sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Novo Terminal de Integração do Bessa é inaugurado

O prefeito da Capital, Luciano Agra, e os empresários de transporte coletivo vão inaugurar nesta quinta-feira (31), às 8h, o novo Terminal no Bessa, das linhas 601 – Bessa/Manaíra Shopping (Transnacional), 603 – Bessa/Bessa Shopping com objetivo de melhorar a prestação de serviço do transporte público daquela área, dando mais segurança e conforto aos passageiros. O superintendente executivo de mobilidade urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade também participará do evento.
O novo terminal foi instalado na antiga União dos Servidores Municipais (USM), na rua Washington Luís, esquina com a rua Renato de Souza Maciel, próximo ao estacionamento na rua Tertuliano de Castro, em frente ao mercado público do bairro, para facilitar o acesso dos usuários. Com amplo espaço para embarque e desembarque, o terminal também conta com bancos para os usuários, bebedouro e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, guichê, lanchonete, praça de alimentação e TVs, além de espaço kids, lojas, sala de reunião, atendimento ao cliente, cinema, sala de leitura, cenário de vila, casa lotérica, posto de atendimento bancário avançado e caixas eletrônicos: Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco e Itaú, além de livraria, brinquedoteca, academia, agência de viagens, loja de conveniência e escritórios de contabilidade e advocacia.
O novo equipamento, fruto da parceria entre o poder público e da iniciativa privada, também servirá, posteriormente, para integrar fisicamente as linhas 5103 – Poço e 5104 – Jacaré/Intermares de Cabedelo com as linhas 601, 603 e 513 do sistema de João Pessoa, por meio do Terminal do Bessa, o que vai trazer grandes benefícios para o trânsito capital.
Integração temporal – Quando a nova operação começar a funcionar,  a população de Intermares e da Praia do Poço fará a integração temporal no novo terminal, e os ônibus das linhas 5103 – Poço e 5104 – Jacaré/Intermares de Cabedelo com as linhas 601, 603 e 513 do sistema de João Pessoa deixarão de circular nas avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e Argemiro de Figueiredo e Varadouro, voltando do Bessa para o seu destino de origem na cidade portuária.
O diretor de planejamento Adalberto Araújo informou que essa operação só vai começar após um acompanhamento feito pela fiscalização de transportes da Semob sobre o impacto que essa mudança pode provoca nas linhas do sistema de João Pessoa. Será observada a demanda de usuários das linhas 5103 e 5104  com destino ao Centro de João Pessoa, tendo como objetivo verificar a necessidade de redimensionamento das linhas 601 ,603 e 513 para melhor atender os usuários do sistema de transporte público.

quinta-feira (31) pelo prefeito da capital, Luciano Agra, e pelos donos das empresas concessionárias dos transportes coletivos, numa solenidade bastante prestigiada pela população. Na ocasião, Agra ressaltou a importância do serviço que vai beneficiar usuários de ônibus do Bessa e de Cabedelo.
“É uma plataforma de espera, de acomodação, e isso vai trazer uma grande melhoria no que diz respeito ao conforto dos passageiros e a eficiência do sistema como um todo, que passa a ter um terminal de integração metropolitano, envolvendo as linhas de ônibus de Cabedelo”, afirmou o prefeito.
Agra falou ainda sobre os projetos para a mobilidade urbana da cidade e as intervenções que beneficiam a população, onde muitas foram realizadas dentro da política de parcerias público/privado. O prefeito enfatizou a qualidade dos serviços de transporte público e afirmou que isso só está sendo possível devido à parceria com as empresas concessionárias. “Hoje podemos dizer que temos um sistema de transporte de qualidade”, afirmou, lembrando que apesar de muito bom, o transporte público ainda sofre por não ter prioridade nas vias. Para minimizar esse problema, o prefeito enfatizou as intervenções que serão realizadas com o PAC da Mobilidade, que vão priorizar os ônibus, nos principais corredores da cidade, com faixas exclusivas.
Serviço melhor – A rotina da dona de casa, Maria do Carmo Silveira, de 40 anos, vai mudar. Ela passou a contar com o serviço do Terminal de Integração do Bessa e acredita que agora sua vida vai melhorar muito. “Antes esperava o ônibus em um local inseguro e sem conforto. Agora vai ficar muito melhor”, comentou, ao entrar nas dependências do equipamento público que conta com espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino e feminino, acesso para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva e TEA, lanchonete e guichês, além de uma sala para fiscalização, reuniões e treinamentos.
Além de dar mais conforto e segurança à dona Maria do Carmo, o Terminal também vai melhorar a oferta de serviço para os usuários que moram no Poço e de Intermares, em Cabedelo. Eles serão beneficiados com um maior número de viagens em um curto espaço de tempo.
As linhas 5103 – Poço e 5104 – Jacaré/Intermares, de Cabedelo, que já fazem a integração tarifária temporal (o usuário não paga a segunda passagem quando integra no sistema de transporte de João Pessoa) com as linhas 601-Bessa/Shopping, 603-Bessa/Shopping e 513-Tambaú/Bessa de João Pessoa, vão passar a fazer também a integração física, com a entrega do novo terminal. Ou seja, as linhas de Cabedelo chegam ao terminal, deixam os usuários e voltam o seu local de origem, sem ter que ir ao Terminal de Integração do Varadouro, reduzindo o tempo de espera.
Trânsito – Com essa intervenção, as duas linhas intermunicipais deixarão de circular pela Avenida Epitácio Pessoa e área Central. “O objetivo é diminuir o fluxo de ônibus circulando na Epitácio Pessoa, por onde passam essas linhas, e aumentar a frequência da oferta de serviço para quem mora em Cabedelo”, disse o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade. Apenas na última viagem, às 22:10 da noite, as linhas seguem até o centro da Capital.
Ele explicou que essa operação só vai começar após um acompanhamento feito pela fiscalização de transportes da Semob sobre o impacto que essa mudança pode provoca nas linhas do sistema da Capital. Será observada a demanda de usuários das linhas 5103 e 5104 com destino ao Centro de João Pessoa, tendo como objetivo verificar a necessidade de redimensionamento das linhas 601, 603 e 513 para melhor atender aos usuários do sistema de transporte público. As linhas 601, 603 e 513 operam, respectivamente, com  8, 6 e 7 veículos cada uma. As linhas só operam no Centro usando seu antigo itinerário no período do Réveillon e Natal.
Serviço – O novo terminal fica localizado na rua Washington Luis, em frente ao mercado público do Bessa.

Nenhum comentário: