quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Grupo A. Cândido - Retrospectiva 2018

Linhas e carros mudando de empresa, marca Transnacional sendo vista no fretamento, mudanças em linhas. Como foi o ano em que o Grupo A.Cândido esteve em pleno movimento.
Por Ônibus Paraibanos-Josivandro Avelar
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O ano de 2018 foi intenso no Grupo A.Cândido. A Transnacional, principal marca do grupo, passou pela maior quantidade de mudanças e alterações estruturais como nunca antes em seus 31 anos de existência como principal marca da holding campinense.
Consolidando sua posição como maior grupo empresarial de transporte da Paraíba e um dos maiores do Nordeste, o Grupo A.Cândido mexeu como nunca antes em sua estrutura, principalmente na Grande João Pessoa, maior mercado onde atua. O grupo continuou forte, unido, e em pleno movimento.
Veja um resumo de tudo o que aconteceu nesse ano por lá – e na Santa Maria.
Da Transnacional para a Reunidas, 3 foram e 2 voltaram


Carro 08111 na linha 601-Bessa; carro era o 0748 da Transnacional e era fixo do 601, foi junto com a linha para a Reunidas.

Entre maio e julho, 3 linhas foram passadas da Transnacional para a Reunidas. Foram elas as linhas 601, 510 e 511 via Hiper Bompreço. A Transnacional deixou temporariamente a Zona Norte, deixando para trás as praias de Tambaú, Manaíra e Bessa, com as linhas da Penha como as únicas a atenderem às praias, deixou parte do Manaíra Shopping, resumindo sua presença às linhas 1500, 5100 e 5204, contando com apenas uma linha radial no corredor 5: a 517-Castelo Branco/UFPB via Epitácio, resumindo suas operações em João Pessoa aos setores de Mangabeira, Cristo, Rangel, Bancários, Castelo Branco e linhas circulares.
As três linhas foram para a Reunidas, e levaram os carros junto. Todo mundo que estava nelas foi renumerado de 08111 para cima, levando a frota a ir até 08137. Mais carros tiveram de ser adicionados à Reunidas, uma vez que carros da Transnacional foram remanejados para lá. Para tanto, vários carros deixaram a frota de Cabedelo.
Com as várias renumerações, até cenas como essa foram vistas, como a do 08123, que era o 07029. Para que você não se perca, o carro voltou a ser 07029.
Se ninguém poderia esperar a saída de três linhas tão importantes para a Transnacional, muito menos poderia esperar a volta de duas delas. Menos de 60 dias depois, as linhas 510 e 511 retornaram para a Transnacional, mais uma vez levando os ônibus junto, que receberam as numerações antigas de volta, iniciando uma inesperada segunda temporada, retornando à empresa que operava as duas linhas desde 1988, sem alteração nos itinerários e horários, que permanecem como estão. 1 ano depois, a 511 foi reincorporada à Reunidas.
Já outros carros, como 07034 e 07128, voltaram em outras carrocerias. Como os originais foram transferidos de vez para Cabedelo, coube aos antigos 0805 e 0861, que já foram de Cabedelo como 08138 e 08147, passarem para a Transnacional, tendo passado desse modo em todos os departamentos da garagem de Água Fria.
Carros como o 0778 só precisaram arrancar adesivos para retomarem as suas antigas numerações. Já outros foram renumerados na tinta, e por conta disso, os abaixo de 0799 (referência) passaram a contar com a numeração fixa de 5 dígitos – ou centena zero.

Antes da ida da 511 para a Reunidas, ela sofreu uma alteração em seu itinerário.
A partir da avenida Nego, no bairro de Tambaú, passou a fazer retorno pela rua Infante Dom Henrique (lateral do Geo Pré-Vestibular), seguindo seu itinerário normal pela avenida João Câncio. 
Para os que estão no Centro ou na Epitácio Pessoa e têm como destino o Mercado de Artesanato têm como opção as linhas 510 e 513.
Quem está no Mercado de Artesanato e quer se dirigir para a área do Manaíra Shopping tem como opção as linhas 5600, 5603 e 5605.


