terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O 2017 do sistema pessoense

O 2017 do sistema pessoense – Parte 1

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Acervo Paraíba Bus Team
09111 e 09114
O ano de 2017 no sistema pessoense poderia ser morno. Poderia, mas também foi marcado por movimentações intensas.
Vamos destacar os principais fatos que movimentaram o transporte pessoense no ano de 2017.
A retração da Mandacaruense
2017 fica marcado como o ano em que a Mandacaruense se viu sem duas de suas principais linhas, e podia ter ficado sem outras duas – ou até tudo -, mas conseguiu reverter a situação.
Sem conseguir repor a frota de 2007 que teria de ser baixada de todo jeito, a Mandacaruense ficou com déficit de ônibus. Para tentar contornar a situação e manter o banco de reservas, cedeu as linhas 506 e 516 para a Marcos da Silva, que as operaria em caráter temporário. As opera até hoje.
Para isso, a Marcos da Silva incorporou à frota aqueles cinco Viales ex-Galo Branco que no início do ano operaram na Metro, em mais uma de suas malfadadas tentativas de se reerguer. Esses carros eram da investidora que havia sido destituída da empresa bayeense, que em resposta, retirou os ônibus de lá. Com o fim da Metro, esses ônibus operaram no emergencial de Bayeux, mas com o início das operações do Consórcio Metropolitano, foram colocados à venda. E como era de se esperar, ficaram na capital paraibana. Os ônibus tinham menos de cinco anos de uso e ainda davam um caldo.
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A Marcos da Silva ficou com eles. A empresa voltava a ter Viale na sua frota, dois anos depois de desativar os que seriam os últimos da empresa. Era a primeira vez que ela teria Viale 1722. Na prática, esses devem ser os últimos Viales de João Pessoa, uma vez que são mais novos que os articulados da Unitrans e São Jorge de 2011.
Os veículos foram escalados nas linhas 506 e 516, do Bairro dos Estados, que a Marcos da Silva assumira da Mandacaruense.
Mais um recuo
A Marcos da Silva ainda assumiu, por pouco tempo, a linha 505-Bairro dos Ipês, além de um horário da 604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna, no que não durou muito tempo.
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No meio disso, mais uma aquisição na Marcos da Silva. O carro 09116, ex-Rodotur, chega para a linha 516.
Foi por pouco
2017 foi, definitivamente, um ano para a Mandacaruense esquecer. Um atraso de salários levou a empresa ao estado de greve, no que durou uma manhã inteira. O Consórcio Navegantes socorreu as linhas da empresa, e duas linhas da Mandacaruense passaram 6 horas na Marcos da Silva: a 503-Padre Zé e a 504-Mandacaru. Até carro da Marcos da Silva estreou lá: o 09118, também ex-Rodotur.
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A Santa Maria operou parte da 602 também por igual período. Sem jamais esperar que isso acontecesse, improvisou papel ofício no pára-brisa com o nome “Ilha do Bispo”.
Com os problemas solucionados, a Mandacaruense se restabeleceu na mesma tarde. E ainda retomou as 505 e 604.
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Durante todo o ano de 2017, a Mandacaruense só incorporou dois ônibus – 04012 e 04029, todos dois ex-Pernambuco – e ainda entregou, com três anos de atraso, o 04015, o último dos 4 Sveltos ex-Metro e Santa Cruz incorporados pela empresa.

