

Combinadas as tarefas, todos teremos de fazê-las. (quando combinarmos)

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS


21  IV. A diversidade de orações adverbiais reduzidas

Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas tomando as medidas certas. (reduzida de gerúndio)

Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas porque tomam as medidas certas. (causal)

Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas quando tomarem as medidas certas. (temporal)

Tenho certeza de que todos podem mudar a própria vida apenas se tomarem as medidas certas. (condicional)

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS E ADVERBIAIS

O que você deve saber sobre

PERÍODO COMPOSTO

O período composto estrutura-se, no mínimo, por duas orações ou dois núcleos verbais. Ele se forma de três maneiras distintas: coordenação, subordinação e misto.


2  I. Período composto por coordenação

Penso, logo existo.

Orações coordenadas: uma não exerce nenhuma função sintática em relação a outra.

PERÍODO COMPOSTO


3  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas assindéticas

Não são iniciadas por conjunção. Estão apenas justapostas, separadas por vírgula

Pedro estudou inglês na juventude,

Maria trabalhou com vendas

ultimamente estuda francês.

; agora, trabalha como agente de viagens.

PERÍODO COMPOSTO


4  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas sindéticas

Aditivas =

valor semântico de adição ou acréscimo

Os turistas compraram o bilhete e visitaram o museu.

Patrícia não preparou o projeto nem executou a obra.

Ele não é só meu conselheiro, mas é também meu melhor amigo.

PERÍODO COMPOSTO


5  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas sindéticas

Adversativas

= valor semântico de oposição e adversidade

Nós estudamos, mas não obtivemos sucesso nas avaliações.

O Brasil fez uma bela eliminatória, contudo fracassou na Copa do Mundo.

PERÍODO COMPOSTO


6  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas sindéticas

Alternativas

Ora chora, ora sorri.

= valor semântico de alternância

Trabalhe em silêncio, ou saia da sala de leitura.

PERÍODO COMPOSTO


7  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas sindéticas

Explicativas

= valor semântico de explicação

Eu só peço a Deus um pouco de malandragem, pois sou criança e não conheço a verdade. (Cazuza e Frejat)

Corra, porque estamos muito atrasados.

PERÍODO COMPOSTO


8  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas sindéticas

Conclusivas

= valor semântico de conclusão

Penso, logo existo. (René Descartes)

Estudou muito, portanto fará uma boa prova.

PERÍODO COMPOSTO


9  I. Período composto por coordenação

Orações coordenadas sindéticas

PERÍODO COMPOSTO


10  II. Período composto por subordinação

Depois que a reunião terminou, os funcionários falaram que os diretores estavam felizes.

Oração subordinada adverbial: funciona como adjunto adverbial da oração principal.

Oração principal: traz os funcionários como sujeito, a oração que os diretores estavam felizes como objeto e a oração depois que a reunião terminou como adjunto adverbial.

Oração subordinada substantiva: funciona como objeto direto de falar, o verbo da oração principal.

PERÍODO COMPOSTO


11  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Subjetivas

= função sintática de sujeito

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã.

(Renato Russo e Flávio Venturini)

Foi decidido que todos terão nova oportunidade.

Sabe-se que tudo não foi em vão.

PERÍODO COMPOSTO


12  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Objetivas diretas

= função sintática de objeto direto

Espero que ela volte.

Achamos que ela voltaria.

Queria saber quem vai ser o vencedor.

PERÍODO COMPOSTO


13  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Objetivas indiretas

= função sintática de objeto indireto

Eu duvido de que ela volte amanhã.

Esqueci-me de que amanhã não haverá aula.

PERÍODO COMPOSTO


14  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Completivas nominais

= função sintática de complemento nominal

Eu tenho dúvida de que o prazo será prorrogado.

Estou esperançoso de que o Brasil ganhe.

Torço favoravelmente a que nosso candidato vença as eleições.

PERÍODO COMPOSTO


15  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Predicativas

= função sintática de predicativo

Meu sonho era que houvesse mais solidariedade no mundo.

O problema foi que não houve prazo para a entrega dos formulários.

PERÍODO COMPOSTO


16  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Apositivas

= função sintática de aposto

Meu sonho era apenas este: que houvesse mais solidariedade no mundo.

Dei-lhe um bom conselho: que se afastasse de problemas.

PERÍODO COMPOSTO


17  II. Período composto por subordinação

Orações subordinadas substantivas

Agentes da passiva

= função sintática de agente da passiva

Os jogadores foram recebidos por quem os apoiava.

Não registrada pela NGB, mas existe.

PERÍODO COMPOSTO


18  II. Período composto por subordinação

Oração subordinada substantiva introduzida por que:

Ela sabia que haveria prova na próxima semana.

É provável que haja prova na próxima semana.

Oração subordinada substantiva introduzida por se:

Não sabemos se os convidados chegarão cedo.

O jornalista perguntou ao político se ele voltaria a ser candidato.

Professor: destaque a diferença semântica no uso das conjunções que ou se em períodos compostos por subordinação.

PERÍODO COMPOSTO


19  III. Período misto

Não adianta ter beleza física e não ter inteligência.

Orações coordenadas entre si (uma não exerce função sintática em relação a outra), mas sintaticamente subordinadas à oração com o verbo adiantar.

PERÍODO COMPOSTO


substantivas - iniciadas por conjunção integrante, pronome ou advérbio interrogativo

adjetivas - iniciadas por pronome relativo

adverbiais - iniciadas por qualquer conjunção subordinativa, exceto as integrantes

Concordância nominal e verbal

 CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

A concordância nominal estuda a solidariedade que existe entre o substantivo e seus determinantes, e sua variação em gênero e número. A concordância verbal estuda a solidariedade que existe entre o verbo e o sujeito, e sua variação em número e pessoa. 

São termos determinados os substantivos e pronomes, e determinantes os artigos, pronomes, numerais, adjetivos e particípios.


2  I. Concordância nominal

Ocorre entre o núcleo e o predicativo ou adjunto adnominal.

Os alunos estavam empolgados com o projeto.

A clara manhã se elevara no horizonte.

Adjetivo posposto a dois (ou mais) substantivos com gêneros diferentes

Concorda com o mais próximo ou no masculino plural.

Comprei sapato e camisas novas.

Comprei sapato e camisas novos.

Professor: é preciso ressaltar aos alunos que as diferentes ações de concordância do adjetivo posposto a mais de um substantivo de gêneros diferentes acarretam diferentes significados, como ocorre nos dois exemplos apresentados. Note que o mesmo ocorre com os dois exemplos apresentados no item b do eslaide seguinte.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


3  I. Concordância nominal

Adjetivo anteposto a dois (ou mais) substantivos com gêneros diferentes

a) Concorda com o termo mais próximo quando desempenha

o papel de adjunto adnominal.

Você percebeu tamanha injustiça e desconforto?

b) Concorda com o mais próximo ou no plural quando desempenha o papel de predicativo.

Adquirimos arruinados garagem e quintal.

Adquirimos arruinada garagem e quintal.

Há casos em que o adjetivo deve concordar com o termo mais próximo por causa do sentido.

Ganhou de presente um relógio e um frango saboroso.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


4  I. Concordância nominal

Palavras específicas

Obrigado

Concorda com o substantivo a que se refere. Emprega-se a mesma regra para: mesmo (pronome), próprio, incluso, anexo, leso e quite.

Muito obrigado, disse o diretor.

Muito obrigadas, responderam as secretárias.

Menos

É sempre invariável.

Nessa classe há menos mulheres do que homens.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


5  I. Concordância nominal

Palavras específicas

Mesmo

a) Invariável quando desempenha o papel de advérbio ou conjunção.

Elas fizeram isso tudo sozinhas mesmo?

Mesmo sem ter estudado, passaram de ano.

b) Variável quando desempenha o papel de pronome demonstrativo.

Elas mesmas fizeram o trabalho.

