domingo, 25 de junho de 2023

Erros de português mais comuns e grosseiros

  Fato que hoje é muito mais fácil ver alguém em uma sala de espera com um smartphone na mão do que com um livro, concordam? E como na internet a língua Portuguesa é mais, digamos, flexivel, fica difícil manter um bom nível de Português se sua única fonte de leitura for a timeline de uma rede social. Então, para ajudar você a não pagar mico, temos duas dicas quentes:


Nunca pare de ler livros! Nunquinha mesmo! ♥

Conheça (e evite!) os erros são mais comuns (e feios!) no WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Telegram, TikTok, Snapchat & cia. e não caia neles:

01 – agente ≠ a gente

Sabe aquele espião do FBI que sempre aparece nos filmes de Hollywood? Ele é um AGENTE federal – agente (escrito junto). Junto também o agente secreto, agente de viagem, agente de saúde, agente de mobilidade, agente da polícia, agente imobiliário, agente funerário, agente penitenciário e agente da passiva. Já quando você quiser usar o “a gente” no lugar do “nós”, deve escrever separado – A GENTE. Não existe o uso de agente (junto) como pronome. Se não quiser errar, prefira NÓS.


02 – fasso 

Essa palavra simplesmente não existe. Nem “fasso”, nem “faso”. O correto é “FAÇO”, com “ç”. É uma flexão do verbo “fazer” – “eu faço”.


03 – mais ≠ mas

O “mais” com “i” é igual o sinal de +, que você estuda na matemática. Ou seja, tem sempre o significado de quantidade e adição. Já o “mas” (sem “i”), é uma conjunção com significado de oposição ou contrariedade. Exemplos: "Três MAIS dois são cinco." "Não estudou muito, MAS passou no concurso."


04 – abençõe 

Deus te abençoe se você não coloca o til nessa palavra. É até normal confundir porque a palavra “bênção” leva o til, mas as flexões do verbo abençoar são sempre sem acento algum. Então o correto é ABENÇOE!


05 – conserteza 

Outra palavra que na verdade não existe. O correto é COM CERTEZA, escrito de forma separada e com a letra “m” e não “n”, e com “c” e não “s”. COM CERTEZA você não vai mais errar essa, não é?! No sufoco, troque por CERTAMENTE, SEM DÚVIDA ou EVIDENTEMENTE.


06 – mim ajuda 

O porquê de muita gente usar o “mim ajuda” no lugar de “me ajuda” ninguém sabe. O que a gente sabe é que isso é um grande erro. ME ajuda. ME diga. ME faça um favor. ME. ME. ME! #Dica: MIM NÃO FAZ NADA! Parece brincadeira, mas lembre-se sempre dessa frase, que na verdade significa que nunca se usa o pronome “mim” antes de qualquer verbo. EU faço. EU vou. EU digo. EU beijo. Nada de mim!


07 – menas ≠ menos e meia ≠ meio

Não importa qual seja a palavra que vem depois, o correto é usar sempre o “MENOS”. Ele é um advérbio que não sofre flexão de gênero, ou seja, nunca muda para o feminino. Assim, o correto é MENOS gente, MENOS pessoas, MENOS chances, MENOS ansiosa.


MEIO também é uma palavra invariável quando usado como advérbio, não tem feminino nem plural. MEIO = um pouco, mais ou menos. Já a palavra MEIA tem o sentido de metade (numeral). Olha os exemplos: “A criança está MEIO pensativa” (mais ou menos pensativa). “Pedi MEIA porção de pizza” (metade da porção). Também pode ser MEIA no sentido de SEIS - da placa de um carro, do número de um telefone e de um documento, a meia que você calça no pé ou a meia entrada do cinema.


08 – em baixo ≠ embaixo

As duas formas de escrever existem, mas são usadas com significados diferentes. Geralmente, a forma que mais utilizamos é o EMBAIXO (junto), que funciona como advérbio – embaixo da mesa, embaixo do livro… Tem aquele significado de “sob alguma coisa”. Já o EM BAIXO (separado) é usado quando a palavra “baixo” tem sentido de adjetivo (contrário de alto). Ex: “Ela estava em baixo astral ontem”.