De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Acervo Paraíba Bus Team
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Seguimos contando os fatos do transporte pessoense, que de tão movimentado precisou de uma segunda matéria.
Agora, dedicamos espaço para contar o 2017 das demais empresas do sistema pessoense.
Consórcio Navegantes: implantação de padrão em tempo recorde
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A organização das empresas por consórcios começou em junho de 2011, quando as seis empresas do sistema pessoense se organizaram nos consórcios Unitrans (Transnacional e Reunidas) e Navegantes (São Jorge, Marcos da Silva, Mandacaruense e Santa Maria).
A Unitrans apresentou o seu padrão de cara, em 2011, mas até hoje ele não está completamente implantado na frota, que mescla duas pinturas do consórcio com as três listras ainda vistas em vários carros. Já a Navegantes só apresentou seu padrão em 2016, porém conseguiu uma proeza: a de implantar a nova pintura em todos os seus carros. O serviço foi concluído agora, no final do ano. Em se considerando o tempo da implantação dos consórcios até a apresentação do padrão, e daí até sua implantação completa, pode-se dizer que o serviço foi feito em tempo recorde.
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A Santa Maria foi a primeira a concluir, seguida da Marcos da Silva, da São Jorge, até a Mandacaruense. O último ônibus a receber o padrão deve ser o carro 04041, um Comil Svelto.
São Jorge: aproveitando tudo o que puder
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A São Jorge não adquiriu nenhum ônibus zero quilômetro em 2017, porém reaproveitou uma grande quantidade de ônibus oriundos do fretamento. Assim como no ano anterior, vários ônibus do fretamento que estavam dentro da idade média para operar em João Pessoa foram sendo incorporados à frota municipal.
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E entre esses incorporados, estavam carros de 2013 do modelo Svelto Midi da Comil. Pelo menos 10 unidades foram aproveitadas pela São Jorge na frota municipal, no que gerou a estreia não apenas do próprio modelo, mas do chassi OF-1519 Bluetec5 no sistema pessoense.
Unitrans e Santa Maria: as novidades zero quilômetro
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Mais uma vez, Transnacional, Reunidas e Santa Maria foram as únicas empresas do sistema pessoense a adquirirem ônibus zero quilômetro. Vieram cerca de 30 unidades, todas como esperado: Torinos OF-1721 Bluetec5. O detalhe é que essas unidades substituíam outras de 2013, que foram remanejadas para as empresas do grupo em Natal.
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A Transnacional distribuiu suas unidades em 4 linhas: 303-Mangabeira/Pedro II, 3510 e 5310-Bancários e 2514-Mangabeira/Cristo-Epitácio. As três primeiras tiveram suas frotas integralmente renovadas com os novos ônibus, enquanto a 2514 recebeu apenas uma única unidade, de prefixo 07199.
Já a Reunidas renovou a íntegra das frotas das linhas 600-Bessa e 2515/5210-Mangabeira, fazendo com que toda a frota da Reunidas que circula no corredor da 2 de Fevereiro fosse renovada de uma vez pela primeira vez em sua história.
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Já a Santa Maria renovou integralmente a linha 109-Rua do Rio, levando sua frota mais “antiga” – na realidade, saíam da 109 carros de 2014 e 2016 – para as linhas 105-Cidade e 116-Colinas do Sul.


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O xadrez das linhas de João Pessoa em 2016 / Paradas e plataformas da Lagoa

Se em 2016 as novidades da frota pessoense foram intensas, o mesmo se pode dizer também da própria estrutura das linhas. É esse jogo de xadrez que vamos mostrar nessa matéria da retrospectiva de 2016.
Fusões, transferências de terminal, novas linhas, alterações de toda natureza. O sistema pessoense mantém a sua fama de ser um jogo de xadrez, que se adapta conforme a população cresce.
Penha e Mangabeira: volte uma casa e refaça a jogada
O ano começou logo de cara com alteração em três linhas da Unitrans: as linhas 203, 2307 e 3207 foram fundidas, aliás, os carros da primeira foram distribuídos para as demais. Desse modo, as linhas 2307 e 3207 passariam a ter cada uma seis ônibus, com terminal no Quadramares. A linha 203 ainda não acabaria completamente, já que o tetéu rodava com esse número.
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Até aí tudo bem, porém há um detalhe que não pegou bem: as linhas 2307 e 3207 são as da Penha, e com a alteração, ambas deixariam de passar no bairro, fazendo com que os moradores da comunidade precisassem usar a integracional 207 para irem até Mangabeira e daí integrarem com as demais linhas. Ou até esperar os primeiros horários da manhã, que é quando as linhas iniciavam viagem da Penha, isso até 8 da manhã. Depois disso, sem ônibus. Os moradores da Penha não gostaram nada da ideia.
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O resultado: a alteração inicial durou só seis dias. Depois disso, a Unitrans voltou uma casa: as linhas 2307 e 3207 tiveram o itinerário da Penha restabelecido, bem como sua frota de dois ônibus cada uma. E refez a jogada: os quatro ônibus de cada linha que sobraram mantiveram o itinerário circular, porém rodariam com novas numerações: 2303 e 3203.
T de Tetéu
No meio do ano, as 12 linhas do Projeto Tetéu tiveram suas numerações alteradas. E só isso mesmo. A ideia era se adaptar ao sistema de GPS que estava sendo instalado nos ônibus do sistema pessoense, e com as numerações antigas, o sistema seria “enganado”, uma vez que as linhas fazem itinerários distintos do resto do dia.
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Assim, 101 virou T001, 104 virou T002, 108 virou T003, 118 virou T004, 203 virou T005, 301 virou T006, 504 virou T007, 507 virou T008, 510 virou T009, 601 (fim de semana) virou T010, 1500 virou T011 e 5100 virou T012. As 12 linhas viraram 11 quando a T003, que atendia o Alto do Mateus, foi extinta e teve seu itinerário incorporado à T002, do Bairro das Indústrias.

Novos códigos para as linhas que operam na madrugada
ANTES ATUAL ROTA
101 T001 Grotão - Tetéu
104 T002 Bairro das Indústrias - Tetéu
108 T003 Alto do Mateus - Tetéu
118 T004 Paratibe - Tetéu
203 T005 Mangabeira VII - Tetéu
301 T006 Mangabeira - Tetéu
504 T007 Mandacaru - Tetéu
507 T008 Cabo Branco - Tetéu
510 T009 Tambaú - Tetéu
601 T010 Bessa - Tetéu (fim de semana)
1500 T011 Circular - Tetéu
5100 T012 Circular - Tetéu
O itinerário das linhas permanecem sem alterações
102: Passando por cima
Outra alteração polêmica foi a da 102. A linha, que até então tinha o ponto final no Esplanada, seria fundida à linha A101-João Paulo II, iniciando viagem do terminal desta última. Desse modo, o ponto final do Esplanada estava extinto, e a 102, que saía vaga de lá, chegaria lotada ao Esplanada. Esse filme já foi visto em 2009, e a população do Esplanada não gostou nada.
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A comunidade fez reuniões, protestos, tentou evitar o quanto pôde a alteração, mas a Unitrans bateu o pé e a fez. A empresa ainda renovou a frota com veículos zero quilômetro de modo à melhorar a imagem da empresa junto à comunidade, uma vez que a insatisfação dos moradores era pública e notória.
Lá vem a Penha de novo…
…E dessa vez a envolvida é a 207. A linha deixou de circular aos domingos e feriados, circulando apenas de segunda a sábado; nesse dia a linha, que é integracional, roda como radial, via 2 de Fevereiro.
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A Semob esclareceu na ocasião que os horários da linha seriam compensados com reforço na linha 2307-Penha/Rangel-Pedro II, o que não aconteceu. Eram dois ônibus a menos na Penha aos domingos.
508 no Quadramares
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Ainda na Penha, a linha 508 – que roda como 507-Cabo Branco no letreiro – passou a rodar no Quadramares e Portal do Sol, rodando ainda em Jacarapé e tirando de circulação aos domingos e feriados outra integracional, a I007. Devido à falta de demanda, a linha passou a circular apenas de segunda a sábado.
115 de mudança
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Até então isolada num ponto final do Bairro das Indústrias, a 115-Distrito Industrial se juntou às linhas 104 e 1001 no ponto final do Loteamento Cidade Verde.
702: um ônibus para o Tiradentes
A linha 701 não cobre todo o Alto do Mateus. Por conta disso, a Semob criou a linha 702, que atende ao bairro via Acesso Oeste, mas com um percurso distinto, passando por áreas que a 701 não atende, como as comunidades Tiradentes e Santa Mônica.
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Por outro lado, a linha só tem um único ônibus.
A invenção de uma nova categoria de linha: a circular alimentadora
Os moradores do Valentina esperavam desde à inauguração do Mangabeira Shopping uma linha que os levasse até lá. E ela chegou em dobro: nasciam as linhas 9901 e 9902.
As linhas, operadas respectivamente pela Santa Maria e Transnacional, inauguravam uma nova categoria de linha na cidade de João Pessoa: a circular alimentadora. A diferença de uma para outra está em Mangabeira: a primeira vai pela Josefa Taveira e volta por Mangabeira por Dentro, e a segunda faz exatamente o oposto. Até então, o Valentina ainda não tinha linha para Mangabeira por Dentro.
Falando em Valentina…
Todo ano sempre tem uma alteração diferente em alguma linha radial do Valentina. E dessa vez a vítima foi a linha 7120, que deixou de passar no Acesso Oeste, voltando a ser 120. Não bastasse isso, o terminal mudou, do Parque do Sol ao Muçu Magro. Na prática, a linha voltou a ser o que era quando foi criada pela segunda vez. Ou quase.
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A linha não passaria pelo Terminal de Integração. Ou quase. A linha passa lá nos horários de pico, em horários restritos. Nos demais, não passa na Integração.
A intermunicipal que virou municipal
O Conjunto Renascer, em Cabedelo, fica próximo de João Pessoa e tem uma linha de ônibus que leva seus moradores até o Centro da capital. Até aí tudo bem, se não fosse intermunicipal. Como tal, a linha 5102 tinha barreiras tarifárias que impediam as integrações, e era só disso que os moradores precisaram. O que queriam era que a linha fosse promovida ao sistema municipal de João Pessoa, mesmo tendo ponto final em um bairro de Cabedelo.
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O DER atendeu ao pedido dos moradores do Renascer e cedeu à Semob a linha 5102, que era operada pela Reunidas/Cabedelo no setor intermunicipal. Operada pela Reunidas, a linha passa a ser 522 e passa a rodar com a frota da Unitrans no sistema municipal de transporte coletivo de João Pessoa, pertencente à empresa Reunidas. Com isso, a linha passa a cobrar passagem de João Pessoa, além de se integrar com as demais linhas do sistema – e não cobrando mais a metade da passagem para isso. Além da melhor das vantagens para os moradores: a entrada da linha no Terminal de Integração do Varadouro. Os itinerários e horários não foram afetados. Também compartilha cinco paradas: no Parque da Lagoa, na Cardoso Vieira, na Guedes Pereira, na 1ª Igreja Batista e na Epitácio Pessoa.
A maior mudança de todas
Quem mora em João Pessoa passou praticamente a vida inteira vendo os ônibus passarem no anel interno da Lagoa. E várias vezes na sua vida já subiu e desceu de ônibus ali. Só que uma hora isso iria mudar, pois a cidade realizaria o sonho de ver a Lagoa como um ponto de lazer. Para isso, o anel interno teria de ser fechado.
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E vimos isso acontecer diante de nossos olhos. Às 14:27 do dia 23 de janeiro de 2016, a Lagoa estava definitivamente fechada para tráfego. Só seis meses depois seria inaugurada como parque. A partir desse dia 23 de janeiro, eram inauguradas as novas paradas da Lagoa, já rente às lojas. Era com esse cenário que a população teria que se acostumar a partir de agora.
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A adaptação não tem sido só flores. Em horários de pico, acontecem engarrafamentos no corredor. Alguns ajustes foram e estão sendo feitos, afinal, não há mais como voltar atrás.