Meio

a) Variável quando desempenha o papel de numeral.

Meu irmão comeu meia melancia.

b) Variável quando desempenha o papel de substantivo.

Ônibus, trem e avião são meios de transporte.

c) Invariável quando desempenha o papel de advérbio.

As portas estão meio fechadas apenas.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


6  I. Concordância nominal

Palavras específicas

Bastante

a) Variável quando desempenha o papel de pronome indefinido ou adjetivo.

Fiz bastantes concursos.

Há motivos bastantes para a demissão.

b) Invariável quando desempenha o papel de advérbio.

Somos bastante esforçados.

É proibido, é necessário, é bom, é permitido, é vedado

As expressões são invariáveis quando apresentam sentido genérico, e variáveis quando apresentam sentido específico.

É proibido entrada. É proibida a entrada.

Manteiga é bom. A manteiga é boa.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


7  I. Concordância nominal

Palavras específicas

Só, alerta e longe

a) Variáveis quando desempenham o papel de adjetivo.

As testemunhas ficaram sós.

Andei por longes lugares.

b) Invariáveis quando desempenham o papel de advérbio.

Só as testemunhas sabem a verdade.

Há lugares longe daqui.

Pseudo

É um prefixo, portanto invariável.

Exceto, tirante, salvo, mediante e não obstante

São preposições, portanto invariáveis.

De forma que, de modo que, de sorte que e de maneira que

São locuções conjuntivas, portanto invariáveis.

Alerta - só varia quando for substantivo. Como advérbio, é invariável.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


8  I. Concordância nominal

Adjetivos formados por dois ou mais adjetivos

Varia apenas o último elemento (com poucas exceções).

Houve conflitos franco-germânicos.

Exceção. O homem surdo-mudo. Os homens surdos-mudos.

Adjetivos compostos

formados por cor + substantivo

Os dois elementos são invariáveis.

As blusas vermelho-sangue. (sangue = substantivo)

formados por cor + adjetivo

Somente o segundo elemento é variável.

Suas camisetas verde-claras. (clara = adjetivo)

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


9  II. Concordância verbal

Sujeito simples

Coletivo

O verbo concorda no singular.

O cardume foi pescado ilegalmente.

Coletivo acompanhado de determinante

O verbo concorda com o coletivo ou com o determinante.

Um cardume de sardinhas foi pescado ilegalmente.

Um cardume de sardinhas foram pescadas ilegalmente.

Formado por nome próprio no plural (Amazonas, Patos, Alagoas, Santos)

a) Com artigo, o verbo ficará no plural.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque.

b) Sem artigo, o verbo ficará no singular.

Minas Gerais possui grandes fazendas de café.

c) Com títulos de obras, admitem-se as duas concordâncias.

Os Sertões conta a saga de Canudos.

Os Sertões contam a saga de Canudos.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


10  II. Concordância verbal

Formado pelos pronomes relativos que ou quem

a) Em que, o verbo concorda com o antecedente.

Sou eu que fiscalizo esses pedidos.

b) Em quem, o verbo concorda com o antecedente (para fazer uma concordância enfática) ou fica na 3a pessoa do singular.

Sou eu quem fiscalizo esses pedidos.

Sou eu quem fiscaliza esses pedidos.

Pronome indefinido e interrogativo

a) Com pronome no singular, o verbo concorda no singular.

Qual de nós comprará o carro?

b) Com pronome no plural, o verbo concorda na 3a pessoa do plural ou com o pronome pessoal.

Quais de nós viajarão (viajaremos)?

Quais de vós são (sois) capacitados para realizar esta tarefa?

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


11  II. Concordância verbal

Sujeito composto por diferentes pessoas gramaticais

Anteposto

O verbo irá para o plural.

O dólar e o euro inflacionaram o real.

Posposto

O verbo concorda no plural ou com o núcleo do sujeito mais próximo.

Chegaram o diretor e o professor.

Chegou o diretor e o professor.

Com ideia de reciprocidade, o verbo concorda sempre no plural.

Ofenderam-se o vendedor e o cliente.

Núcleos sinônimos

O verbo pode concordar no singular ou no plural.

Medo e terror é (são) frequente(s) em cidades grandes.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


12  II. Concordância verbal

Sujeito composto por diferentes pessoas gramaticais

Núcleos resumidos por pronome indefinido e dispostos em gradação

a) Com sujeito resumido por um pronome indefinido, o verbo ficará no singular.

Sapato, calça, camisa e meia tudo estava no lugar.

É o único caso em que o verbo deixa de concordar com o sujeito para concordar com o aposto.

b) Com sujeito em gradação, o verbo concorda no singular ou no plural.

Um sussurro, uma fala, um grito teria (teriam) resolvido tudo.

Gradação é uma figura de estilo ou semântica que consiste em uma sequência de ideias, em ordem crescente ou decrescente.

Sujeito composto por diferentes pessoas gramaticais

O verbo vai para o plural na pessoa que prevalecer. A 1ª pessoa prevalece sobre as demais, e a 2ª pessoa prevalece sobre a terceira.

Eu, tu e ele compramos o livro.

Tu e ele fizestes (fizeram) a lição.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


13  II. Concordância verbal

Núcleo ligado por ou, nem

O verbo fica no singular se há ideia de exclusão ou sinonímia, ou no plural, se há ideia de inclusão, concorda com o núcleo mais próximo se há ideia de retificação.

João ou Jonas será o presidente do clube. (exclusão = o clube terá somente um presidente)

Laranja ou maçã fazem bem à saúde. (inclusão = as duas frutas são saudáveis)

O candidato ou os candidatos  que fizerem parte de uma coligação devem informar essa situação à justiça eleitoral. (retificação = 'ou melhor')

O complemento verbal ou o objeto é um termo integrante da oração. (sinonímia)

Um e outro, nem um nem outro

O verbo fica no singular.

Nem um nem outro atendeu o meu pedido.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


14  II. Concordância verbal

Verbos impessoais

Sempre na 3a pessoa do singular

Faz cinco anos que estive aqui.

Havia muitas mulheres e crianças na fila.

Se como pronome apassivador e índice de indeterminação do sujeito

a) Como pronome apassivador, o verbo concorda normalmente com o sujeito da oração. Aparece com verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos.

Intimem-se as partes. (As partes sejam intimadas)

Enviou-se o telegrama a Beatriz. (O telegrama foi enviado a Beatriz)

b) Como índice de indeterminação do sujeito, o verbo fica na 3a pessoa do singular. Aparece com verbos transitivos indiretos, intransitivos e de ligação.

Precisa-se de empregados. (“de empregados” é objeto indireto)

Vive-se bem no interior. ('bem' e 'no interior' são adjuntos adverbiais)

Era-se mais feliz antigamente. ('feliz' é predicativo do sujeito e 'antigamente' é adjunto adverbial)

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


15  II. Concordância verbal

Verbo ser

a) Em predicados nominais, quando o sujeito for representado por um dos pronomes tudo, nada, isto, isso, aquilo, o verbo concorda com o predicativo.

Tudo são flores.

b) A concordância com o sujeito pode ocorrer quando se quer enfatizá-lo.

Aquilo é sonhos vãos.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


16  II. Concordância verbal

Verbo ser

c) Concorda com a expressão numérica em: horas, datas, distâncias.

São duas horas.

É uma hora.

São trinta quilômetros até o cartório.

É um quilômetro até o cartório.

Atenção. Podem ocorrer as duas concordâncias em datas; quando a palavra “dia” está subentendida, o verbo fica no singular.

Hoje são 24 de outubro. / Hoje é (dia) 24 de outubro.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL


17  II. Concordância verbal

Verbo ser

d) Concorda tanto com o sujeito quanto com o predicativo.

O problema é as pesquisas de opinião pública.

O problema são as pesquisas de opinião pública.

Atenção. A concordância se torna obrigatória com o termo que designa pessoa.

A coisa mais importante da minha vida são meus amigos.

e) Expressões de quantidade: peso, medida, preço, tempo, valor.

O verbo concorda sempre no singular.

Um é pouco, dois é bom, três é demais.

f) Era uma vez: invariável, mesmo seguida de substantivo plural.

Era uma vez um lugarzinho no meio do nada. (Sandy & Junior / Toquinho)

Era uma vez três porquinhos.

g) Pronomes interrogativos que e quem: concorda com o predicativo.

Quem são os interessados?

Que são gametas?

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Verbos - classificação e conjugação

 O que você deve saber sobre

VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Quando conjugados, os verbos apresentam variações de formas que determinam sua classificação.


2  Classificação dos verbos segundo a prosódia

Formas verbais

Rizotônicas

Apresentam o acento tônico no radical.

Ele sempre pede ajuda ao professor quando não consegue resolver os exercícios.

Arrizotônicas

Apresentam o acento tônico na terminação.

Maria Clara partirá no próximo voo rumo à Itália.

VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

3  Classificação e conjugação dos verbos

Verbos regulares - o radical permanece o mesmo na conjugação

Eu trabalho em comércio exterior.

Muitas pessoas trabalhavam em bancos públicos.

Minha irmã trabalhará como executiva em uma grande empresa.

Verbos irregulares - os radicais se alteram e/ou as terminações não seguem o modelo de conjugação

Aquele aluno sabia tudo sobre a matéria da prova.

Os funcionários souberam da greve pelos jornais.

VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO


4  Classificação e conjugação dos verbos

Verbos anômalos - sofrem profundas alterações no radical

Ser e ir

Eu fui uma criança muito brincalhona.

Eu sou, hoje, um trabalhador metódico.

VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO


5  Classificação e conjugação dos verbos

Verbos defectivos - apresentam conjugação incompleta

Adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, colorir, explodir, demolir, extorquir, ressarcir, computar, viger, soer (costumar) etc.

aturdir = atordoar

brandir = acenar

delir = apagar, deletar

exaurir = esgotar, ressecar

excelir = destacar-se

fremir = gemer

haurir = beber, sorver

puir = desgastar

ruir = desaparecer, desabar

retorquir = retrucar, contestar, argumentar contrariamente

urgir = ser urgente

tinir = soar

pascer = pastar

aguerrir = tornar valoroso

combalir = tornar debilitado

comedir = controlar, moderar

descomedir-se = exceder-se

embair = enganar

empedernir = petrificar, endurecer

esbaforir-se = estar ofegante

espavorir = assustar-se

remir = adquirir de novo, libertar, resgatar, indenizar, reparar, isentar, recuperar-se

renhir = disputar

transir = trespassar, penetrar

VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO


6  Classificação e conjugação dos verbos

Verbos abundantes - possuem duas ou mais formas equivalentes. Normalmente a abundância ocorre no particípio.

Nós hemos (ou havemos) de vencer a batalha.

O particípio regular é empregado com os auxiliares ter e haver. O sujeito é sempre o agente da ação.

Eu tinha aceitado o emprego.

O particípio irregular é empregado com os auxiliares ser e estar. O sujeito é sempre o paciente da ação.

O emprego foi aceito por mim.

Os verbos abrir, cobrir, dizer, escrever, fazer, ver e vir só possuem a forma irregular: aberto, coberto, dito, escrito, feito, visto e vindo - que também é gerúndio

Os verbos pagar, pegar, ganhar e gastar hoje são usados apenas na forma irregular: pago, pego, ganho e gasto, que substituíram as antigas pagado, pegado, ganhado e gastado.

VERBO: CLASSIFICAÇÃO E CONJUGAÇÃO

Pronomes pessoais e de tratamento

 O que você deve saber sobre

PRONOMES

Pronome é a classe variável de palavras que substitui ou determina um substantivo, uma expressão ou uma oração. Os pronomes indicam as três pessoas do discurso, isto é, as que participam ou são objetos dele.


2  I. Função substantiva e função adjetiva dos pronomes

Pronome substantivo

Isso foi um grande erro.

Todos permaneciam em silêncio durante a prova.

Pronome adjetivo

Meus amigos são somente aqueles três.

Qualquer indivíduo tem direito à saúde e à educação.

PRONOMES


3  II. Função coesiva Pronome substantivo anafórico

O Brasil possui reservas florestais fundamentais para o controle da poluição no planeta. Essa condição faz do país centro das atenções de ativistas ecológicos.

Pronome substantivo catafórico

A verdade é esta: o Brasil é um país importante quando se trata de questões climáticas.

PRONOMES


4  Pronomes pessoais retos e oblíquos

III. Pronomes pessoais

Pronomes pessoais retos e oblíquos

Pessoas

Retos

Oblíquos

Primeira

eu

me, mim, comigo

Segunda

tu

te, ti, contigo

Terceira

ele/ela

o, a, lhe, se, si, consigo, ele, ela

nós

nos, nós, conosco

vós

vos, vós, convosco

eles/elas

os, as, lhes, se, si, consigo, eles, elas

Singular

Plural

Eu e tu são sempre pronomes retos. Os demais podem ser retos ou oblíquos.

PRONOMES


5  III. Pronomes pessoais

Função sintática dos pronomes pessoais retos e oblíquos

Sujeito

Elas chegaram atrasadas ao casamento.

Predicativo do sujeito

O vendedor será ele.

Vocativo (somente os pronomes tu e vós)

Ó vós, que sois minha esperança!

Complemento verbal direto e indireto

O policial de trânsito nos (c.v. direto) orientou sobre o deslizamento de terra na estrada.

O diretor ofereceu a mim (c.v. indireto) uma bela proposta de promoção.

PRONOMES


6  III. Pronomes pessoais

Função sintática dos pronomes pessoais retos e oblíquos

Observação

Se precedidos de preposição, os pronomes retos ele, ela, nós podem exercer a função de complemento verbal.

A professora atribuiu o mérito a ele e não a nós. (c.v. indireto)

Se precedidos de verbos terminados em r, s ou z, os pronomes oblíquos o, a, os, as assumem as formas lo, la, los, las.

Ganhou um iPod, mas quis vendê-lo (vender + o).

A casa? Vendemo-la (Vendemos + a).

Fez os exercícios? Fi-los (Fiz + os).

PRONOMES


7  III. Pronomes pessoais

Função sintática dos pronomes pessoais retos e oblíquos

Observação

Se precedidos de verbos terminados em -m, -ão e -õe, assumem as formas: no, na, nos, nas.

Entregaram-no (Entregaram + o) à Justiça.

As propinas, dão-nas (dão + as) aos amigos.

As vantagens, propõe-nas (propõe + as) sempre aos amigos.

PRONOMES


8  III. Pronomes pessoais

Função sintática dos pronomes pessoais retos e oblíquos

Objeto direto

O professor avisou-o (a, os, as) da falta.

Objeto indireto

O professor atribuiu-lhes uma falta.

Observação

Sou-lhe grato. (complemento nominal do adjetivo grato).

O namorado beijou-lhe a boca (sua boca). (o pronome lhe é adjunto adnominal de boca, uma vez que corresponde ao pronome possessivo sua)

Deixaram-me chegar atrasado. (sujeito do verbo chegar)

É o único caso em que funciona como sujeito, com verbo causativo e sensitivo.

Quando tônicos, podem exercer as seguintes funções:

Objeto indireto

Leia isso para mim.

Objeto direto preposicionado

Amo muito a ela.

Complemento nominal

Não sinto nenhuma falta de ti.

Agente da passiva

Essa questão deverá ser resolvida por mim.

Adjunto adverbial

Você quer dar uma volta conosco?

PRONOMES


9  III. Pronomes pessoais Função reflexiva ou recíproca

Maria cortou-se com a faca.

Nós nos machucamos muito com essas brigas constantes.