0778 chegou a ser renumerado, mas voltou a ser 0778, assim como a linha voltou para a Transnacional.
Já a linha 601-Bessa, permaneceu na Reunidas, mas perdeu 5 de seus 7 carros para…
…A conquista do Conde



Aqui começamos a contar a história da licitação do Consórcio Metropolitano, que foi dividida em dois lotes: além da já prometida licitação de Bayeux, Cabedelo e Conde tiveram suas linhas licitadas, e isso ajuda a explicar toda a intensidade dessas mudanças que estamos relatando nesta retrospectiva.
A Transnacional passou a concentrar toda a operação das linhas metropolitanas, assumindo por licitação as linhas que pertenciam tanto à Reunidas quanto à Santa Maria. Ficou com Bayeux, Cabedelo e Conde. Quem poderia esperar?
A Transnacional entrou em Cabedelo sem ninguém perceber. Isso se deu quando ela começou a substituir as numerações de seus ônibus de 08XXX – da Reunidas – para 510XX. Parecia ser a liberação de todas as numerações da Reunidas para a frota municipal, mas era a Transnacional entrando em Cabedelo.
Como a frota do Conde fazia parte do mesmo lote na licitação do DER, os ônibus das linhas intermunicipais da cidade também passaram a contar com a numeração 510XX. A Santa Maria saía de cena pela porta da frente e de maneira inesperada para muitos, visto que ninguém poderia imaginar que deixaria as linhas do Conde, herdadas da Boa Viagem, e isso tendo renovado a frota com três ônibus zero no início do ano.
Saíam os carros da Santa Maria, entraram os da Transnacional. Para as linhas da BR-101 – que utilizam bilhetagem seccionada -, apareciam os 5 carros que deixaram a linha 601-Bessa, além de mais 3 unidades herdadas de outras linhas. Para a linha 5305, da PB-008, que é intermunicipal, carros que operaram na Transnacional – alguns até da própria frota municipal – entraram em cena até a inclusão da frota definitiva, que conta com três ônibus que pertenceram à frota municipal da Transnacional.
E quem iria cobrir os buracos cavados pelos 5 carros que deixaram a linha 601-Bessa?
A troca do Grotão!


Carro da Santa Maria na 101A-Grotão, a antiga 101 da Reunidas. Esse carro mesmo é o antigo 5301, transferido da frota do Conde assim como outros cinco carros.
Desde a fundação da Santa Maria, em 2010, e com a inclusão de duas linhas da Reunidas no mesmo ano – as linhas 109-Rua do Rio e 1510-Circular – já era esperado que isso um dia fosse acontecer no Grotão. E o tempo vinha cantando a bola.
Primeiro as linhas 114, e mais para frente a 101, foram esticadas até o Colinas. Depois foi a vez do 114 ser ainda mais esticado até a sua transferência para a Santa Maria e posterior incorporação à linha 116-Colinas do Sul. Mas ainda tava faltando alguém.
A troca de empresas das linhas 510, 511 e 601 envolveu o mesmo consórcio, o Unitrans. A 101 saiu da Unitrans para ir para a Navegantes. É a mesma linha, sem alterações nos itinerários e horários.
Até que esse dia chegou. A linha 101-Grotão, uma das linhas “fundadoras” da Reunidas, mudou de empresa no dia 1º de setembro, passando como esperado para a Santa Maria. Porém diferente das últimas trocas, nessa ela teve que alterar o código, que estava atrelado à Unitrans. Saía o 101-Grotão e entrava a linha 101A-Grotão, que nada mais é do que a mesma linha, operada por outra empresa.
E para que isso fosse possível, entram aí a troca de empresa da 601-Bessa e a transferência das linhas do Conde. Quem está operando a linha 101A são seis ônibus que estavam na frota do Conde. Já os carros da Reunidas que operavam a linha 101-Grotão foram para o 601-Bessa, além de trocas com as linhas 513-Tambaú/Bessa e 521-Val Paraíso, que no fim liberaram os 5 Torinos de 2016 que estavam na linha 601-Bessa para as linhas 5301 e 5302 do Conde. Era preciso apenas isso para a Santa Maria sair de vez do Litoral Sul e assumir a 101.
Outros dois carros da frota do Conde foram incorporados à frota municipal, mas eram Torinos 1418, que reforçaram as linhas 002-Roger e I009-Boa Esperança, liberando Torinos 1722 para o Grotão – completando as sete vagas – e reservas das linhas do Centro.
Segue o xadrez: sua linha não roda mais no domingo, nem no feriado


Linha 304-Castelo Branco: linha deixou de rodar aos domingos, sendo suplementada pelas Circulares dos Bancários.