No último sábado, acompanhamos a cobertura do fim do tráfego do anel interno da Lagoa e a transferência das paradas para o novo corredor. Nesta matéria, vamos descrever as linhas que param em cada uma das cinco novas paradas da Lagoa, que a partir de agora ficam no anel externo, em um corredor exclusivo.

As paradas 1, 2, 3 e 4 ficam na bifurcação do corredor em frente ao Centro Comercial de Passagem. Já a parada 5 fica em frente ao Bradesco - Seguros e Previdência, antes de todas as outras.
Parada 1 (Primeira da pista esquerda)


003-Jaguaribe via IFPB
201-Ceasa/Unipê via Shopping Sul
202-Geisel/2 de Fevereiro
203-Mangabeira/Rangel*
204-Cristo/Casarão/Novo Horizonte/Vale Verde
207-Penha/Mangabeira**
208-Cristo/Vale das Palmeiras/Energisa/Bela Vista/Boa Esperança
301-Mangabeira/Pedro II
302-Cidade Verde/Pedro II
303-Mangabeira/Pedro II/Alfredo F. Rocha
2303-Mangabeira/Rangel-Pedro II
2307-Penha/Rangel-Pedro II
2509-Cidade Verde/Rangel-Epitácio
3203-Mangabeira/Pedro II-Rangel
3207-Penha/Pedro II-Rangel
3507-Cidade Verde/Pedro II-Epitácio
5204-Cristo Redentor/Manaíra Shopping
5206-Mangabeira/Epitácio-Cristo
5209-Cidade Verde/Epitácio-Rangel
5210-Mangabeira/Epitácio-Cristo
5307-Cidade Verde/Epitácio-Pedro II
*Bacurau. Só opera diariamente no 1º e 2º turnos das eleições, no 1º e 2º dias de provas do Enem, no Réveillon, no culto e no concerto de Natal, no Natal de Luz, na procissão de Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição, no Descontão Total do Manaíra Shopping, no Dia de Brincar e Ser Feliz no Dia das Crianças, no desfile de 7 de setembro, na visita aos cemitérios no Dia de Finados, no Carnaval Tradição, Cafuçu, Vumbora, Atletas, Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, no São João Pra Valer, na Romaria da Penha e na Procissão do Senhor Morto na Sexta-feira Santa.
**Domingos e feriados
Parada 2 (Última da pista direita)


104-Bairro das Indústrias
108-Alto do Mateus/Novais
110-Jardim Planalto
115-Distrito Industrial/Antártica/Conj. Anaide Beiriz
502-Geisel/Epitácio
701-Alto do Mateus/Acesso Oeste
1001-Bairro das Indústrias/Via Shopping/Jardim Veneza/Alto do Céu/Vieira Diniz
2300-Circular-Valentina/Mangabeira
3200-Circular-Valentina/Mangabeira
5100-Circular (Manaíra Shopping / Hiper Bompreço / Valentina)
Parada 3 (Última da pista esquerda)


A101-João Paulo II
101-Grotão/Cruz das Armas
102-Esplanada/Costa e Silva
118-Paratibe/Valentina/5º BTM/Muçumagro
1519-Valentina/Cruz das Armas-Epitácio
5110-Circular-Unipê/UFPB
5120-Valentina/Epitácio-Cruz das Armas
7118-Muçu Magro/Acesso Oeste
7120-Parque do Sol/Acesso Oeste
Parada 4 (Primeira da pista direita)


103-Gramame/Engenho Velho
105-Cidade dos Funcionários
106-Geisel/Cruz das Armas/Recanto Verde/Novo Geisel
107-José Américo/Atacadão
109-Rua do Rio/15º BIMtz
116-Colinas do Sul/Ernani Sátiro/Costa e Silva via Presidente Médici/Via Funcionários
503-13 de Maio/Padre Zé
504-Mandacaru
505-Bairro dos Ipês
506-Bairro dos Estados
516-Bairro dos Estados/Via Asper/Promac
602-Mandacaru/Ilha do Bispo
604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna
2501-Colinas do Sul-Cehap II/Rangel-Epitácio
5201-Colinas do Sul-Cehap II/Epitácio-Rangel
Parada 5 (em frente à Bradesco Seguros e Previdência, antes das restantes)


A002-Alto Roger/Clube Guarany
002-Baixo Roger/Shopping Tambiá/Praça da Independência/Parque Arruda Câmara
304-Castelo Branco/Pedro II/Hospital Universitário
401-Altiplano/Beira Rio
402-Torre/Tambauzinho/Expedicionários/Espaço Cultural/Lactário da Torre
507-Cabo Branco/Estação Ciência
508-Cabo Branco/Penha
509-João Agripino/Jardim Luna/Brisamar/Bairro São José
510-Tambaú/Praia/Val Paraíso
511-Tambaú/Ruy Carneiro/Hiper Bompreço/Manaíra Shopping via Av. João Câncio/Av. Esperança
512-Bairro São José/João Agripino
513-Tambaú/Bessa/Epitácio
517-Castelo Branco/Epitácio
521-Manaíra/Bessa/Val Paraíso/Ruy Carneiro/Av. Maria Rosa/Cidade Viva/Aeroclube
600-Bessa/Shopping/Carrefour/Val Paraíso/Jardim Oceania
601-Bessa/Shopping/Tancredo Neves/Integração do Bessa
603-Bessa/Shopping/Tancredo Neves/Integração do Bessa
3510-Bancários/Pedro II-Epitácio/Mangabeira Shopping
5310-Bancários/Epitácio-Pedro II/Mangabeira Shopping
Intermunicipais


As linhas de Cabedelo, Conde e Alhandra permanecem na parada do INSS, na Getúlio Vargas, e passam no anel externo fora do corredor de ônibus.



Como era de se imaginar, o primeiro dia útil das
novas paradas da Lagoa teve alguns probleminhas que eram normais que fossem
realmente acontecer. Toda obra que envolve ônibus já passou por isso, no
histórico da cidade. A Semob está fazendo alguns ajustes para que as coisas
fluam nas novas paradas da Lagoa, já que o anel interno, como já ressaltamos
tanto aqui quanto no Blog Josivandro Avelar, está extinto. O saldo deste
primeiro dia útil foi de quase uma centena de cones servindo como calçada, uma
grade instalada e uma parada extinta.
Sim, uma das
cinco novas paradas já não existe mais. É a parada cinco, a que ficava antes
das demais. Por conta disso, várias linhas mudaram de parada. A partir de agora
as linhas da ex-parada 5 passarão a ficar na 2. Já as linhas 2300 e 3200 trocam
de parada; da 4 vão para a 3, e as linhas que eram da parada 2 vão para a 4.
Lembrando que as paradas pares ficam no trecho mais largo do corredor.
Agora vamos
atualizar o esquema das paradas da Lagoa. Se acontecerem alterações nos
próximos dias, informaremos.
Parada 1
(Primeira da pista esquerda)


Não muda
nada.
003-Jaguaribe/IFPB
201-Ceasa
202-Geisel
203-Mangabeira/Rangel*
204-Cristo
207-Penha/Mangabeira**
208-Cristo/Vale das Palmeiras
301-Mangabeira/Pedro II
302-Cidade Verde/Pedro II
303-Mangabeira/Pedro II
2303-Mangabeira/Rangel-Pedro II
2307-Penha/Rangel-Pedro II
2509-Cidade Verde/Rangel-Epitácio
3203-Mangabeira/Pedro II-Rangel
3207-Penha/Pedro II-Rangel
3507-Cidade Verde/Pedro II-Epitácio
5204-Cristo/Manaíra Shopping
5206-Mangabeira/Epitácio-Cristo
5209-Cidade Verde/Epitácio-Rangel
5210-Mangabeira/Epitácio-Cristo
5307-Cidade Verde/Epitácio-Pedro II
*Bacurau
**Domingos e feriados
Parada 2
(Última da pista direita)
Entram as
linhas da ex-parada 5.
A002-Alto Roger
002-Baixo Roger
304-Castelo Branco/Pedro II
401-Altiplano
402-Torre/Tambauzinho
507-Cabo Branco
508-Cabo Branco/Penha
509-João Agripino/Bairro São José
510-Tambaú/Praia
511-Tambaú/Hiper
512-Bairro São José/João Agripino
513-Tambaú/Bessa
517-Castelo Branco/Epitácio
521-Manaíra/Bessa
600-Bessa/Shopping
601-Bessa/Shopping
603-Bessa/Shopping
3510-Bancários/Pedro II-Epitácio
5310-Bancários/Epitácio-Pedro II

Parada 3 (Última da pista esquerda)

Entram as linhas 2300 e 3200, que eram da parada 2.
A101-João Paulo II
101-Grotão
102-Esplanada/Costa e Silva
118-Paratibe
1519-Valentina/Cruz das Armas-Epitácio
2300-Circular
3200-Circular
5110-Circular
5120-Valentina/Epitácio-Cruz das Armas
7118-Muçu Magro/Acesso Oeste
7120-Parque do Sol/Acesso Oeste

Parada 4 (Primeira da pista direita)

As linhas que já paravam nessa parada se mantém; as linhas que eram da parada 2
passam a parar nesta parada.
103-Gramame/Engenho Velho
104-Bairro das Indústrias
105-Cidade dos Funcionários
106-Geisel/Cruz das Armas
107-José Américo
108-Alto do Mateus
109-Rua do Rio
110-Jardim Planalto
115-Distrito Industrial
116-Colinas do Sul
502-Geisel/Epitácio
503-13 de Maio/Padre Zé
504-Mandacaru
505-Bairro dos Ipês
506-Bairro dos Estados
516-Bairro dos Estados/Via Asper
602-Mandacaru/Ilha do Bispo
604-Bairro dos Ipês/Ayrton Senna
701-Alto do Mateus/Acesso Oeste
1001-Bairro das Indústrias/Via Shopping
2501-Colinas do Sul-Cehap II/Rangel-Epitácio
5100-Circular
5201-Colinas do Sul-Cehap II/Epitácio-Rangel

Parada 5 (em frente à Bradesco Seguros e Previdência, antes das demais)

Extinta. Fique com esta imagem que agora faz parte do acervo histórico do Blog
Josivandro Avelar, em parceria com o Paraíba Bus Team, para contar a seus
filhos e netos que aqui por dois dias já teve uma parada.
Esta parada não existe mais, como dizia o Padre Quevedo (ou Padre Quemedo, como diz Josivandro Avelar), isto non ecziste
Este
é o esquema das paradas ilustrado no mapa da Semob, para que você situe as
paradas.
Intermunicipais, com exceção da 5103 - Cabedelo / Poço / Intermares / Integração do Bessa / IFPB e 5104 - Jacaré / Intermares / Integração do Bessa

Permanece como está, parada e ônibus entrando fora do corredor exclusivo.
Estaremos prontos para postar um novo esquema como esse caso mude de novo. Estamos atentos aos ajustes que serão feitos no novo corredor no decorrer deste processo de adaptação.

Itinerários e horários permanecem inalterados. Usuários não serão prejudicados.