Os torcedores agrediram-se durante o jogo.

(pronome reflexivo - ação reflete no próprio sujeito)

(pronome recíproco - ação é mútua entre os sujeitos) 

PRONOMES


10  III. Pronomes pessoais Função reflexiva ou recíproca Observação

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, não se admite o emprego dos pronomes oblíquos no início dos períodos. Mas esse emprego é comum na linguagem informal e a literatura já registra esse uso.

Me diga onde você estava. (em vez de Diga-me onde você estava)

A expressão a gente também é empregada com frequência na linguagem coloquial, em substituição ao pronome pessoal reto nós. A literatura já registra esse uso. No entanto, o verbo que a acompanha deve ficar na terceira pessoa do singular.

A gente comprou o livro adotado. (que corresponde a Nós compramos o livro adotado)

PRONOMES


11  IV. Pronomes de tratamento

Você (Vocês)

Usado sempre por extenso

Emprego: para pessoas com quem temos intimidade. Geralmente grafada com inicial minúscula.

Senhor (Senhora, Senhores, Senhoras)

Abreviatura: Sr. (Sra., Srs., Sras.)

Emprego: para pessoas pelas quais temos certo respeito (idade, profissão etc.). 

Senhorita (Senhoritas)

Abreviatura: Srta. (Srtas.)

Emprego: para moças solteiras.

Vossa Alteza (Vossas Altezas)

Abreviatura: V. A. (VV. AA.)

Emprego: príncipes, duques e arquiduques.

Vossa Majestade (Vossas Majestades)

Abreviatura: V. M. (VV. MM.)

Emprego: reis e imperadores.

Vossa Senhoria (Vossas Senhorias)

Abreviatura: V. Sa. (V. Sas.)

Emprego:

a) oficiais até coronel;

b) funcionários públicos graduados;

c) comerciantes;

d) pessoas com cargos importantes, para as quais não haja tratamento específico;

e) pessoas a quem se quer atribuir uma certa importância. Também se usa em textos escritos, como cartas comerciais, ofícios e requerimentos.

Vossa Excelência (Vossas Excelências)

Abreviatura: V. Exa. (V. Exas.)

Emprego:

a) oficiais-generais das forças armadas: marechais, generais, almirantes e brigadeiros.

b)  autoridades do governo, entre as quais:

chefes do Executivo: presidentes, governadores, prefeitos, incluídos os vices;

ministros de Estado e de Tribunais;

senador, deputado federal, deputado estadual e distrital, vereador;

secretário de Estado;

embaixador;

juiz de direito, federal, eleitoral, do trabalho;

desembargador;

chefe do Gabinete Civil da Presidência da República;

chefe do Gabinete Militar da Presidência da República;

advogado-geral da União;

procurador-geral da República;

presidentes de estabelecimentos bancários ou financeiros nacionais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Central, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social etc.);

presidentes de instituições culturais e científicas nacionais (Academia Brasileira de Letras, Academia Nacional de Medicina, Conselho Federal de Educação, Academia Brasileira de Ciências etc.).

Vossa Santidade

Abreviatura: V. S.

Emprego: papas.

Vossa Excelência Reverendíssima (Vossas Excelências Reverendíssimas)

Abreviatura: V. Exa. Revma. (V. Exas. Revmas.)

Emprego: bispos e arcebispos.

Vossa Eminência (Vossas Eminências)

Abreviatura: V. Ema. (V. Emas.)

Emprego: cardeais.

Vossa Paternidade (Vossas Paternidades)

Abreviatura: V. P (VV. PP.)

Emprego: superiores de ordens religiosas (abade, prior, superior).

Vossa Reverendíssima (Vossas Reverendíssimas)

Abreviatura: V. Revma. (V. Revmas.)

Emprego: sacerdotes em geral (padre, cônego, frade, monsenhor, reitor de seminário etc.).

Vossa Magnificência (Vossas Magnificências)

Abreviatura: V. Maga. (V. Magas.)

Emprego: reitores de universidades.

Não cabe um *Vossa Meritíssima (como alguns gramáticos andam ensinando por aí), assim como não cabe um *Vossa Excelentíssima (como alguns parlamentares andam usando por aí), pois se criaria uma exótica e inaceitável sequência [vossa+adjetivo]. No mundo jurídico, é muito comum (e adequado) usar-se Meritíssimo como adjetivo de tratamento para magistrados. Ao nos dirigirmos diretamente a um juiz, podemos simplesmente utilizar Merítissimo — ou Meritíssima, caso se trate de uma juíza. 

PRONOMES


12  IV. Pronomes de tratamento

Empregos dos pronomes pessoais e de tratamento

a) Vossa e sua

Vossa Senhoria poderia providenciar a documentação que solicitei?

(pessoa com quem se fala)

Sua Senhoria ainda não providenciou a documentação que solicitei.

(pessoa de quem se fala)

b) Conosco e com nós

Ele vai conosco, mas volta só.

(sem especificador)

Ele vai com nós três.

(seguido de especificador: mesmos, próprios, todos, numeral ou oração subordinada adjetiva, iniciada pelo pronome relativo que)

PRONOMES


13  IV. Pronomes de tratamento

Empregos dos pronomes pessoais e de tratamento

c) Eu e mim

Este livro é para eu ler. (eu é sujeito do verbo ler)

Ler o livro é fácil para mim.

(sujeito oracional: ler o livro; objeto indireto: para mim)

d) Entre mim ou entre eu?

Entre mim e ti está tudo acabado.

Entre mim e você está tudo acabado.

Entre mim e ela está tudo acabado.

PRONOMES


14  IV. Pronomes de tratamento

Empregos dos pronomes pessoais e de tratamento

Observação

Pronomes de tratamento concordam com a terceira pessoa do verbo, embora se refiram à segunda pessoa.

Você chegou atrasado para o jantar!

O senhor pode entrar agora.

Na linguagem coloquial é comum o emprego de seu e dona como pronomes de tratamento, antes de um nome próprio. Quando antes de um adjetivo, seu pode ser ofensivo.

Queira sentar-se, seu João.

Como vai, dona Maria?

Dicionário Houaiss - 2009

Seu: s. m. redução de senhor (tratamento respeitoso) Empregado diante de nome de pessoa, ou de outro axiônimo, ou de palavra designativa de profissão: seu Joaquim / seu doutor / seu delegado 

Femininos: sinhá, sinha, siá, sia, senha

Empregado também com valor afetivo (seu bobinho!), de forma jocosa (p. ex.: aposto que seu Tiago saberá a resposta [sendo Tiago uma pessoa jovem]) ou disfêmica (seu pateta!), ou, ainda, com matiz interjetivo (tinha coragem de me enfrentar nada, seu!); nestes casos, há no Brasil os femininos sua, senha, sinha 

Etimologia: ver em senhor

PRONOMES

Substantivo - o que você deve saber sobre

 SUBSTANTIVO

Substantivo é a classe de palavras variável que denomina todos os seres. Sob o ponto de vista da formação, o substantivo pode ser simples, composto, primitivo e derivado. Sob o ponto de vista do sentido, pode ser comum, próprio, concreto e abstrato.


2  I. Classificação dos substantivos

Quanto à composição

Substantivos simples: formados por um só radical

pedra, moleque, lua, sol

Substantivos compostos: formados por mais de um radical

girassol, guarda-chuva, couve-flor

Substantivos primitivos: formadores de outros substantivos, adjetivos e verbos

pedra, flor, livro

Substantivos derivados: formados a partir de um substantivo primitivo

pedregulho, floresta, livraria

SUBSTANTIVO


3  I. Classificação dos substantivos

Quanto à significação ou à denotação

Substantivos próprios: designam, particularmente os seres.

Maria, Itália, Bidu

Substantivos comuns: designam, de modo geral, seres de uma mesma espécie.

mulher, país, cachorro

Observação

Entre os comuns, incluem-se os coletivos - embora no singular, indicam um conjunto de seres da mesma espécie.

manada, matilha, flora

SUBSTANTIVO


4  I. Classificação dos substantivos

Quanto à significação ou à denotação

Substantivos concretos: designam seres reais ou imaginários, que não dependem de outro para existir.

anjo, bruxa, fada, cadeira, tijolo, caderno

Substantivos abstratos: designam conceitos, estados de espírito, qualidades morais, pensamento ou ação que dependem de outro ser para existir. São derivados de verbos ou adjetivos.

justiça, tranquilidade, paixão, pesca, beleza

Professor: é importante ressaltar aos alunos que a classificação “substantivo concreto” não designa apenas substantivos de existência material. Nomes de divindades, seres imaginários, dias da semana, meses do ano e estações do ano são, por exemplo, substantivos concretos.

Um mesmo substantivo pode ser concreto ou abstrato: imagem - representando seres ou objetos: concreto / imagem - representação mental: abstrato

SUBSTANTIVO


5  II. Flexão dos substantivos

o garoto, a caneta, o lápis

Substantivos biformes:

gato / gata

pato / pata

Flexão de gênero

SUBSTANTIVO


6  II. Flexão dos substantivos

Regras para mudança de gênero

Substantivos terminados em -ão mudam para -ã, -oa, -ona.

alemão / alemã

Substantivos terminados em consoante recebem o acréscimo de -a no feminino.

pastor / pastora

Substantivos terminados em -e passam para -a.

parente / parenta

Substantivos terminados em -ês, -l, e -z recebem o acréscimo de -a.

oficial / oficiala

Substantivos indicadores de profissões, cargos ou ocupações especiais e de títulos recebem o acréscimo de –esa, -essa e -isa.

cônsul / consulesa

Professor: mencione aos alunos as formações irregulares para o feminino (como avô/avó, herói/heroína, réu/ré, rei/rainha).

SUBSTANTIVO


7  II. Flexão dos substantivos

Classificação dos substantivos uniformes

Epicenos: designam animais e plantas com o acréscimo do adjetivo distintivo.

jacaré fêmea; mamoeiro macho

Comuns de dois gêneros: designam profissões, cargos, estados de espírito, conceitos, entidades, pessoas. O gênero é diferenciado pelo artigo ou outro determinante.

o repórter / a repórter

o doente / a doente

Sobrecomuns: substantivos que têm uma só forma para o masculino ou para o feminino.

a testemunha; o cadáver

Alguns, como genro / nora, padrinho / madrinha, pai / mãe, apresentam radical diferente, são chamados de heterônimos.

SUBSTANTIVO


8  II. Flexão dos substantivos

A semântica dos gêneros

a capital: cidade; o capital: dinheiro

a cabeça: parte do corpo; o cabeça: líder

a rádio: emissora; o rádio: aparelho

a crisma: sacramento; o crisma: óleo

a moral: ética; o moral: estado de espírito

a cura: ato de curar; o cura: padre

a lente: instrumento óptico; o lente: professor

a lotação: capacidade; o lotação: ônibus

a grama: relva; o grama: medida de massa

a polícia: corporação; o polícia: policial

a tormenta: temporal; o tormento: tortura

Aceitam dois gêneros - o/a personagem, o/a diabetes, o/a usucapião

Flexão de número

Os filhos reencontram-se com o pai.

SUBSTANTIVO


9  II. Flexão dos substantivos

Regras para o plural dos substantivos simples

Terminações em -al, -el, -ol e -ul passam o l para -is.

túnel / túneis

Terminações em -il (oxítonas) passam para -is.

anil / anis

Terminações em -il (paroxítonas) passam para -eis.

projétil / projéteis

Aos terminados em vogal ou ditongo oral acrescenta-se -s.

história / histórias

Aos terminados em -s (oxítonas ou monossílabos tônicos) acrescenta-se -es.

freguês / fregueses

SUBSTANTIVO


10  II. Flexão dos substantivos

Regras para o plural dos substantivos simples

Aos terminados em -r ou -z acrescenta-se -es.

juiz / juízes

repórter / repórteres

Terminados em -m passam para -ns.

álbum / álbuns

Terminados em -ão passam para -ões, -ães, -ãos.

balão / balões

alemão / alemães

cidadão / cidadãos

Muitos admitem mais de um plural: cirurgião - cirurgiões / cirurgiães; refrão - refrões / refrães; verão - verões / verãos; anão - anões / anãos; aldeão - aldeões / aldeãos / aldeães

Os terminados em -s (paroxítonos e proparoxítonos) são invariáveis.

o ônibus / os ônibus

Os terminados em -x são invariáveis.

o clímax / os clímax

Para os nomes das letras, numerais substantivados e nomes próprios, estes fazem o plural normalmente. Em siglas, acrescenta-se um S minúsculo, sem apóstrofo. Nos substantivos estrangeiros, aportuguesados ou não, estes fazem o plural normalmente, exceto nos que terminam em s ou z.

Alguns só são usados no plural: núpcias, óculos, pêsames, parabéns.

Alguns apresentam o timbre fechado no singular e aberto no plural: esforço / esforços, imposto / impostos.

Alguns mudam o sentido no singular e no plural: vencimento (fim) e vencimentos (salário), bem (virtude) e bens (riquezas), costa (litoral) e costas (parte do corpo), féria (remuneração) e férias (descanso).

SUBSTANTIVO


11  II. Flexão dos substantivos

Regras para formação do plural dos substantivos compostos

Compostos não ligados por hífen: flexiona-se apenas o segundo elemento.

girassol / girassóis

passatempo / passatempos

SUBSTANTIVO


12  II. Flexão dos substantivos

Regras para formação do plural dos substantivos compostos

Compostos ligados por hífen

Com preposição

pimentas-do-reino, bichos-de-pé

Plural dos substantivos compostos por dois substantivos, por substantivo e adjetivo, por adjetivo e substantivo, por numeral e substantivo e por substantivo e pronome.

cachorros-quentes, primeiros-ministros, tenentes-coronéis, ares-condicionados

Plural dos substantivos compostos por verbos, advérbios ou prefixos, seguidas de substantivo ou adjetivo

beija-flores, alto-falantes, vice-campeões

SUBSTANTIVO


13  II. Flexão dos substantivos

Regras para formação do plural dos substantivos compostos

Compostos ligados por hífen

Plural dos substantivos que designam tipos específicos: somente o primeiro ou ambos vão para o plural

canetas-tinteiro(s), salários-família(s)

Plural dos substantivos formados pelos prefixos grão-, grã- e bel-: somente o último vai para o plural

grão-duques, bel-prazeres, grã-cruzes

Plural dos substantivos compostos por palavras que se repetem ou onomatopaicas: somente o último vai para o plural. Se os elementos repetidos forem verbos, ambos podem ir para o plural

tico-ticos, reco-recos, bem-te-vis, os pisca(s)-piscas

Plural dos substantivos compostos por frases substantivas, por palavra invariável e por verbos de sentido oposto: permanecem invariáveis

os bumba meu boi, os sem-teto, os vai e volta

SUBSTANTIVO


14  II. Flexão dos substantivos

Flexões de grau do substantivo

Grau aumentativo analítico: substantivo + adjetivo

boca enorme, casa grande

Grau aumentativo sintético: substantivo + sufixo

bocarra, casarão

Grau diminutivo analítico: substantivo + adjetivo

boca pequena, casa minúscula

Grau diminutivo sintético: substantivo + sufixo.

boquinha, casebre

Também pode ser obtido com o uso de prefixos: supermercado, hipermercado, megaevento, minidicionário, microempresário.

Nem sempre indicam tamanho, podem indicar desprezo ou crítica, e também carinho.

Alguns parecem aumentativos ou diminutivos, mas não são: cartão, fogão, cartilha, folhinha (calendário).

SUBSTANTIVO

Artigo, numeral, preposição e interjeição - O que você deve saber sobre

 ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO

Artigo é a classe de palavra variável que indica o gênero e o número do substantivo, podendo também particularizá-lo ou generalizá-lo. Numeral é a classe de palavra variável que indica a quantidade de pessoas ou coisas ou marca sua posição em uma série. Preposição é a classe de palavra invariável cuja função é unir e relacionar dois termos de um período. Interjeição é a classe de palavra invariável empregada para exprimir emoções, avisos, desejos etc.


2  I. Artigo Classificação dos artigos O repórter chegou rapidamente.

A repórter chegou rapidamente.

Um repórter chegou rapidamente.

Uma repórter chegou rapidamente.

Classificação dos artigos

Artigo definido

Aquele é o prédio sobre o qual eu havia comentado com você.

Este é o técnico adequado para o nosso time.

Artigo indefinido

Um policial esteve aqui ontem.

Visitei uma cidade interessante no ano passado.

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


3  I. Artigo O artigo e os gêneros dos substantivos

a cabeça (parte do corpo) / o cabeça (líder)

a capital (cidade) / o capital (dinheiro)

a rádio (emissora) / o rádio (aparelho)

a crisma (sacramento) / o crisma (óleo santo)

a moral (ética) / o moral (estado de espírito)

a grama (relva) / o grama (medida de massa)

a cura (ato de curar) / o cura (padre)

a cisma (desconfiança) / o cisma (separação religiosa)

a polícia (corporação) / o polícia (policial)

a tormenta (temporal) / o tormento (tortura)

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


4  I. Artigo Valores semânticos do artigo Ronaldo é o jogador.

Paguei uns R$ 1.000,00 naquele aparelho de televisão.

Depois do almoço, eu tenho uma preguiça!

O garotinho machucou a perna.

Paulo é o aluno.

Não assistiremos a um jogo, assistiremos ao jogo.

(qualidade)

(aproximação)

(reforço, intensidade)

(posse - substitui o pronome possessivo em nomes de partes do corpo, peças de vestuário, qualidades do espírito e graus de parentesco)

Artigo e grau superlativo

(grau superlativo absoluto)

(grau superlativo relativo)

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


5  II. Numeral Classificação dos numerais

Comprei duas motocicletas novas.

Aquele garoto é o primeiro da classe.

Tenho três irmãos.

A seleção brasileira de basquete ficou em terceiro lugar.

Espero receber o triplo com a nova promoção.

Um décimo dos trabalhadores recebe um bom salário.

Classificação dos numerais

cardinal - quantidade exata

ordinal - ordem

multiplicativo - aumento proporcional da quantidade

fracionário - diminuição proporcional da quantidade


Existem numerais que se referem a um conjunto de seres, com número delimitado, chamam-se numerais coletivos. Referem-se a quantidades, dias, meses, anos, unidades de medida e versos.

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


6  II. Numeral Flexão dos numerais Variação em gênero

Duzentos mil candidatos compareceram para o concurso público.

Duas mulheres chegaram à primeira etapa do concurso.

Variação em número

Três milhões de reais foram desperdiçados naquela obra.

Sobraram-me apenas dois terços de meu salário.

Observação: os cardinais, quando substantivados, vão para o plural se terminarem em som vocálico e ficam invariáveis se terminarem em s ou z.

Obtivemos dois dez e três cincos.

Cardinais - invariáveis, exceto um, dois e as centenas de duzentos a novecentos, que variam em gênero, milhão, bilhão e trilhão, que variam em número

Ordinais - variam em gênero e número

Multiplicativos - invariáveis em função substantiva, variam em gênero e número com função adjetiva

Fracionários - variam em gênero e número de acordo com o cardinal que o antecede

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


7  III. Preposição Locuções prepositivas Gosto de uva.

Irei ao clube com você.

Locuções prepositivas

abaixo de, apesar de, ao encontro de, acerca de, a respeito de, a fim de, além de, ao invés de, antes de, de acordo com, graças a, junto de, debaixo de, em frente a, diante de, graças a, a par de, através de, à custa de, depois de, em função de, fora de, por causa de, dentro de, perto de, por baixo de, em lugar de, em vez de, de encontro a, em meio a, ao nível de, etc.

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


8  III. Preposição Classificação das preposições

a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

afora, conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, menos, não obstante, salvo, segundo, senão, tirante, visto, como, que.

Essenciais - preposições propriamente ditas

Acidentais - palavras de outras classes gramaticais que eventualmente podem exercer função de preposição, resultam de uma derivação imprópria - também chamada de conversão

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


9  III. Preposição Valor semântico das preposições

Assustou-se com a buzina do carro.

A casa de João foi alugada.

Aquela casa de madeira foi destruída pela ventania.

Fechou a porta com as chaves.

Partiremos com os amigos.

A literatura brasileira é afim da portuguesa.

(causa)

(posse)

(matéria)

(instrumento)

(companhia)

(afinidade)

Não é sempre que a preposição apresenta sentido. Às vezes, serve como mero elemento conector.

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


10  IV. Interjeição Locução interjetiva

Ufa! Terminei o trabalho antes do tempo.

Ai, essa doeu!

Minha nossa! Quase perdi a hora!

Por Deus! Preciso de ajuda!

Locução interjetiva

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO


11  IV. Interjeição Classificação das interjeições

Oba! Vou ganhar presente!

Af! Não aguento mais.

Ui! Calma! Isso machuca!

Ah, como é bom!

(alegria)

(impaciência)

(dor)

(prazer)

Uma mesma interjeição pode expressar vários sentimentos.

Ah! Não encontrei o que procurava... – desapontamento

Ah! Que fantástico! – admiração

Ah! Machuquei meu dedo... - dor

Ah! Então era você o dono do cachorro que estava sendo maltratado? – reprovação

Ah! Meu namorado veio! – alegria

ARTIGO, NUMERAL, PREPOSIÇÃO E INTERJEIÇÃO

Advérbio e conjunção - o que você deve saber sobre

 ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO

Advérbio é a classe de palavra invariável que exprime circunstâncias. Conjunção é a classe de palavra invariável que liga duas orações ou dois termos de uma mesma oração.


2  I. Advérbio Joana fala muito. Verbo Joana é muito bonita.

Joana come muito pouco.

Verbo

Adjetivo

Advérbio

Modifica o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios, acrescentando a essas classes determinadas circunstâncias.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


3  I. Advérbio

Também pode modificar uma oração inteira, atribuindo a ela uma determinada circunstância.

Infelizmente, a seleção não se apresentou bem no último jogo.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


4  I. Advérbio Locução adverbial A encomenda chegara pela manhã.

De modo algum faremos troca da mercadoria.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


5  I. Advérbio Classificação dos advérbios

a) Afirmação: sim, realmente, certamente, efetivamente, deveras

b) Tempo: agora, ainda, amanhã, anteontem, antes, breve, cedo, depois, então, hoje, já, jamais, logo, nunca, ontem, outrora, sempre, tarde, enfim, etc.

c) Lugar: abaixo, acima, adiante, aí, além, ali, aquém, aqui, atrás, através, cá, defronte, dentro, detrás, fora, junto, lá, longe, onde, perto, etc.

d) Modo: assim, bem, depressa, devagar, mal, melhor, pior; e quase todos terminados em -mente: fielmente, levemente, rapidamente, etc.

e) Dúvida: talvez, acaso, possivelmente, provavelmente, eventualmente, quiçá

f) Negação: não, nunca, jamais, tampouco, nem.

g) Intensidade: bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, quanto, quão, quase, meio, tanto, tão, etc.