Os usuários das linhas 304-Castelo Branco, 2303 e 3203-Mangabeira se reprogramaram para andar de ônibus aos domingos e feriados, exceto em dias de provas como o Enem.
Essas linhas deixaram de rodar nesses dias, circulando somente de segunda a sábado devido à falta de demanda aos domingos e feriados, e sobrou para os usuários de outras quatro linhas, que agora passaram a andar e esperar mais pelo ônibus.



A linha 304-Castelo Branco teve o itinerário suplementado pelas linhas 3510 e 5310, dos Bancários. Já as linhas 2303 e 3203, de Mangabeira, foram suplementadas pelas linhas 2307 e 3207, da Penha.
E por essa, você esperava?


A marca Transnacional rompeu barreiras em 2018.
No mesmo mês em que a linha 601-Bessa passava para a Reunidas, o Grupo A.Cândido deu um verdadeiro pulo do gato para consolidar a sua empresa de fretamento e turismo. Para isso, a marca TBS teve que ir pro espaço, mudando o nome fantasia, não a razão social.
E entrou em seu lugar a já consagrada marca Transnacional. Com a pintura do arco misturada com as três listras, a marca da maior empresa de transporte coletivo da Paraíba agora poderia ser vista em várias cidades de no mínimo cinco estados nordestinos.
Como herdou a frota de quase 400 carros da TBS, pode ser visto de tudo na frota da Transnacional: de Ideale a Audace, de Campione a Viaggio, de Volare a – isso mesmo – van. A Transnacional também herdou as Sprinters da TBS.
E as novidades, como não poderia deixar de ser…
Apenas o Grupo A.Cândido investiu em frota zero quilômetro em 2018. As compras foram feitas em janeiro e agosto de 2018. E isso sem contar a grande quantidade de remanejamentos provocados pelas mudanças acima.
Para começar, o último lote de Torino 14 da empresa. A Transnacional adquiriu ônibus com cobrador para as linhas circulares 1500, 5100 e 3200. Já a Reunidas adquiriu ônibus sem cobrador para as linhas 102, 106 e 600. A Santa Maria adquiriu unidades sem cobrador para a linha 105-Cidade.
Já no segundo semestre de 2018, a Transnacional adquiriu suas duas primeiras unidades da atual configuração do Torino, até então chamada Torino S. De numerações 07133 e 07138, demoraram quase 100 dias para começarem a rodar. A unidade 07133 foi escalada na linha 2514-Mangabeira/Cristo-Epitácio e a unidade 07138, na linha 202-Geisel.


O ano de 2018 do Grupo A.Cândido foi realmente intenso e inesquecível, pela grande quantidade de mudanças experimentadas. Será que 2019 será assim? É o que veremos com mais histórias e matérias que contaremos no Ônibus Paraibanos.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Empresa de transporte de Cabedelo atende solicitação da população e muda itinerário da linha 5104-Jacaré/Intermares

Atendendo às solicitações dos moradores da Praia do Jacaré, a empresa de transporte intermunicipal Reunidas Transportes da cidade de Cabedelo,  “modificou” o itinerário da linha 5104-Jacaré/Intermares. A mudança que foi definida após uma reunião que contou com a participação de membros da associação dos moradores da comunidade atendida pela linha, representantes da empresa operadora do serviço e da Associação Metropolitana de Transporte Urbano da Grande João Pessoa (AMTU-JP), teve o objetivo de proporcionar mais conforto e agilidade no deslocamento dos usuários, que agora têm suas viagens mais rápidas. Com a mudança, os três ônibus da linha que antes faziam 36 viagens passaram a realizar 57 viagens/dia. Apenas na última viagem, às 22:10 da noite, a linha segue até o centro da Capital. Por incrível que pareça, a linha conserva sua origem radial.