09 – as veses 

ÀS VEZES, você pode errar como essa expressão é escrita. Então lembre-se: Quando significa de vez em quando, ÀS VEZES tem crase no “A” e é escrito com “Z” e depois “S”. Não sou vegetariano, mas ÀS VEZES como carne. AS VEZES sem crase significa os momentos. Ex.: Todas AS VEZES que vou à praia bebo uma água de coco.


10 – excessão

Essa você vai ter que decorar mesmo! EXCEÇÃO se escreve assim: primeiro com X, depois com C e então Ç no final. Decore X, C, Ç e só preencha com as outras letras E-X-C-E-Ç-Ã-O. Não confunda com EXCESSO, que se escreve primeiro com X, depois com C e no final SS. Excesso é muito, exceção é raridade.

Ex.: O excesso de mercadoria poderá desestabilizar o barco. / Toda regra tem uma exceção.

Também não se deve confundir o substantivo ÊXITO (sucesso) com os verbos HESITAR (estar inseguro, indeciso) e EXCITAR (despertar, estimular). 


11 – afim ≠ a fim

A paquera está rolando no chat do Facebook e de repente o gatinho revela que está A FIM de você. Uau! Então, ele pergunta se você está A FIM de ir ao cinema com ele. Sempre escrito separado. O AFIM (junto) é substantivo masculino e indica semelhança ou parentesco / ligação por afinidade. Ex: “Thiago se interessou por Laura porque os dois têm interesses afins”. “A matemática e a física são ciências afins”


12 – nada haver ≠ nada a ver

NADA A VER escrever NADA HAVER! A expressão correta é NADA A VER, que significa não “ter relação com”. Deixe o verbo “haver” longe desse tipo de frase. NADA A HAVER existe, mas significa não “ter nada a receber”. Ex.: “Não tenho nada a haver do dinheiro da herança de meus avós”.

HAVER significa existir, acontecer ou realizar.


13 – derrepente

DE REPENTE! DE REPENTE! DE REPENTE! Pensa na pausa de um susto: DE…REPENTE! Essa expressão é uma locução adverbial que é sempre separada. DEPRESSA e DEVAGAR são juntos.


14 – porisso

POR ISSO a gente está explicando como é a grafia correta das palavras. Porque tem muita gente que ainda escreve por aí “porisso” (junto). E é errado! POR ISSO é sempre separado!


15 – começei 

Está quase certo, não fosse o Ç. A regra do Ç é: não acompanhar as vogais E e I. Então é COMECEI, com o C normal mesmo! COMEÇAR tem Ç, mas COMECEI não tem desde quando farmácia se escrevia com PH.


Extra:


16 - extender

O certo é ESTENDER e ESTENDIDO, com S, EXTENSO, EXTENSÃO, EXTENSIVO e EXTENSOR, com X.

17 - encomodar

O certo é INCOMODAR, com I, vem de incômodo, não de encomenda.

18 - boa viajem

Para desejar certo, não erre. Com G, VIAGEM é substantivo, com J, VIAJEM é verbo.

19 - perca de peso

Assim você vai engordar. Se quiser emagrecer, escreva certo. PERCA é substantivo e PERDA é verbo.

20 - seissentos

600 por extenso é SEISCENTOS, assim como SETECENTOS, OITOCENTOS e NOVECENTOS.

21 - acessor

A palavra não vem de acesso, acessível ou acessibilidade, mas de assessoria. O correto é ASSESSOR.

22 - comprimentar

Existe os substantivos COMPRIMENTO e CUMPRIMENTO, mas o verbo é CUMPRIMENTAR. 

23 - beneficiente

A palavra vem de BENEFICÊNCIA, não de EFICIÊNCIA ou EFICIENTE. O superlativo é BENEFICENTÍSSIMO.

Nenhum comentário: