Mais uma vez a STTrans (Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa) vai fazer alteração em algumas linhas de ônibus em João Pessoa. Dessa vez, trata-se de mudança de casa, e, consequentemente, de percurso. As linhas que serão modificadas serão as linhas 500, 510 e 521, que passam em Tambaú, e 600, do Bessa. Os ônibus dessas quatro linhas citadas já receberam avisos e informativos afixados nos ônibus comunicando melhor os passageiros sobre as mudanças.
Nessa nova alteração da STTrans, pelo menos duas linhas ganham mais percurso, caso de 500 e 510, e outras perdem, o que é o caso de 521 e 600. Fica assim, a partir de sábado (25/07):
As linhas 500 e 510 deixam de ter o terminal na rua Severino Nicolau de Melo nas proximidades do Lucy e passam a ter o terminal na rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, na lateral do condomínio Val Paraíso, no Bessa, o que agrega a linha um bom percurso e na prática substitui as duas linhas abaixo;
A linha 521 passa a ter o terminal no estacionamento do hipermercado Hiper Bompreço (que será, portanto, o mesmo da linha 511), atendendo ao extremo oeste do bairro de Manaíra. Transforma a linha em um “511 que passa no Bairro São José”. Em vez de Tambaú/Bessa, para evitar confusão com a 513, a linha passa a se chamar Tambaú/Hiper;
A linha 600 vai passar pela mais radical das alterações: vai passar a ter o terminal na rua Manoel Arruda Cavalcanti, na lateral do Manaíra Shopping, o que em outras palavras reduz drasticamente o percurso da linha.
A STTrans comunicou também no aviso que irá monitorar as alterações para fazer os ajustes necessários nas linhas. O problema é que o histórico de alterações em linhas de ônibus não é lá muito favorável, principalmente porque a maioria das alterações não dura menos que 10 a 15 dias. Foi um fiasco e depois, volta tudo ao normal, depois de muita espertezation.
Quem não se lembra do desastroso agrupamento das linhas 101 e 114 e A101 e 102? Embromation total.
E das linhas 1516 e 5116, que duraram apenas 33 dias, que pouca gente lembra? Pura enrolation.
E também da linha 507B, aquela que tinha o estranho nome de Boko Moko (que eu chamei de Boko Loko)? Foi um fracasso e depois a linha 507 voltou a ser uma só, como sempre foi e deveria ser desde quando se escrevia farmácia com PH. Absolutamente enganation.
Duraram pouco, foram um fracasso de audiência porque atrapalhavam mais do que ajudavam a população, que parece que nunca é consultada em relação a essas alterações, e assim se geram os desencontros entre as medidas da STTrans e as necessidades dos passageiros.
Porém, nem tudo na vida são erros. Por outro lado, existiram alterações que tiveram sucesso: as linhas 508 e 520, que viraram 528, para os bairros do Altiplano e da Penha; a criação das linhas 516 e 604; para a Ilha do Bispo e Bairro dos Ipês respectivamente obtiveram êxito. Alterações essas que foram bem planejadas e por isso vingaram ao contrário das outras.
Extra: A linha 600 foi encurtada até o Manaíra Shopping, mas após 15 dias e depois de várias reclamações dos moradores da comunidade, a linha retornou ao seu antigo terminal na rua Bacharel Irenaldo de Albuquerque Chaves, na lateral do residencial Val Paraíso.