Esse aumento do número de viagens foi possível em função da redução do deslocamento da linha que agora sai do Jacaré segue por Intermares, Mar Vermelho, Oceano Atlântico e termina o percurso no terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luís, em frente ao mercado público do bairro, de lá retornando para o Jacaré. Os passageiros que desejam ir para João Pessoa integram no terminal e não pagam a segunda viagem.
“Antigamente, o percurso dos ônibus do Jacaré ia até o Centro de João Pessoa. Esse longo itinerário, fazia com que os ônibus demorassem muito a retornar e passar naquela região. Por isso, as queixas dos moradores com o tempo de espera eram frequentes. Com a diminuição do percurso, ficou mais rápido porque o ônibus sai do Jacaré, e vai até o terminal do Bessa e de lá volta para o Jacaré, sem ir até o Terminal de Integração do Varadouro, com isso, deixa de circular na Lagoa, no Centro e na avenida Epitácio Pessoa, não circula mais até o parque Sólon de Lucena, com exceção de feriados e ocasiões especiais, como a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, o Dia dos Namorados, o São João, as Olimpíadas e a Copa do Mundo”, explica o supervisor da área metropolitana da Reunidas/Cabedelo, Antônio Barreto.

Ele lembra ainda que chegando ao Terminal de Integração do Bessa os passageiros dispõe de várias linhas para ir para o Centro de João Pessoa, a exemplo da 513 – Tambaú/Bessa/Epitácio, da 601 – Bessa/Manaíra Shopping via Tancredo Neves e ainda a 603 – Bessa/Shopping. Barreto destaca também que com o cartão da bilhetagem o passageiro pode fazer a integração temporal em qualquer uma das 86 linhas de João Pessoa, de forma gratuita, dentro do intervalo de tempo de 30 minutos, seja para bairros próximos ou distantes. Essas linhas ligam o Terminal do Bessa ao Terminal do Varadouro. A linha só opera usando seu antigo percurso no período do Carnaval, no Natal, no Ano-Novo, na Semana Santa e no São João, e também em dias de provas como o Enem, concursos públicos e vestibulares de universidades e no período eleitoral, quando a demanda aumenta expressivamente, uma vez que esses destinos são muito procurados nessas épocas do ano.

Para o diretor da Reunidas/Cabedelo, Alberto Pereira, a mudança foi fundamental para racionalizar o tempo e as viagens da população. “Agora, estamos atendendo à demanda da população com maior agilidade, minimizando o tempo de espera de um novo ônibus”, destacou o empresário, lembrando que a solicitação de mudança partiu de uma sugestão dos próprios usuários e que ela foi autorizada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PB), órgão que regulamenta o sistema de transporte intermunicipal e estadual.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Novo Terminal de Integração do Bessa é inaugurado

O prefeito da Capital, Luciano Agra, e os empresários de transporte coletivo vão inaugurar nesta quinta-feira (31), às 8h, o novo Terminal no Bessa, das linhas 601 – Bessa/Manaíra Shopping (Transnacional), 603 – Bessa/Bessa Shopping com objetivo de melhorar a prestação de serviço do transporte público daquela área, dando mais segurança e conforto aos passageiros. O superintendente executivo de mobilidade urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade também participará do evento.
O novo terminal foi instalado na antiga União dos Servidores Municipais (USM), na rua Washington Luís, esquina com a rua Renato de Souza Maciel, próximo ao estacionamento na rua Tertuliano de Castro, em frente ao mercado público do bairro, para facilitar o acesso dos usuários. Com amplo espaço para embarque e desembarque, o terminal também conta com bancos para os usuários, bebedouro e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, guichê, lanchonete, praça de alimentação e TVs, além de espaço kids, lojas, sala de reunião, atendimento ao cliente, cinema, sala de leitura, cenário de vila, casa lotérica, posto de atendimento bancário avançado e caixas eletrônicos: Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco e Itaú, além de livraria, brinquedoteca, academia, agência de viagens, loja de conveniência e escritórios de contabilidade e advocacia.
O novo equipamento, fruto da parceria entre o poder público e da iniciativa privada, também servirá, posteriormente, para integrar fisicamente as linhas 5103 – Poço e 5104 – Jacaré/Intermares de Cabedelo com as linhas 601, 603 e 513 do sistema de João Pessoa, por meio do Terminal do Bessa, o que vai trazer grandes benefícios para o trânsito capital.
Integração temporal – Quando a nova operação começar a funcionar,  a população de Intermares e da Praia do Poço fará a integração temporal no novo terminal, e os ônibus das linhas 5103 – Poço e 5104 – Jacaré/Intermares de Cabedelo com as linhas 601, 603 e 513 do sistema de João Pessoa deixarão de circular nas avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e Argemiro de Figueiredo e Varadouro, voltando do Bessa para o seu destino de origem na cidade portuária.
O diretor de planejamento Adalberto Araújo informou que essa operação só vai começar após um acompanhamento feito pela fiscalização de transportes da Semob sobre o impacto que essa mudança pode provoca nas linhas do sistema de João Pessoa. Será observada a demanda de usuários das linhas 5103 e 5104  com destino ao Centro de João Pessoa, tendo como objetivo verificar a necessidade de redimensionamento das linhas 601 ,603 e 513 para melhor atender os usuários do sistema de transporte público.