Locução adverbial de lugar: a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, por aqui.
Locução adverbial de tempo: às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, às vezes, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, hoje em dia, logo mais, mais tarde, nunca mais.
Locução adverbial de modo: de cor, em vão, em geral, de soslaio, frente a frente, de viva voz, em silêncio, em geral, à vontade, à toa, ao vivo, sem medo, ao contrário, em detalhes.
Locução adverbial de intensidade: em excesso, por completo, à beça.
Locução adverbial de afirmação: com certeza, sem dúvida, de fato, na verdade, com efeito.
Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, em hipótese alguma.
Locução adverbial de dúvida: quem sabe, por certo.

Professor: é importante ressaltar aos alunos que, quando empregamos de forma sequenciada dois advérbios de modo terminados com o sufixo –mente, apenas o último trará esse sufixo. Por ênfase, este pode ser repetido.

Ele agiu calma e tranquilamente.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


6  I. Advérbio Advérbios interrogativos Quando é que nós voltaremos?

Onde vamos passar as férias?

Como faço minha inscrição neste curso?

Por que você aceita esse tipo de tratamento?

Para que ele insiste nesse projeto falido?

Quanto custa uma casa neste condomínio?

onde - lugar / como - modo / quando - tempo / por que - causa / quanto - preço e intensidade / para que - finalidade

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


7  I. Advérbio Graus do advérbio Grau comparativo

Chegou tão cedo quanto o diretor.

Chegou mais cedo que o diretor.

Chegou menos rápido que o diretor.

Igualdade

Superioridade

Inferioridade

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


8  I. Advérbio Graus do advérbio Grau superlativo

a) Superlativo sintético

Acordou muito atrasado.

b) Superlativo analítico

Acordou muitíssimo atrasado.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


9  I. Advérbio Formas que assumem a função de adjetivo e de advérbio

Ela fala rápido.

As meninas estavam meio tristes.


I. Advérbio Palavras e locuções denotativas

Assemelham-se a advérbios, mas não possuem uma classificação gramatical específica.

Adição - ainda, além disso

Comeu tudo e ainda queria mais.

Afastamento - embora

Foi embora daqui.

Afetividade - ainda bem, felizmente, infelizmente

Ainda bem que você chegou.

Aproximação - quase, lá por, bem, uns, cerca de, por volta de

Joana voltou cerca de meia-noite.

Designação - eis

Eis o sol radiante!

Exclusão - apenas, só, salvo, menos, exceto, fora, exclusive, tirante, sequer, senão

Apenas um abraçou a causa.

Explicação - isto é, por exemplo, a saber, ou seja

Li vários livros, por exemplo, os de aventura.

Inclusão - também, até, mesmo, inclusive

Até eu fui intimado.

Realce - cá, lá, só, é que, ainda, mas

Eu é que sei dos meus problemas.

Retificação - aliás, ou melhor, digo

Todos querem preservar a natureza, ou melhor, devem.

Situação - afinal, agora, mas, então

Afinal, quais são suas conclusões?

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


10  II. Conjunção Conjunções coordenativas Aditivas

E, nem, mas também, mas ainda, como também (depois de não só), mais (na matemática ou em linguagem regional)

Os jornalistas entrevistaram o deputado e questionaram sua conduta.

Ele não só realizou o trabalho, como também o apresentou ao gerente.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


11  II. Conjunção Conjunções coordenativas Adversativas

Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão (= mas sim), e (= mas)

Minha irmã fez um bolo, porém ficou muito ruim.

Ela não desenha um traço, contudo é excelente escritora.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


12  II. Conjunção Conjunções coordenativas Alternativas

Ou (repetida ou não), ora, quer, já, seja (repetidas)

Você estuda ou brinca.

Ela ora chora, ora ri.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


13  II. Conjunção Conjunções coordenativas Explicativas

Porque, pois (antes do verbo), porquanto, que

Voltem, porque estamos atrasados.

Vou dormir, pois estou cansado.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


14  II. Conjunção Conjunções coordenativas Conclusivas

Portanto, logo, por isso, por conseguinte, então, destarte, dessarte, pois (depois do verbo)

O piloto correu muito, logo chegou em primeiro lugar.

Gostava de brincar, por conseguinte não era levado a sério.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


15  II. Conjunção Conjunções coordenativas

Uma mesma conjunção ou locução conjuntiva pode assumir mais de um sentido.

Trabalhou muito e descansou em seguida.

Trabalhou muito e foi promovido.

Trabalhou muito e foi dispensado.

Adição

Conclusão

Adversidade

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


16  II. Conjunção Conjunções subordinativas Causais

Porque, porquanto, como (no início da oração), já que, visto que, uma vez que (com verbo no indicativo), na medida em que

Como não trabalhou, foi dispensado.

Foi aprovado, uma vez que estudou bastante.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


17  II. Conjunção Conjunções subordinativas Finais

Para que, a fim de que, que, porque (= para que)

Preparou o projeto, a fim de que a empresa o aprovasse.

Fomos à mostra no Masp para que aprendêssemos mais sobre arte moderna.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


18  II. Conjunção Conjunções subordinativas Temporais

Quando, enquanto, logo que, assim que, desde que, sempre que, antes que, depois que, até que, mal 

Mal chegou, sentou-se na primeira fila.

Assim que chegou, sentou-se na primeira fila.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


19  II. Conjunção Conjunções subordinativas Condicionais

Se, caso, desde que, contanto que, a menos que, exceto se, salvo se, a não ser que, sem que, uma vez que (com verbo no subjuntivo)

Caso você vá ao clube, não deixe de levar roupa de banho.

Irá viajar, a menos que algo maior o impeça.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


20  II. Conjunção Conjunções subordinativas Conformativas

Conforme, como, segundo, consoante

Conforme combinado, estarei lá no horário previsto.

Segundo lhe disseram, estaria em bom lugar.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


21  II. Conjunção Conjunções subordinativas Concessivas

Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, apesar de que, nem que

Trabalhava, embora já estivesse aposentado.

Fui ao teatro, ainda que preferisse ir ao cinema.

A ideia de concessão está ligada à ideia de contraste, de quebra de expectativa.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


22  II. Conjunção Conjunções subordinativas Comparativas

Como, assim como, mais... (do) que, menos... (do) que, tão... quanto/como, tanto... quanto/como, tal qual

Ele é forte como um touro.

Ele é mais estudioso do que seu irmão.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


23  II. Conjunção Conjunções subordinativas Consecutivas

Que (precedida de tal, tão, tanto, tamanho), de forma que, de modo que, de sorte que, de maneira que

Aquele atleta correu tanto que terminou a corrida exausto.

Trabalhava muito, de modo que não tinha tempo para o lazer.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


24  II. Conjunção Conjunções subordinativas Proporcionais

À proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos

À medida que se preparavam para o evento, ficavam mais ansiosos.

À proporção que o país crescia economicamente, sua população diminuía.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


25  II. Conjunção Conjunções subordinativas Integrantes 

Não possuem valor semântico, apenas introduzem orações com função substantiva: sujeito, predicativo, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e aposto.

Que (certeza), se (dúvida)

Diga que me ama.

Perguntou-me se a queria.

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO


26  II. Conjunção Conjunções subordinativas

Uma mesma conjunção ou locução conjuntiva pode assumir mais de um sentido.

Como não trabalhou, não recebeu o salário.

Trabalhou como todos os outros (trabalharam).

Trabalha como o chefe orienta.

Conheço aquele garoto desde que éramos crianças.

Vou ao cinema desde que não seja filme de suspense.

Causa

Comparação

Conformidade

Tempo

Condição

ADVÉRBIO E CONJUNÇÃO

Adjetivo - o que você deve saber sobre

 ADJETIVO

Adjetivo é a classe de palavra variável que modifica o substantivo ou o pronome substantivo aos quais atribui características, estado, modo de ser, origem e aspecto variados.


2  I. O adjetivo Adjetivos qualitativos

Expressam propriedades, características ou circunstâncias ao substantivo a que se referem.

João é muito forte.

A proposta de trabalho é bem interessante.

ADJETIVO


3  I. O adjetivo Adjetivos determinativos

Pronomes adjetivos que estabelecem uma distinção específica ou certa extensão ao substantivo a que se referem.

Este meu irmão trabalha muito.

Várias mulheres estão no mercado de trabalho atualmente.

ADJETIVO


4  I. O adjetivo A semântica do adjetivo

Regularmente, os adjetivos são posicionados após o substantivo a que se referem.

Se posicionados anteriormente, ou enfatizam ou alteram o sentido do sintagma.

Tive ideia brilhante ou Tive brilhante ideia. (ênfase de sentido)

Conheço uma moça pobre ou Conheço uma pobre moça. (alteração de sentido)

moça pobre - sem recursos financeiros / pobre moça - infeliz


mulher grande - alta / grande mulher - importante

oficial alto - estatura / alto oficial - posto

médica simples - humilde / simples médica - insignificante

amigo velho - idoso / velho amigo - amizade antiga

pessoa qualquer - insignificante / qualquer pessoa - qualquer um

ADJETIVO


5  II. Classificação do adjetivo

Quanto à forma

Simples: apresenta um radical

branco / claro / feliz

Composto: apresenta mais de um radical

azul-claro / greco-romano / agropecuário

Primitivo: base para a formação de outros vocábulos

vermelho / leve / magro

Derivado: formado regularmente a partir de substantivos ou verbos, palavras primitivas às quais se acrescentam afixos

carinhoso / entristecido / desconfortável

ADJETIVO


6  II. Classificação do adjetivo

Quanto ao gênero

Uniforme:

garoto alegre / garota alegre

rapaz arrogante / moça arrogante

Biforme:

jogador brasileiro / a atleta brasileira

sonho belo / a nostalgia bela

ADJETIVO


7  II. Classificação do adjetivo

Locução adjetiva

Expressão que exerce a função de um adjetivo. É constituída regularmente de preposição + substantivo.

A estrada de ferro foi muito importante na formação do país.

A luz do sol em excesso pode provocar males à saúde.

Professor: comente com os alunos que muitas locuções adjetivas podem ser convertidas em forma simples, isto é, se tornar um adjetivo, como “do sol”: solar.

ADJETIVO


8  III. Flexão do adjetivo Flexão de grau Adjetivos pátrios

Referem-se a continentes, países, regiões, estados, cidades, etc. São sempre formados pelo acréscimo de um sufixo ao substantivo de origem.

Mato Grosso / mato-grossense

Belo Horizonte / belo-horizontino

Belém (do Pará) / belenense

África / africano

Não confunda com adjetivos gentílicos, que se referem somente a raças e povos.

Por isso, israelense é adjetivo pátrio e israelita é adjetivo gentílico.

ADJETIVO


9  III. Flexão do adjetivo Flexão de gênero

Adjetivos biformes flexionam de acordo com o substantivo a que se referem.

homens bondosos / mulheres bondosas

Adjetivos uniformes não flexionam em gênero.

problema difícil / questão difícil

ADJETIVO


10  III. Flexão do adjetivo Flexão de número

O adjetivo simples concorda com o substantivo a que se refere.

rapaz feliz / rapazes felizes

roupa branca / roupas brancas

ADJETIVO


11  III. Flexão do adjetivo Regras para o plural dos adjetivos simples

Aos adjetivos oxítonos terminados em -l substitui-se por -is:

sutil / sutis

infantil / infantis

Aos adjetivos paroxítonos terminados em -l substitui-se por -eis:

dócil / dóceis

amável / amáveis

Aos adjetivos terminados em -r ou -z acrescenta-se -es:

melhor / melhores

audaz / audazes

ADJETIVO


12  III. Flexão do adjetivo Regras para o plural dos adjetivos compostos

Apenas o último elemento dos adjetivos compostos flexiona em número.

Lente côncavo-convexa / lentes côncavo-convexas

Criança mal-educada / crianças mal-educadas

ADJETIVO


13  III. Flexão do adjetivo Casos especiais

São invariáveis os dois elementos dos adjetivos compostos azul-marinho, furta-cor, ultravioleta, zero-quilômetro e azul-celeste.

calça azul-marinho / calças azul-marinho

vestido azul-celeste / vestidos azul-celeste

pulseira furta-cor / pulseiras furta-cor

carro zero-quilômetro / carros zero-quilômetro

raio ultravioleta / raios ultravioleta

Não confunda com infravermelho, que é variável:

radiação infravermelha / raios infravermelhos

Os dois elementos do adjetivo composto surdo-mudo flexionam.

rapaz surdo-mudo / rapazes surdos-mudos

Adjetivos compostos indicadores de cores são invariáveis se o segundo elemento for um substantivo.

saia verde-oliva / saias verde-oliva

sofá marrom-café / sofás marrom-café

ADJETIVO


14  III. Flexão do adjetivo Flexão de grau

Grau comparativo: estabelece relação de igualdade, superioridade ou inferioridade de um substantivo em relação a outro.

Igualdade:

Lídia é tão bonita quanto Raquel. Ela é tão alegre quanto (ou como) ele.

Superioridade:

Lídia é mais bonita que Raquel. Ele é mais alegre que (ou do que) ela.

Inferioridade:

Lídia é menos bonita que Raquel. Ele é menos alegre que (ou do que) ela.

Professor: ressalte aos alunos que o grau comparativo de superioridade dos adjetivos grande, bom, pequeno, mau corresponde às formas sintéticas maior, melhor, menor e pior e que, ao comparar duas qualidades do mesmo substantivo, usa-se a forma analítica.

A casa é mais grande do que confortável.

ADJETIVO


15  III. Flexão do adjetivo Flexão de grau

Grau superlativo: há intensificação de características atribuída pelo adjetivo.

Relativo: qualidade de um substantivo que sobressai em relação a outro ou a um conjunto de outros, tanto na expressão de superioridade quanto de inferioridade.

Mateus é o mais inteligente da turma. (superlativo relativo de superioridade)

Mateus é o menos inteligente da turma. (superlativo relativo de inferioridade)

ADJETIVO


16  III. Flexão do adjetivo Flexão de grau Grau superlativo

Absoluto: qualidade intensificada de um substantivo sem relação com outro ou outros.

Analítico: adjetivo modificado pelo advérbio muito, bastante, etc. Paula é extremamente (excessivamente, excepcionalmente, demasiadamente) bela.

Sintético: acrescenta-se o sufixo -íssimo, -imo ou -rimo ao radical do adjetivo. Conversa interessantíssima.

ADJETIVO


17  III. Flexão do adjetivo

Flexão de grau: adjetivos bom, mau, grande e pequeno

ADJETIVO


18  III. Flexão do adjetivo Flexão de grau

Alguns superlativos absolutos sintéticos

agudo: acutíssimo

cruel: crudelíssimo, cruelíssimo

doce: docíssimo, dulcíssimo

dócil: docílimo, docilíssimo

fiel: fidelíssimo

livre: libérrimo, livríssimo

são: saníssimo

Professor: na página 183 do material impresso, você encontrará mais exemplos de superlativos absolutos sintéticos.


Os adjetivos bom, mau, grande e pequeno possuem formas especiais:

comparativo de superioridade - melhor, pior, maior, menor

superlativo absoluto sintético - ótimo, péssimo, máximo, mínimo

superlativo relativo de superioridade - o melhor, o pior, o maior, o menor

Também destacar que existem outras formas de superlativo absoluto, como prefixos (super, ultra, mega, hiper, arqui, extra), expressões coloquiais, repetição do adjetivo, diminutivo, aumentativo, uso do artigo definido com ênfase, expressão 'um senhor', e, na linguagem da internet, repetição de um fonema ou caixa alta. 

E também que existem comparativos e superlativos irregulares, como supremo, sumo, póstumo, último, extremo e íntimo, que derivam de superior, inferior, posterior, ulterior, exterior e interior, este frequentemente usado como substantivo por oposição a capital, a litoral ou a exterior.