quinta-feira (31) pelo prefeito da capital, Luciano Agra, e pelos donos das empresas concessionárias dos transportes coletivos, numa solenidade bastante prestigiada pela população. Na ocasião, Agra ressaltou a importância do serviço que vai beneficiar usuários de ônibus do Bessa e de Cabedelo.
“É uma plataforma de espera, de acomodação, e isso vai trazer uma grande melhoria no que diz respeito ao conforto dos passageiros e a eficiência do sistema como um todo, que passa a ter um terminal de integração metropolitano, envolvendo as linhas de ônibus de Cabedelo”, afirmou o prefeito.
Agra falou ainda sobre os projetos para a mobilidade urbana da cidade e as intervenções que beneficiam a população, onde muitas foram realizadas dentro da política de parcerias público/privado. O prefeito enfatizou a qualidade dos serviços de transporte público e afirmou que isso só está sendo possível devido à parceria com as empresas concessionárias. “Hoje podemos dizer que temos um sistema de transporte de qualidade”, afirmou, lembrando que apesar de muito bom, o transporte público ainda sofre por não ter prioridade nas vias. Para minimizar esse problema, o prefeito enfatizou as intervenções que serão realizadas com o PAC da Mobilidade, que vão priorizar os ônibus, nos principais corredores da cidade, com faixas exclusivas.
Serviço melhor – A rotina da dona de casa, Maria do Carmo Silveira, de 40 anos, vai mudar. Ela passou a contar com o serviço do Terminal de Integração do Bessa e acredita que agora sua vida vai melhorar muito. “Antes esperava o ônibus em um local inseguro e sem conforto. Agora vai ficar muito melhor”, comentou, ao entrar nas dependências do equipamento público que conta com espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino e feminino, acesso para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva e TEA, lanchonete e guichês, além de uma sala para fiscalização, reuniões e treinamentos.
Além de dar mais conforto e segurança à dona Maria do Carmo, o Terminal também vai melhorar a oferta de serviço para os usuários que moram no Poço e de Intermares, em Cabedelo. Eles serão beneficiados com um maior número de viagens em um curto espaço de tempo.
As linhas 5103 – Poço e 5104 – Jacaré/Intermares, de Cabedelo, que já fazem a integração tarifária temporal (o usuário não paga a segunda passagem quando integra no sistema de transporte de João Pessoa) com as linhas 601-Bessa/Shopping, 603-Bessa/Shopping e 513-Tambaú/Bessa de João Pessoa, vão passar a fazer também a integração física, com a entrega do novo terminal. Ou seja, as linhas de Cabedelo chegam ao terminal, deixam os usuários e voltam o seu local de origem, sem ter que ir ao Terminal de Integração do Varadouro, reduzindo o tempo de espera.
Trânsito – Com essa intervenção, as duas linhas intermunicipais deixarão de circular pela Avenida Epitácio Pessoa e área Central. “O objetivo é diminuir o fluxo de ônibus circulando na Epitácio Pessoa, por onde passam essas linhas, e aumentar a frequência da oferta de serviço para quem mora em Cabedelo”, disse o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade. Apenas na última viagem, às 22:10 da noite, as linhas seguem até o centro da Capital.
Ele explicou que essa operação só vai começar após um acompanhamento feito pela fiscalização de transportes da Semob sobre o impacto que essa mudança pode provoca nas linhas do sistema da Capital. Será observada a demanda de usuários das linhas 5103 e 5104 com destino ao Centro de João Pessoa, tendo como objetivo verificar a necessidade de redimensionamento das linhas 601, 603 e 513 para melhor atender aos usuários do sistema de transporte público. As linhas 601, 603 e 513 operam, respectivamente, com  8, 6 e 7 veículos cada uma. As linhas só operam no Centro usando seu antigo itinerário no período do Réveillon e Natal.
Serviço – O novo terminal fica localizado na rua Washington Luis, em frente ao mercado público do Bessa.